Presidência:
30.10.1945 a 25.5.1946
Waldemar Cromwell do Rego Falcão nasceu em Baturité/CE, em 25 de janeiro de 1895. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará em 1916, tendo sido o orador da turma. Em 1921, doutorou-se em Ciências Jurídicas pela mesma instituição.
Recém-formado, exerceu as funções de delegado de polícia de Fortaleza e da 1ª Região Policial, de 1917 a 1919. Em 1921, tornou-se professor substituto de Economia Política e de Direito Administrativo da Faculdade de Direito do Ceará. Logo depois, foi aprovado em primeiro lugar em concurso para professor do Colégio Militar e recebeu a patente de tenente-coronel honorário do Exército Brasileiro.
De 1921 a 1931, exerceu tanto o magistério como a advocacia. Em 1932, foi para o Rio de Janeiro, onde desempenhou importantes funções públicas: além da Comissão de Estudos Financeiros e Econômicos dos Estados e Municípios, integrou o conselho administrativo da Caixa de Mobilização Bancária e ocupou a Vice-Presidência do Conselho Nacional do Trabalho. Em 1934, foi eleito deputado federal pelo Ceará e, no ano seguinte, senador. Em 1937, com a decretação do Estado Novo e o consequente fechamento dos órgãos legislativos no país, assumiu o cargo de ministro do Trabalho, Indústria e Comércio. À frente da pasta, desenvolveu grande parte do programa de política social do governo Getúlio Vargas.
Em junho de 1941, foi nomeado pelo Presidente Getúlio Vargas ministro do STF, para a vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Carlos Maximiliano. Tomou posse no cargo no dia 18 do mesmo mês.
Alguns anos mais tarde, foi nomeado para compor o TSE, quando a Justiça Eleitoral foi restaurada, em maio de 1945. Vice-presidente do Tribunal, passou a exercer a presidência em 30 de outubro de 1945, em substituição ao Ministro José Linhares, que, na qualidade de presidente do STF, assumira interinamente a chefia do Poder Executivo.
Reassumiu o posto de vice-presidente do TSE, após o retorno do Presidente José Linhares ao Tribunal, em 25 de maio de 1946. Em setembro do mesmo ano, tornou-se mais uma vez membro do TSE, mas agora a indicação foi feita pelo STF, em sistema de composição da Corte Eleitoral posto em prática pela primeira vez.
Faleceu aos 51 anos, em 2 de outubro de 1946, em Boston, Estados Unidos da América, onde se encontrava, a convite do governo norte-americano, para estudar o sistema eleitoral daquele país.
Faleceu no Rio de Janeiro/RJ, em 24 de setembro de 1955, aos 89 anos.