Presidência:
25.5.2020 até hoje
Luís Roberto Barroso nasceu no dia 11 de março de 1958, em Vassouras, no Rio de Janeiro. A cidade histórica, baseada na economia do café, é berço de outros três Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): Sebastião Lacerda, Edgar Costa e Ari Franco.
Doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde é professor titular de Direito Constitucional, Luís Roberto Barroso também fez mestrado na Yale Law School e estudos de pós-doutorado na Harvard Law School, duas das principais universidades dos Estados Unidos. Atualmente, é Senior Fellow na Harvard Kennedy School.
Em sua trajetória profissional, Barroso acumula passagem como procurador do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido aprovado em primeiro lugar em concurso público. Também colecionou experiências importantes como advogado por ter participado de julgamentos paradigmáticos na Suprema Corte.
O ministro é autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.
Empossado no STF em junho de 2013, Barroso passou a integrar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como ministro substituto, em setembro de 2014. Efetivado nesta Corte Eleitoral, seu primeiro biênio começou em 27 de fevereiro de 2018. Nesse mesmo ano, em agosto, foi eleito vice-presidente da Casa; e, em 25 de maio de 2020, assumiu como presidente, cargo que ocupa até hoje.