VISÃO POSITIVA DA VIDA

VISÃO POSITIVA DA VIDA


“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores… Tornam-se seu destino”.


Mahatma Gandhi


Intelectual e fundador do moderno Estado indiano


A medicina e a ciência já comprovaram que uma visão positiva da vida pode proporcionar diversos benefícios à saúde. Por isso, é importante que sejamos mais otimistas. Altos níveis de otimismo proporcionam mais felicidade e combatem a tão temida depressão, que cada vez mais atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, estudos também indicam que o otimismo prolonga a vida. Os efeitos do pensamento positivo vão, além disso. Ter uma abordagem otimista geralmente faz com que as pessoas enfrentem situações desafiadoras com mais facilidade, e assim conseguem obter resultados mais positivos frente a adversidades.


Os efeitos do otimismo no organismo


Pessoas otimistas tendem a exercer mais esforços. Elas estão mais dispostas a fazer uma nova tentativa, ou continuar trabalhando até encontrar uma solução. Já os pessimistas, por outro lado, desistem facilmente. Um estudo publicado em 2015 pela revista acadêmica Trends in Cognitive Science mostrou que pessoas otimistas são bem menos estressadas e, dessa foram, têm níveis muito menores de cortisol, o chamado hormônio do estresse. Níveis elevados de cortisol podem causar inflamações, que estão associados a diversos problemas de saúde mais graves, que vão da depressão ao câncer. Por isso, ter uma atitude positiva perante a vida faz bem à saúde.


Como proceder? Basta se imaginar otimista


Pesquisas científicas mostraram a ligação entre a chamada imagem positiva com níveis elevados de otimismo. Um estudo de 2007 publicado pela conceituada revista Nature descobriu que ter pensamentos mais positivos, ou imaginar futuros bons resultados, ativa a parte do cérebro ligada à emoção positiva e à redução do estresse. Além disso, imaginar um futuro mais feliz pode ajudar as pessoas a se desvincular de quaisquer situações ruins que estejam acontecendo no presente.


Essa ideia é respaldada por pesquisas. De fato, com base em uma análise de 29 estudos e mais de 3.330 indivíduos, foi descoberto que pensar no melhor de si ou no ‘eu positivo’ é a maneira mais eficaz de aumentar os níveis de otimismo. Essa ideia também foi aprovada por outros especialistas. De acordo com um estudo de 2011 na revista acadêmica Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, pessoas que passaram apenas cinco minutos tendo pensamentos positivos ou pensando que tudo pode melhorar, aumentaram sua positividade em uma média de 17% e, dessa forma, conseguiram dissipar grande parte de pensamentos negativos.


Comece com imagens positivas


Então, como proceder? Comece por se concentrar em um futuro distante, pensando nos melhores resultados possíveis de sua vida em geral, na vida social, carreira, relacionamento etc. Sente-se e, durante 20 minutos, escreva detalhadamente sobre esses resultados felizes – como seria sua vida, quais metas você teria encontrado e como se sentiria em relação a si mesmo. Então, passe apenas cinco minutos por dia imaginando que você conseguiu tudo o que escreveu. Tente imaginar como sua vida pareceria se todas aquelas coisas se tornassem realidade. Faça isso e veja seus níveis de otimismo dispararem.


Conclusão


Negatividade, companhia de pessoas boçais e estressadas, apego a desejos ruins e reclamações sem sentido podem matar. É isso mesmo. Embora pareçam dramático demais, essas emoções negativas desencadeiam estresse, ou seja, seu cérebro está sobrecarregado, e com isso ele alimenta sinapses (Sinapses são estruturas que estão presentes no nosso cérebro, e agem como transmissores de mensagens que geram pensamentos, fala e movimento) relacionadas e esses sentimentos ruins. O resultado: doenças, inclusive cardíacas. Cortisol é o hormônio que produzimos quando estamos estressados. Em doses elevadas, pode causar problemas de memória e aprendizado, acabar com a sua imunidade, diminuir a massa óssea, aumentar o seu peso e a pressão sanguínea, além dos níveis de colesterol, fora os riscos de infarto! Por isso, foque o pensamento na positividade e alimente sinapses para isso!


Buscar sempre o conhecimento, conviver com pessoas sábias, ciência na alimentação, exercícios físicos, espiritualidade e fazer terapia psicanalítica. Tudo isso dá sentido a vida de forma abissal. A visão positiva da nossa existência se encontra: no autoconhecimento e no autoaperfeiçoamento.


Dr. A. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico

Professor e Conferencista

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Membro da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.

E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com


Fontes: