MEDJUGORJE

Testemunho do Ivan, um apanhado do que Maria nos pede

Neste vídeo, o Ivan dá um resumo do que Maria pede nas aparições. Veja o texto a seguir:

Palestra do Ivan em maio de 2010

Queridos amigos em Cristo, no início deste encontro, eu gostaria, de coração, de cumprimentar a todos. Meu desejo é que, neste pouco tempo em que estaremos juntos, possa dividir com vocês tudo aquilo que é mais importante e significativo sobre o porquê nossa Mãe nos chama, por que nossa Mãe nos convida durante estes últimos 29 anos.

Desejo falar de uma maneira simples, desejo falar da mesma maneira simples que Nossa Senhora nos fala. Desejo aproximar vocês da mensagem, para que possamos entendê-la melhor e para que possamos vive-la melhor em nossas vidas.

Jesus diz no evangelho: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, eu vos darei força”

Chegamos aqui, chegamos à mãe. Muitos de nós cansados, sobrecarregados, viemos aqui, à mãe. Vir e encontrar nela proteção e segurança. Viemos a ela para nos lançarmos no colo da Mãe, para encontrar nela segurança. Viemos a ela para que veja nossos problemas e necessidades. Chegamos a ela para dizer: “Mãe, reze por nós e interceda junto ao seu Filho”!

A Mãe carrega, coloca todos nós em seu coração. Ela diz, de uma forma linda, numa mensagem: “Queridos filhos, se soubessem quanto eu vos amo, chorariam de alegria”. Tão grande é o amor da Mãe.

Veja, 29 anos atrás, quando eu tinha 16 anos (a palestra foi dada em 2010. Atualmente faz 39 anos que a Virgem aparece e o Ivan tem atualmente 55 anos) nossa Senhora bateu à porta do meu coração, escolheu-me para ser seu instrumento, um instrumento em sua mão e nas mãos de Deus. E sempre me pergunto, ao longo desses anos: “Mãe, por que justamente eu? Não havia outros melhores do que eu? Mãe, será que conseguirei fazer tudo aquilo que você me pede, executar e finalizar tudo da forma como você diz e deseja”? Essas são sempre as perguntas que me faço durante esses 29 anos.

Numa aparição, há alguns anos, fiz essa pergunta a ela: “Por que justo eu, por que escolhestes justo a mim”? Ela sorriu e disse: “Querido filho, sabe, eu nem sempre escolho os melhores”. Desse modo, há 29 anos N. Sra. escolhe a mim, me inscreve em sua escola, escola da paz, escola da oração, escola do amor. E nessa escola, desejo ser um bom aluno. Ou melhor: esforço-me para ser um bom aluno.

Para mim, para minha vida e para minha família, na verdade este é um grande dom. Mas, com certeza, também é uma grande responsabilidade. Eu sei que Deus me deu muito, e também sei que me pede muito. Para quem Deus dá muito, também pede muito. Acreditem: não é fácil, não é assim tão simples ver Nossa Senhora todos os dias, falar com ela todos os dias, de 5 a 10 minutos, algumas vezes mais e, depois de cada encontro com ela, voltar novamente à terra e viver neste mundo. Às vezes eu precisava de algumas horas depois de cada encontro com ela, para que pudesse, deste encontro, voltar para a realidade deste mundo.


O MOTIVO PELO QUAL MARIA NOS CHAMA

Qual é o mais importante motivo pelo qual Nossa Senhora nos chama? Quais são essas mensagens com as quais ela nos conduz?

Vocês mesmos sabem que, nesses 29 anos, Nossa Sra. nos deu muitas mensagens. Mas, se nos concentrarmos nas principais mensagens, eu gostaria de destacar estas:

PAZ –

CONVERSÃO

RETORNO A DEUS

REZAR COM O CORAÇÃO

SACRIFÍCIO E JEJUM

FÉ FORTE

AMOR

PERDÃO

EUCARISTIA

MENSAGEM DE ESPERANÇA.

Através dessas mensagens, Nossa Senhora tem nos conduzido. Cada uma dessas mensagens que agora mencionei, nesses 29 anos, Nossa Senhora as simplifica e nos aproxima delas, para que possamos melhor entendê-las e vivê-las.

No início das aparições, no ano de 1981, quando nós éramos crianças, no começo estávamos muito confusos. A primeira pergunta que lhe fizemos foi: “Quem é você? Qual é o seu nome? Ela respondeu: “Eu sou a rainha da paz. Venho, queridos filhos, pois meu Filho me enviou para ajudá-los. Queridos filhos, paz, paz, paz, somente paz. Que haja paz, queridos filhos. Que a paz reine no mundo. Queridos filhos, a paz deve reinar entre o homem e Deus e entre os homens. Queridos filhos, esse mundo, a humanidade, está sob grande perigo e corre o risco de se autodestruir”.

Essas são algumas das primeiras mensagens que N. Senhora, através de nós, transmite ao mundo. Através dessas palavras, podemos ver qual é o seu maior desejo. E é a paz. A Mãe vem pelo Rei da paz. Quem melhor que a mãe pode saber o quão necessária é a paz hoje para a humanidade? Quão necessária é hoje a paz para as famílias? Para os jovens? Para a nossa Igreja? A Mãe vem como Mãe da Igreja. Vem a nós, pois deseja nos ajudar. Vem a nós para nos encorajar e confortar. Vem a nós e deseja nos mostrar aquilo que não está bom. Vem a nós, trazendo um divino remédio, para nós e para nossas dores. Ela deseja nos conduzir pelo caminho da paz. Deseja nos conduzir ao seu Filho. Somente em seu Filho podemos encontrar a paz. Diz Nossa Senhora, numa mensagem: “Queridos filhos, hoje, mais do que nunca, o mundo atual e a humanidade passam por uma grande crise, por um momento difícil, mas a maior crise é crise da fé em Deus, porque se distanciaram de Deus. Queridos filhos, o mundo atual e a humanidade dirigem o seu futuro sem Deus. Queridos filhos, hoje desapareceu a oração em suas famílias, pois não rezam mais com os filhos. Na família não sobrou mais tempo um para o outro. O pai não tem tempo para a mãe nem a mãe para o pai. Não há mais amor na família. Existe muita liberdade, tanta desconfiança no casamento. Quantos casos de separação nas famílias! Quantas famílias desintegradas e cansadas! Ocorre o rompimento da moral. Tragam as orações de volta para suas famílias! E que cada uma de suas famílias esteja num grupo de oração. Coloquem Deus no primeiro lugar em suas famílias. E, juntamente com Ele, caminharão para um futuro. Então, encontrarão a paz, chegará o amor, a harmonia na família”.

Nossa Senhora vem a nós. Deseja nos tirar dessa escuridão, conduzir-nos no caminho da luz, caminho da esperança. Ela vem como Mãe da Esperança. Deseja trazer a esperança para a família. Ela diz numa outra mensagem:

“Queridos filhos, se não há paz no coração do homem, se não há paz na família, se a pessoa não tem paz consigo mesma, então não pode haver paz no mudo”.

Por isso, nos convida: “Não fiquem falando da paz. Comecem a viver em paz. Não fiquem falando da oração: comecem a viver em oração. Desejo de vocês ação e não palavras. As ações são necessárias ao mundo atual. Somente o retorno à paz e à oração poderá curar, espiritualmente, a humanidade atual, o mundo atual, a família atual”. Para o mundo de hoje é necessária a cura espiritual. O mundo atual, diz Nossa Senhora, está espiritualmente doente. Não pode haver cura física hoje, sem a cura espiritual. A maior recessão que atinge o mundo de hoje não é econômica. Hoje, a maior recessão do mundo é a espiritual. Estamos cansados espiritualmente. Estamos em coma espiritual. A Mãe vem a nós. Deseja nos despertar. Deseja nos mostrar o caminho. Ele deseja reerguer esta humanidade pecadora. Vem a nós, pois está preocupada com a nossa salvação. E diz:

“Queridos filhos, eu estou com vocês. Venho, ao meio de vocês, pois desejo ajudá-los a alcançarem a paz. Mas, queridos filhos, eu preciso de vocês. Com vocês, eu poderei realizar a paz. Por isso, queridos filhos, decidam-se pelo bem. Lutem contra o mal, contra o pecado”.

A Mãe fala de uma forma fácil. Ela, muitas vezes, repete. Ela nunca se cansa. Veja como eu, nesses 29 anos, quantas vezes repeti isso que estou falando a vocês? Não me cansei. Vejo, todos os dias, na Virgem, a Mãe que não se cansa de repetir e chamar suas crianças, como vocês, mães, que estão presentes aqui hoje. Quantas vezes vocês disseram a seus filhos: sejam bons, estudem, trabalhem, não façam isso, isso não é bom? Milhares, milhares de vezes disseram isso a seus filhos. Será que vocês se cansaram? Eu espero que não. Qual mãe que está aqui hoje pode falar: “Estou feliz, disse apenas uma vez algo para meu filho e não precisei repetir mais”? Acredito que nenhuma de vocês. Todas as mães devem repetir. A mãe deve repetir para a criança que não se esqueça. Pois Nossa Senhora é assim conosco. Ela não veio a nós para trazer o medo, ou para nos criticar, ou para nos falar sobre o fim do mundo, sobre a segunda vinda de Cristo. Ela vem como Mãe da esperança. Traz esperança para as famílias e para a Igreja. E diz: “queridos filhos, se vocês forem fortes, a Igreja será forte. Se vocês forem fracos, a Igreja será fraca. Vocês são a Igreja viva. Vocês são o caminho da Igreja. Não existe uma Igreja viva sem uma família viva”. Por isso, nos convida à oração. Renovem a oração em família. De uma forma especial, Nossa Senhora nos convida para a Santa Missa, a Missa como centro de nossa vida. Numa aparição, quando estávamos nós seis reunidos com Nossa Senhora, ela nos disse:

“Queridos filhos, caso amanhã vocês tivessem que decidir entre vir a mim, encontrar-se comigo, ou ir para a Santa Missa, não venham a mim. Vão para a Santa Missa, pois ir à Santa Missa é ir ao encontro de Jesus Cristo, que se sacrificou por nós. Entregar-se a Ele, falar a ele, abrir-se a ele, recebê-lo. Nossa Senhora nos convida, de forma especial, à confissão mensal, à veneração à Santa Cruz e a adoração ao Santíssimo Sacramento. E pede aos sacerdotes que, em suas paróquias, organizem a adoração ao Santíssimo Sacramento. Ela nos convida a rezarmos o rosário em nossas famílias, que façamos a leitura da Sagrada Escritura em nossas famílias. Diz numa mensagem:

“Queridos filhos, que a bíblia esteja sempre num lugar visível em seus lares. Leiam a Sagrada Escritura. Reflitam em suas palavras. Lendo a bíblia, Jesus renasce em seus corações e em suas famílias. Perdoem-se uns aos outros. Amem o próximo”.

Seguramente, uma das mais importantes mensagens com a qual Nossa Senhora mais nos convida é a oração com o coração. Quantas vezes, ao longo desses anos, Nossa Senhora repetiu as seguintes palavras: “Rezem, rezem, rezem, queridos filhos”. Nossa Senhora nos ensina a rezar com o coração, não mecanicamente, não com os lábios, não rezar por tradição. Não rezar olhando para o relógio para ver quanto tempo falta para terminar. Nossa Senhora deseja que nos decidamos pela oração. Que dediquemos tempo para a oração. Que dediquemos tempo para Deus. Rezar com o coração, antes de tudo, significa rezar com amor e por amor. Rezar com todo o seu ser. Que a nossa oração seja um encontro com Jesus. Um diálogo com Jesus. Ter um descanso junto com Ele, para que, ao término dessa oração, com o coração, tenhamos o coração repleto de paz e felicidade. Diz Nossa Senhora:

“Que a oração seja para vocês felicidade. Alegrem-se na oração. Queridos filhos, quem reza não precisa ter medo do futuro”. Nossa Senhora deseja nossa decisão de ingressar na escola da oração: “Queridos filhos, se desejarem ingressar na escola da oração, devem saber que na escola da oração, não há finais de semana, nem descanso. Todos os dias deverão ir à escola da oração. Você, como indivíduo, como família e como comunidade. Se vocês querem rezar melhor, vocês devem sempre rezar mais, porque rezar mais é uma decisão pessoal, mas, rezar melhor, é graça, graça que é dada àquele que reza mais”.

Frequentemente dizemos, hoje em dia, que não temos tempo para rezar, e frequentemente damos desculpas, e dizemos que trabalhamos muito, que estamos ocupados, não temos tempo para filhos, não temos tempo para a família e não temos tempo para rezar. Sempre dizemos que o nosso problema é o tempo. Mas Nossa Senhora diz, simplesmente:

“Queridos filhos, o problema não é o tempo! As horas do dia não são problema. O problema, queridos filhos, é o amor. Porque, queridos filhos, se a pessoa ama algo ou alguém, ela sempre tem tempo para isso. Mas, se você não ama algo, ou alguém, nunca tem tempo para isso”.

É por isso que Nossa Senhora nos convida tantas vezes à oração. Esta noite, durante a aparição de Nossa Senhora a mim, vou recomendar todos vocês, todas as suas necessidades, intenções e suas famílias. E, de maneira especial, vou recomendar todos os que se encontram doentes.

É muito difícil descrever, em palavras, a beleza de Nossa Senhora.

Ela usa um vestido cinza, véu branco, tem olhos azuis, as maçãs do rosto rosadas, aparece flutuando numa nuvem e tem uma coroa de estrelas. Eu repito, é muito difícil, com estas pobres palavras que eu tenho, descrever a beleza de Nossa Senhora. Uma vez perguntamos a ela: “Mãe, por que a Senhora é tão linda”? Ela sorriu e disse: “Queridos filhos, eu sou bela porque amo. E vocês, queridos filhos, amem e serão, também, belos”.

Eu espero que iremos atender ao chamado de Nossa Senhora e que vamos aceitar suas mensagens. E, então, seremos todos construtores de um mundo belo e melhor, um mundo que seja digno dos filhos de Deus. Que a vinda de vocês aqui possa ser o início de sua renovação espiritual, e que quando vocês retornarem às suas casas continuem essa renovação espiritual em suas famílias e em suas paróquias. Eu espero que aqui vocês recebam uma boa semente.

Que esta semente encontre um solo bom e fértil e que produza bons frutos. Vamos decidir, hoje, a sermos melhores. Vamos decidir a sermos responsáveis! Esse tempo em que vivemos é o tempo da responsabilidade. E, com responsabilidade, devemos aceitar o que Nossa Senhora nos convida a fazer. É uma grande responsabilidade aceitarmos as palavras de Cristo. Vamos nos decidir pela paz. Vamos rezar pela paz. Vamos nos decidir por Deus. Somente em Deus encontraremos a única e verdadeira paz. E que assim seja. Obrigado e que Deus abençoe vocês.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Veja um resumo do histórico das aparições neste link deste site:

MEDJUGORJE

Veja mais de Medjugorje no site http://www.medjugorjebrasil.com.br/


ENTREVISTA COM VICKA


AS MENSAGENS MAIS IMPORTANTES DE NOSSA SENHORA.

link do original:

http://pdp.altervista.org/rm/interviste/vickaint.htm

entrevista com Vicka conduzida pelo padre Livio em Medjugorje em 3.8.98 ao vivo com a Rádio Maria.

INTRODUÇÃO

Padre Livio: Antes de tudo, uma calorosa saudação a todos os ouvintes da Rádio Maria. Estamos aqui em Medjugorje durante o Festival da Juventude. É a primeira vez que participo e posso dizer que é uma experiência extraordinária. Cerca de dez mil jovens vieram de todo o mundo para ouvir as mensagens da Rainha da Paz. Há muita fé e um entusiasmo, que também contagia também nós, os adultos. Destacam-se os jovens da Europa Oriental, mas também há muitos italianos e um grupo simpático que frequenta a catequese juvenil da Rádio Maria. O programa é muito intenso. Estamos ocupados de manhã até tarde da noite, especialmente em reuniões de oração. Penso que Nossa Senhora está muito feliz com toda essa juventude, que nos faz ter esperança no futuro. Agora deixo o microfone para Vicka, para que ela possa transmitir as mensagens de Nossa Senhora a tantas pessoas que estão nos ouvindo.

Vicka : Um grande olá para todos os ouvintes da Rádio Maria. Estou feliz com essa possibilidade, com esse presente de que o Padre Lívio está aqui comigo e podemos passar alguns dias juntos. Mas estou ainda mais satisfeita por poder transmitir de todo o coração as mensagens que Nossa Senhora me dá e que posso dar a todos vocês. As principais mensagens que Nossa Senhora transmite a todos são: oração, paz, conversão, confissão e jejum. A Senhora recomenda recitar todos os dias as três terços do Santo Rosário: os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos.(O papa ainda não havia proclamado os mistérios luminosos). Ela também convida-nos a jejuar, apenas com pão e água, duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras. Ela recomenda particularmente que oremos para obtermos uma fé forte.

COMO ORAR

A ORAÇÃO DO CORAÇÃO

Quando Nossa Senhora nos convida a orar, ela não nos pede que oremos apenas com palavras e com a boca, mas ela quer que nos esforcemos para abrir nossos corações um pouco todos os dias, de modo que, conseguindo orar com o coração, a oração se torne uma alegria para nós. A esse respeito, a Madonna trouxe um belíssimo exemplo. Todos vocês, ela diz, têm em suas casas um vaso de flores que você molha todos os dias com algumas gotas de água. Você vê como essa flor cresce lentamente até formar uma linda rosa. A mesma coisa acontece com o nosso coração. Se alimentamos nossos corações todos os dias com algumas orações, ele cresce e se abre como uma flor. Mas, se por alguns dias nós deixarmos de dar água, a flor murcha e morre. O mesmo vale para o nosso coração, quando falta a oração. Nossa Senhora diz que, quando é hora de orar, muitas vezes encontramos desculpas dizendo: "Estou cansado. Agora não tenho vontade de rezar. Farei amanhã". Mas no dia seguinte, adiamos novamente e, assim, nos distanciamos da oração e nosso coração se afasta de Deus. Nossa Senhora quer que entendamos que, como uma flor não pode viver sem água, também nós não podemos viver sem a Graça de Deus que vem a nós pela oração. A oração do coração, diz ainda Nossa Senhora, não é algo que se aprende estudando ou lendo livros, mas se aprende vivendo e dando alguns passos adiante todos os dias.

JEJUM, PENITÊNCIA E CONVERSÃO

JEJUM COM PÃO E ÁGUA

Nossa Senhora nos convida a jejuar duas vezes por semana. No entanto, se uma pessoa está doente, não é necessário que jejue a pão e água, mas é suficiente que ofereça um pequeno sacrifício, renunciando algo de que mais gosta. Se, em vez disso, uma pessoa está bem, mas tem medo de jejuar porque sente algum pequeno desconforto físico, Nossa Senhora diz que, se o jejum é feito com muito amor a Deus e a ela, a dificuldade é facilmente superada. O que falta é a nossa força de vontade.

A CONVERSÃO TOTAL

Então, Nossa Senhora nos convida a uma conversão total. Ela diz que todos nós, quando temos problemas ou doenças ou nos encontramos no meio de dificuldades, imediatamente pensamos que ela e Jesus estão longe de nós. "Não, queridos filhos", diz ela, "nós estamos sempre perto de você!" Apenas abra seu coração; desse modo você poderá ver o quanto amamos você". Nossa Senhora também nos convida a fazermos pequenos sacrifícios, mas o que a torna mais feliz é quando renunciamos ao mal e deixamos uma vida de pecado. Nossa Senhora então nos dá sua paz e seu amor. "Mas vocês - ela diz – levem isso para suas famílias, seus amigos e conhecidos!" Ela nos abençoa e ora por todos nós.

CONTRA SATÃ O ROSÁRIO NA MÃO

Nossa Senhora também diz que ficaria particularmente satisfeita se rezássemos juntos o Santo Rosário em nossas comunidades e em nossas famílias. Ela fica especialmente feliz quando os pais oram com os filhos e os filhos com os pais. Quando eles estão assim unidos na oração, Satanás não pode prejudicá-los. Nossa Senhora também quer nos conscientizar de que Satanás trabalha incansavelmente, distraindo-nos da oração e perturbando nossa paz. É por isso que ela nos exorta a perseverarmos na oração. "A arma mais forte contra Satanás - ele diz - é o Rosário na mão". Ele também nos recomenda que tragamos em nós algo abençoado, uma pequena cruz ou uma medalhinha, de modo que seja um sinal, contra Satanás, de que pertencemos a ela.

A MISSA É O MOMENTO MAIS SANTO

Nossa Senhora nos aconselha de uma maneira particular a colocar a missa em primeiro lugar. De fato, é o momento mais importante e mais santo, porque Jesus está vivo no meio de nós e nós o acolhemos em nossos corações. Ela nos exorta a recebê-lo sem medo, preparando- nos para recebê-lo com dignidade e amor.

CONFISSÃO UMA VEZ POR MÊS

Nossa Senhora também recomenda-nos a aproximar-nos da confissão uma vez por mês ou até mais, de acordo com as necessidades de cada um. Mas não podemos nos limitar à Confissão dos pecados, para depois continuar a viver a mesma vida de antes. Em vez disso, devemos comprometer-nos a mudar e tornar-nos uma nova pessoa, pedindo ao sacerdote os conselhos necessários para sermos capazes de darmos um passo adiante no caminho espiritual.

A SITUAÇÃO DOS JOVENS

OS JOVENS ESTÃO EM UMA SITUAÇÃO MUITÍSSIMO DIFÍCIL

Nossa Senhora está particularmente preocupada com todos os jovens do mundo, porque se encontram em uma situação muito, muito difícil, e só podemos ajudá-los somente com nosso amor e com a oração feita com o coração. "Queridos jovens, - diz-lhes a Madonna - tudo o que o mundo de hoje oferece, passa e você mesmo pode ver como Satanás aproveita o tempo livre de vocês a favor dele próprio. Hoje - continua Nossa Senhora - satanás age especialmente para desviar os jovens e dividir nossas famílias. "Foi por isso que Nossa Senhora, depois de ter dedicado um ano de orações pelos jovens, pediu outro para os jovens e famílias juntos”.

SEJAM TESTEMUNHAS E PORTADORES DA PAZ

Nossa Senhora nos diz repetidamente que estes são tempos de grande graça, nos quais somos chamados a acolher suas mensagens e vivê-las. Ela nos convida a sermos portadores de sua paz e amor e orar pela paz no mundo. Primeiro, porém, devemos conseguir a paz em nossos corações, alcançar a paz em nossas famílias e em nossas comunidades e, assim, cheios de paz, poderemos orar pela paz no mundo. "Mas se você - diz Nossa Senhora - reza pela paz no mundo e não tem paz no seu coração, essa oração não tem muito valor".

ORE PELAS INTENÇÕES DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora, neste momento nos recomenda para orar mais, principalmente por suas intenções e seus planos, e também nos convida a termos em mãos todos os dias da Bíblia, ler algumas linhas e depois tentar vivê-las no decorrer do dia. Também recomenda-nos a rezarmos pelo Santo Padre, pelos bispos, pelos sacerdotes, e para toda a nossa Igreja, que precisa de nossas orações. Nossa Senhora, de uma maneira especial, neste momento, pede que oremos por seu plano que deve ser realizado e nos convida a orar com ela por suas intenções e a ajudá-la com nossas orações. Mas sua grande preocupação neste momento são os jovens e as famílias.

COMO É NOSSA SENHORA

O ASPECTO DE NOSSA SENHORA

Padre Livio: Obrigado Vicka por esta apresentação tão clara das mensagens que Nossa Senhora nos dá por seu intermédio. Sinto você por tantos anos e percebi que sua síntese dos ensinamentos de Nossa Senhora é enriquecida de ano para ano com algo novo que ela lhe diz. Eu também tenho notado que nos últimos tempos a Rainha da paz, especialmente através de você, mostra toda a sua solicitude maternal para os jovens, que frequentemente estão desajustados, e para as famílias que estão divididas. Agora, no entanto, gostaria que você nos contasse um pouco sobre a Madonna em sua pessoa, que você encontra todos os dias. Sabemos que, a partir de 25 de junho de1981, os meninos que veem a Madonna são seis. Mas agora, enquanto Mirijana e Ivanka a veem apenas uma vez por ano, você, Marija, Ivan e Jakov a veem todos os dias.

(Nota: a entrevista atual ocorreu em 3 de agosto de 1998. Algumas semanas depois, em 12 de setembro, Jakov teve sua última aparição diária e recebeu o décimo segredo. Nossa Senhora lhe disse que ela continuará lhe aparecendo no dia de Natal ).

Então, Vicka descreva como a aparição ocorre.

Vicka : Sim, somos quatro de nós que ainda têm aparições diárias, mesmo que às vezes peço uma pausa como sacrifício, como ela quer e que aceito de todo o coração (Para saber quem ainda recebe as aparições atualmente, consulte, por favor, o site de Medjugorje).

(Nota : Nossa Senhora, no passado pediu a Vicka quatro pausas nas aparições de quarenta dias cada e, em 1998, outros dois quarenta e cinco dias).

Bem, antes do aparecimento da Madonna, três flashes de luz são vistos, e este é o sinal de que ela está chegando. Ele aparece com um vestido cinza, com um véu branco, cabelos pretos, olhos azuis, os pés numa nuvem cinza e tem doze estrelas em volta da cabeça. Nas grandes festas, como por exemplo no Natal e na Páscoa, em seu aniversário (5 de agosto) ou no aniversário da 1ª aparição (25 de junho), Nossa Senhora vem com vestes douradas.

NOSSA SENHORA COM JESUS

Todas as vezes, no Natal, a Madonna vem com Jesus Menino nos braços, recém-nascido. Há alguns anos, na Sexta-feira Santa, Nossa Senhora apareceu com Jesus ao seu lado, flagelado, ensanguentado, coroado de espinhos e nos disse: "Eu queria mostrar o quanto Jesus sofreu por todos nós". Era como uma pessoa viva, assim como nós. No entanto, tudo o que eu lhe disse até agora é apenas algo externo, porque a pessoa de Nossa Senhora não pode ser descrita em sua beleza. Nossa Senhora não pode ser comparada a uma estátua. Ela é como uma pessoa viva. Ela fala, responde, canta como nós e às vezes sorri e até ri. Nossa Senhora, por ocasião de seu aniversário, ou do nosso, nos abraça e nos beija, como uma pessoa viva, como nós fazemos.

OS OLHOS E A VOZ

Padre Livio: Os olhos e a voz, também aqui entre nós, homens na terra, frequentemente revelam a interioridade de uma pessoa. Você poderia dizer algo mais sobre os olhos e a voz de Nossa Senhora?

Vicka : seus olhos são tão azuis, mas de um azul que não existe aqui na terra. Para descrevê-los, podemos apenas dizer que são azuis. O mesmo pode ser dito de sua voz. Não é possível dizer nem que canta nem que fala ...; você a sente como uma melodia que vem de longe.

DURAÇÃO DA APARIÇÃO

Padre Livio: Quanto à aparição geralmente dura entre cinco e dez minutos. Nos primeiros anos, durava mais, às vezes até mais de meia hora. Lembro-me de que uma vez, enquanto eu recitava o Rosário com você no quarto das aparições de sua terra natal, Nossa Senhora veio de repente e, para minha grande surpresa, ela permaneceu 45 minutos. Vocês, visionários, no tempo da aparição, o que fazem?

Vicka : O tempo durante o qual Nossa Senhora permanece depende apenas dela. No entanto, quando estamos aqui, entre nós, podemos ver quando se passa meia hora ou uma hora; no momento da aparição, é como se o tempo não existisse. Você se encontra em uma situação que não pode ser explicada, muito diferente da nossa, onde dois minutos são muitos para nós, e somente após a aparição podemos ver quanto tempo se passou.

COMO A APARIÇÃO SE COMPORTA

Padre Lívio: Durante todo esse tempo que você não pode medir, o que você faz e o que Nossa Senhora faz? Como geralmente ocorre a aparição?

Vicka: Assim que Nossa Senhora chega, ela sempre nos cumprimenta dizendo: "Louvado seja Jesus Cristo". Depois, tudo depende dela. Se ela começa a orar, também oramos, se ela fala, nós ouvimos, se ela nos faz recomendações, nós as recebemos, se ela nos perguntar algo, nós respondemos. Tudo depende dela e eu limito-me a ouvir e recomendar as pessoas ou, quando há possibilidade, para fazer os pedidos. De modo particular, eu apresento a Nossa Senhora as intenções de todos aqueles com que eu me encontrei durante o dia e pediram orações, particularmente os doentes.

NOSSA SENHORA VEM ESPECIALMENTE PARA ORAR.

Padre Livio: Você, Vicka , durante o dia, encontra muitas pessoas que pedem para lembrá-las a Nossa Senhora . Muitos, especialmente os americanos, oferecem pacotes de cartas que você carrega na pequena sala da aparição. Quando você apresenta todas essas intenções a Nossa Senhora, o que ela faz? Ela a escuta?

Vicka: É claro que escuta! Durante a aparição eu sempre digo a Nossa Senhora: "Tu sabes que a partir do momento que eu acordei até agora quantas pessoas vieram e tu conheces todas as suas intenções Eu as vou dizer-te porque eu lhes garanti que os recomendaria." Eu oro por essas pessoas e as recomendo. Esta é a minha tarefa, pois no restante pensa Nossa Senhora.

Padre Livio: Muitas pessoas acreditam que têm muita sorte se conseguirem entrar em contato com você para recomendá-las durante a aparição. Mas você não acha que a Madonna ouve de qualquer maneira, desde que você ore com fé?

Vicka : Claro ! Muitas vezes os peregrinos chegam e me pedem para escrever um bilhete a ser apresentado no momento da aparição. Para mim não há problema, e espero. Nossa Senhora, no entanto, vê em seu coração e em sua alma e não precisa ler os bilhetes. Ela sabe que você veio aqui e sabe tudo o que deseja perguntar a ela. Se aqueles que não podem vir a Medjugorje lhe dão intenções, então vá em frente. Mas você, que está aqui, não precisa escrever nada, porque Nossa Senhora já sabe tudo.

NOSSA SENHORA É MÃE E AMIGA

Padre Livio: Nossa Senhora costuma dizer: "Eu sou sua mãe e amo você". Diga-me, Vicka: como você sente Nossa Senhora? Como mãe?

Vicka : Quanto a mim, não a vejo tanto como mãe, porque tenho uma mãe em casa, com quem tenho um relacionamento muito diferente. Eu me sinto mais como uma amiga! Você sabe, Nossa Senhora não é uma mulher de sessenta anos como minha mãe, mas ela é muito jovem.

Padre Livio: Na sua opinião, quantos anos parece ter Nossa Senhora?

Vicka: Cerca de vinte anos e é sempre tão jovem e bonita! E é por isso que eu não a vejo tanto como uma mãe, mas sim como uma amiga. Mas não como uma amiga que não vem ver você ou, se vem, em seguida, vai embora sem ouvir você. Ela é uma verdadeira amiga, a quem você diz tudo; e ela leva isso a sério. Vê-se que ela tem um grande amor por todos e ora por todos nós. Ele tem muita paciência em vir do céu aqui na terra todos os dias para nos dizer: "Se você soubesse o quanto eu os amo, choraria de alegria". Infelizmente, não entendemos esse amor! A princípio ficamos entusiasmados, mas depois esquecemos. Nossa Senhora, como Mãe, nos diz que ama a todos com o mesmo amor. Ela não ama mais Vicka do que o padre Livio ou qualquer um de vocês. Só tenho esse grande presente da aparição, mas nunca digo que Nossa Senhora me ama mais que os outros, porque ama a todos da mesma maneira. Sou apenas uma serva para ajudar os outros, como Deus quer, mas Nossa Senhora tem o mesmo amor por todos.

Padre Livio: Em um nível pessoal, especialmente nos primeiros tempos, não seria pra você mais normal fazer confidências a Nossa Senhora ou pedir conselhos de que você precisava?

Vicka: Talvez muitos não acreditem, mas nunca pedi conselhos pessoais, porque acredito que Nossa Senhora já me deu muito com o presente da aparição e, quando ela me dá as mensagens, primeiro eu as aceito para mim e depois para os outros. Eu acho que se eu me esforçar de viver as mensagens que ela nos dá, esse já é um ótimo conselho. Viver as mensagens, colocá-las em prática e transmiti-las a outras pessoas: isso já é muitíssimo.

O FIM DA APARIÇÃO E DAS APARIÇÕES

Padre Livio: Descreva-nos como a aparição termina e como você se sente depois .

Vicka : Nossa Senhora, quando ela vem, cumprimenta e quando ela sai, ela cumprimenta novamente dizendo: "Vá na paz de Deus" . Desse modo, percebemos que a aparição termina. Eu me sinto ótima depois, porque acho que amanhã ela voltará, e isso é algo que não dá para ser descrito. Talvez fosse diferente se ela dissesse: "Eu vou e nunca mais volto". Mas não posso dizer que isso nunca aconteça. Mas quando chegar a hora em que Nossa Senhora disser: "Eis que já estou tanto com vocês e agora chegou a hora do fim das aparições", então terei que dizer a Nossa Senhora: "Mas então eu te agradeço por todo esse amor, por todos esses dias e anos, durante os quais tu me deste esse grande presente". Acho que então direi uma palavra de agradecimento, sem ficar triste, tentando fazer o que ela deseja. Quando não poderei vê-la com esses olhos, vou tentar vê-la como ela diz, com os olhos do coração, porque ela está sempre conosco.

OS JOVENS E A EDUCAÇÃO

O PARAÍSO DE DEUS

Padre Lívio: Um grande santo mariano como Monfort disse que Nossa Senhora é o paraíso de Deus: o que você acha dessa afirmação?

Vicka: Eu acho que ele disse bem. Nada pode ser adicionado ou removido de suas palavras. Isso mesmo!

POR QUE JOVENS SE ENCONTRAM EM UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL?

Padre Livio: Vamos ver agora algo que diz respeito aos jovens. Aqui estão milhares de jovens, durante este Festival, que têm vindo a Medjugorje, chamados pela "Rainha da Paz". No entanto, no mundo existem tantos jovens que não sabem o que fazer com suas vidas. Não é por acaso que Nossa Senhora diz que a juventude hoje está em uma situação extremamente difícil. Na sua opinião, como chegamos a isso?

Vicka: Em várias ocasiões Nossa Senhora demonstrou sua preocupação pelos jovens e pelas famílias, mas talvez ainda mais pelos jovens. Penso que quando um jovem perece em tudo: fé, esperança e confiança, isso também depende de sua família. Se nós, como Nossa Senhora recomenda, orássemos juntos em nossa família, certamente não chegaríamos a isso. Certamente não podemos pretender orar o dia inteiro, mas pelo menos dez minutos, quinze minutos. O importante é orar um pouco juntos. Hoje, todo mundo segue seu próprio caminho. Os pais trabalham e não têm tempo para os filhos. Estes, por sua vez, saem de casa e retornam tarde. Então ninguém mais tem tempo para o outro e, desse modo, os jovens se perdem. Se, por outro lado, a família está unida e encontra momentos para se encontrar, esses problemas não existem ou, quando chegam, podem ser resolvidos imediatamente, porque há uma ajuda mútua para se ver os erros. Hoje, infelizmente, as famílias são quase todas iguais. Uma criança chega em casa e não cumprimenta seus pais. Dizem que não têm tempo ou que estão com pressa ou que existem muitas outras coisas mais importantes. Assim, dia após dia, ano após ano, a família se perde e os filhos se afastam de Deus.

COMO AJUDAR OS JOVENS ?

Padre Livio: Quando se chegou a esta situação de fracasso e a falta de comunicação, que pode ser feito para remediar a situação?

Vicka: Nossa Senhora diz que só com a palavra não obteremos nada. Somente com a nossa vida, com o nosso exemplo e com a oração podemos tocar o coração desses jovens. Quando nós os reprovamos, arriscamos de afastá-los mais, porque eles não estão dispostos a aceitar as nossas palavras. Primeiro, precisamos predispor o coração deles e libertar o nosso também, e quando eles nos fazem perguntas, devemos estar prontos para responder. Mas se ao terminarmos eles continuarem fechados e não pedir-nos nada, nossas palavras voaram no ar, porque não encontraram lugar neles.

Padre Lívio: Parece-me que você quer dizer que com bondade, com o exemplo da vida e com a graça que advém da oração, podemos preparar um pouco o coração deles e aproximá-los de nós, para que eles mesmos comecem a fazer perguntas. Somente então nossas palavras encontram o terreno certo em seus corações.

Vicka: Isso mesmo. Vamos tomar o domingo como exemplo. Obviamente, você não pode orar o dia inteiro, mas infelizmente acontece que, nas famílias, as ocupações, os amigos e o entretenimento são mais importantes que Jesus, e se deixa a Santa Missa. Aqui vemos imediatamente que a família não coloca Deus em primeiro lugar. Nossa Senhora diz que devemos mudar radicalmente e colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas; então todo o resto vem. Se não colocamos Deus em primeiro lugar, não podemos continuar; mas, pelo contrário, iremos cada vez pior. Nesse sentido, cada um de nós sabe o que precisa mudar, sem que eu diga.

QUEM DEVE MUDAR PAIS OU OS FILHOS?

Padre Livio: Na atual situação de quem é a culpa? Quem precisa mudar: os pais ou os filhos?

Vicka: No caso que mencionei anteriormente, fica claro que eles devem mudar os dois, colocando Deus em primeiro lugar. Em uma família, porém, deve ficar claro quem tem mais responsabilidade. Eu, por exemplo, não posso dizer de mim mesmo que estou na frente de todos da minha família. Não, estou em último lugar ou no meio, se olhar para a idade. Numa família, os pais são os mais importantes e, portanto, devemos ser mais obedientes, mais disponíveis, mais simples e estar prontos para fazer os trabalhos mais humildes.

AS COISAS MATERIAIS SÃO COLOCADAS NO PRIMEIRO LUGAR

Eu, queridos jovens, estou falando a vocês para não julgá-los, mas apenas como uma amiga; e como amo a todos, gostaria de lhe dar alguns conselhos. Hoje, chegamos a um ponto onde os pais estão dispostos a fazer qualquer coisa para seus filhos. Todas as coisas materiais, que são as menos importantes, ocuparam o primeiro lugar. Até um garoto de sete ou oito anos exige uma motoneta e quer ir aqui e ali. Não se perguntam quais são as possibilidades de seus pais. Quando se quer alguma coisa, se a exige a todo custo, mesmo que se saiba que os pais não podem pagar. Briga-se com o pai, com a mãe e com toda a família. Cria-se desacordos, obtém-se por meio da força, faz-se dívidas. Mas essas situações sempre terminam mal.

O AMOR ESTÁ RELEGADO AO ÚLTIMO LUGAR

Hoje, por exemplo, fala-se muito sobre o amor; mas o amor é relegado ao último lugar. Isto também é verdade nos casamentos. Quando um moço e uma moça estão noivos, sabe-se como eles devem se comportar. Em vez disso, eles não dizem nada aos pais: "Saio com meu namorado, vou aonde quero, faço o que quero". Então, muitas vezes, antes do casamento, eles já tentaram tudo e fizeram de tudo. É normal para aqueles que o fazem não sentirem alegria em seus corações, porque não viveram suas vidas como um presente. Eles queriam exigir tudo da vida e encaravam-na como se fossem vítimas, como se alguém quisesse pegá-los pelo pescoço e não os deixasse respirar.

DEVE-SE COMEÇAR COM O DIÁLOGO E COM A ORAÇÃO

Padre Livio: Infelizmente, Vicka, em muitas famílias, as coisas são exatamente assim. Mas o que fazer para reconstruir e começar uma vida nova?

Vicka: Se uma família quer seguir em frente, deve colocar em primeiro lugar o diálogo, procurando conversar juntos e ver quais são as coisas que podem ser para um e para o outro. Precisa colocar a oração de volta à família, começando um pouco de cada vez e continuando devagar. Hoje, por exemplo, pode-se começar rezando apenas um Pai Nosso. Se um jovem começa a rezar pelo menos um pouco, então a vida recomeça, tudo refloresce, porque Deus está esperando por você. Deus sempre espera e deseja lhe dar muitos presentes. Mas ele não pode dar nada a você se você não quiser receber. Deus não joga fora seus dons e os dá na hora certa, esperando que um coração e uma alma se abram. Se alguém faz sua voz ser ouvida, eis que ele está pronto para responder e dar!

SOB AQUELE SORRISO HÁ UM GRANDE SOFRIMENTO

Queridos jovens, digo-vos de todo o coração, porque ouço o apelo de Nossa Senhora e toda a sua preocupação de Mãe. Eu o vejo não apenas por sua palavra, mas por toda a sua aparência. Você entende? Ela, quando nos chama de volta, emite um sorriso, mas é um sorriso que nos dá esperança. Sob aquele sorriso, há um grande sofrimento. Eu quero lhe dizer, porque eu vivo e vejo isso! Eu lhe digo, porque quero bem a todos e quero que você reflita sobre isso e faça um exame de consciência. Veja o que há de errado em seu coração. Nossa Senhora sempre te espera e sempre te ama.

SE LHE DEIXARMOS ESPAÇO, SATANÁS ENTRA

Padre Lívio: Que, sob o sorriso de Maria, você viu muito sofrimento, principalmente quando ela fala da situação em que os jovens se encontram, me impressionou tanto que nada me fez entender, como isso, o seu coração de mãe. É uma das coisas mais bonitas que já ouvi da boca de vocês, visionários! Hoje nos encontramos em uma situação trágica, porque toda uma geração de jovens corre o risco de perder Deus e com Ele a alegria de viver e também o próprio sentido da vida. Nossa Senhora, em seu chamado, adverte os jovens, porque satanás quer usar o tempo livre deles em proveito próprio. Do que isso se trata, segundo você?

Vicka: Eu acho que ao ponto em que chegamos, é fácil para Satanás agir. Ele vê muito bem que agora ele não tem muito o que fazer. Ele está pronto para nos atacar a qualquer momento, porque lhe deixamos o caminho livre. Se lhe dermos espaço todos os dias, ele entra lentamente e nunca mais sai, porque lhe oferecemos a possibilidade. Nós sempre fazemos isso sem pensar; então ele entra nas famílias para dividi-las, empurra os jovens para o caminho das drogas ou para outros caminhos errados e assim eles se perdem.

"EU TE OFEREÇO TUDO O QUE TU QUERES"

Lembro-me do que Mirijana me disse uma vez quando estava em Sarajevo. Ela tinha começado a rezar o Rosário na expectativa da aparição. De repente, veio um jovem de aparência muito bonita que começou a falar contra Nossa Senhora, dizendo: "Por que, Mirjana, você faz essas coisas? O que é que Nossa Senhora lhe dá? Nada! Ela pede-lhe a oração, os sacrifícios e a renúncia. Eu, por outro lado, dou-lhe as coisas materiais e ofereço-lhe tudo o que você deseja, se você deixar Nossa Senhora". Esta é a maneira típica de agir de Satanás. É ele que tenta assim: "Eu te dou isto, eu dou aquilo" e nos oferece mil possibilidades, desde que deixemos Nossa Senhora. Mirijana olhou nos olhos do jovem e viu que eles estavam girando e começou a se sentir inquieta. Então ela saiu e fugiu. Depois de alguns minutos, Nossa Senhora chegou e disse a ela : " Mirijana, Satanás nem sempre vem com uma aparência feia para que você tenha medo. Ele costuma aparecer sob a aparência de uma pessoa bonita para poder enganar melhor".

O QUE DEVE FAZER UM JOVEM PARA VOLTAR A DEUS?

Padre Livio: Satanás também tentou seduzir Jesus, oferecendo-lhe as coisas deste mundo. Não é de admirar, portanto, se ele tenta nos prender também, principalmente os jovens, com as mesmas redes. Mas escute, Vicka, para um jovem que está inquieto, que começa a perceber que está no caminho errado, que é infeliz longe de Deus, mas que não tem coragem de retornar a Ele, que conselho você daria? O que ele deve fazer, segundo você?

Vicka : Não diga, padre Lívio, que ele não tem coragem, mas que ele não quer. São duas coisas muito diferentes. Quando uma pessoa realmente quer, ela procura mil maneiras de voltar. Basta dizer a Deus: "Eu estava errado e quero voltar!" Aí os problemas serão resolvidos. Quando um jovem diz: "Quero voltar", mas, no fundo, ele pensa ainda em fazer coisas erradas, nesse caso, ele não resolve o problema. É necessário que ele tome consciência e diga em seu coração: "Eu decido deixar meus amigos, aqueles que não são bons para mim. Eu deixo tudo para salvar minha alma". Este parece-me que seja o caminho certo de proceder: refletir, tomar consciência e depois decidir. Você também, certamente, costuma conversar com jovens que lhe fazem muitas perguntas sobre isso ou aquilo, mas depois eles não decidem. Nós, os jovens de hoje, nos refugiamos por trás de mil desculpas, como aquele jovem que procura desculpas para não mudar. Mas devemos ser cautelosos e saber o que queremos e, assim, decidir deixar tudo o que perturba nossas vidas. Então, podemos pedir a Graça de Deus, que ele está sempre pronto para nos dar, desde que digamos com o coração: "Não vou mais por esse caminho do mal, mas quero conhecer a Deus e estar com Ele". Deus está sempre pronto, se tivermos boa vontade.

DEUS NOS DÁ A LIBERDADE

Padre Livio: Aqui Vicka tocamos num dos pontos nos quais Nossa Senhora se concentra com mais frequência para nos fazer meditar, quando nos lembra o grande dom de liberdade que Deus nos deu. Nossa Senhora tem dito repetidamente que não quer nos forçar, mas nos convida a escolher Deus livremente por amor. "Decida-se por Deus", ela nos exortou em diversas ocasiões. Nem sempre, entretanto, um rapaz hoje está ciente das consequências de suas escolhas livres.

Vicka: Mas ele é perfeitamente livre para seguir o caminho que deseja. Ele é livre para decidir-se pelo mal, mas também pode decidir-se mudar e escolher o caminho de Deus. Se ele quiser, ele pode pedir a Deus esse dom de retornar a Ele, e Ele o espera de braços abertos.

ESPERAR E ORAR EM SILÊNCIO PELOS FILHOS DISTANTES

Padre Lívio: Em relação a uma família, um pai ou uma mãe que tem um filho que não quer ouvir e que persiste no caminho do mal, para quem não há mais diálogo, porque o filho não quer ouvir quem tem razão, que conselho você daria? Você disse antes que falar é inútil. O que eles deveriam fazer então?

Vicka: Eles devem ter muita paciência. Não podemos dizer imediatamente que um menino é mau, no pior sentido da palavra. Talvez esse jovem espere que seus pais sejam pacientes com ele. Às vezes os pais são testados, porque eles percebem que eles devem dar algo maior e diferente para os filhos, quando, na verdade, não estão dando nada válido. Talvez Deus queira testar você para prepará-lo, para que nessas situações difíceis você saiba como ir ao encontro de seu filho. Quando esse relacionamento difícil é criado, é melhor esperar e orar em silêncio. Se por enquanto não há diálogo e não se fala um com o outro, paciência! É inútil que, ao entrar seu filho em casa, você o repreenda dizendo: "Por que você não fala?" É melhor não dizer nada, porque se você falar na hora errada, é pior. O melhor é deixá-lo calmo, para que ele se sinta mais à vontade, enquanto você e seu marido e o resto da família oram silenciosamente por ele. Pouco a pouco, você verá que seu filho vai mudar!

Padre Livio: Vamos torcer! Devemos acreditar e ser otimistas, como nos ensina o exemplo de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, que rezou uma vida inteira antes de ver a conversão de seu filho. Os resultados, no entanto, foram acima de toda esperança e verdadeiramente dignos da infinita misericórdia de Deus!

OS JOVENS E O MATRIMÔNIO

NÃO SE SE PREPARA SERIAMENTE PARA O MATRIMÔNIO

Padre Livio: Ouça Vicka, Nossa Senhora diz que hoje Satanás age de uma maneira especial para dividir nossa família. Mas não lhe parece que essa fragilidade do casal também depende do fato de tantos jovens não se prepararem seriamente para o casamento?

Vicka: É sabido que eles não se preparam! Certamente não é uma preparação, quando um moço e uma moça ficam juntos por três anos como se já fossem marido e mulher e somente depois de se casarem eles olham para ver se são feitos um para o outro. Isso é algo absolutamente errado. Infelizmente, hoje não se coloca o Sacramento em primeiro lugar. Antes de se decidir pelo matrimônio, muitas coisas devem ser avaliadas, e não basta dizer: "eu te amo", assim, só por assim dizer. "Eu te amo" significa que uma pessoa está pronta para se sacrificar pela outra.

SATANÁS SE APROVEITA DISSO PARA DESTRUIR AS FAMÍLIAS

Veja, hoje acontece que dois se casam e depois de algumas semanas se separam, porque dizem que não são feitos um para o outro e que não conseguem se dar bem. Mas o que você fez em todos os anos de noivado? O que você fez nos três ou cinco anos em que estiveram juntos? Você perdeu seu tempo, se não conseguiu saber com quem estava e com quem falou. Então, de repente, o golpe veio, porque Satanás viu aquela passagem livre onde ele podia entrar e entrou, e ali continua até a família ser destruída. Este é um grande mal, e não sem razão Nossa Senhora repete às famílias que tenham cuidado, porque sem a oração feita em conjunto, elas não estão unidas. É como o que eu disse antes, isso é, que, como uma flor não vive sem água, assim nossas famílias não continuam se não tiverem a Graça de Deus.

OS NAMORADOS PRECISAM COMEÇAR A ORAR JUNTOS

Padre Lívio: Na minha opinião, porém, não se deve esperar quando se está casado ​​para começar-se a orar juntos. Já durante o noivado, é necessário fazer um programa espiritual a dois, especialmente através da oração.

Vicka: Claro! Deve-se preparar para o matrimônio com a oração. Então, quando os dois se sentem prontos, é fácil dizer: "Aqui estamos, estamos prontos". No entanto, quando estão se preparando em oração, precisam entender que devem estar prontos para sofrer um pelo outro e não esperar apenas que venham coisas fáceis. Dois noivos vão se casar e acham que vão aqui, vão lá e se divertem ... Não, não! Amor, compromisso, sacrifício e estar juntos os aguardam. Eles têm que construir uma família, pensar nos filhos de tal modo que nasçam numa verdadeira família e não em uma como as de hoje. Mas isso não é possível sem oração e sem união.

A VIDAÉ UM GRANDE DOM

Padre Livio: Escute, Vicka: infelizmente, aqui conosco, talvez menos, há um problema ainda mais sério e é o de muitos jovens que na verdade nem sabem o que é preciso para viver. Eles não entendem o significado da vida e experimentam um grande vazio.

Vicka : Não há dúvida de que a vida é um grande dom. Deus deu vida a cada um de nós. Se eu nasci, há uma razão e, se você nasceu, há uma razão. Assim, para todo ser humano. Não há nenhuma pessoa perdida! Somos nós que queremos nos perder, mas Deus teve e tem um projeto para todos. Ele tem um programa de vida para todo homem. Eu gostaria de dizer a todos que pensam que esta vida não tem sentido, que, talvez, eles nunca se empenharam a viver, não fizeram sacrifícios, têm estado passivos e esperando por tudo dos outros. Às vezes eu converso com alguns jovens, e uma vez uma garota de dezesseis anos veio e me disse: "Vicka, Estou cansada de viver e quero morrer”. Mas, desculpe - respondi - você quer morrer aos dezesseis anos, quando apenas começou a viver? Você não sabe como a vida é bonita e como é um grande dom ...

O ESCURO E A NÉVOA DA DISCOTECA

Padre Lívio: Nossa Senhora também fala em suas mensagens da grandeza e da beleza da vida, quando é vivida em amizade com Deus.

Vicka: O que Nossa Senhora disse, repito para minha experiência pessoal e digo: "É realmente bela, belíssima!" É realmente um grande dom de Deus Mas nós devemos colocar Deus como o fundamento de nossa vida, depois organizá-la e orientá-la para um fim. Mas como é que faz para viver um jovem que à noite vai à discoteca e permanece lá até de manhã? Chegando em casa, ele dorme até a noite. Então, retorna à discoteca. Ele desperdiça sua vida com essa música, com aquela droga, com toda aquela névoa que é uma escuridão que não o faz ver coisas belas. É normal que ele diga depois que a vida não é bela. De fato, não vê o dia, mas apenas a noite. Para ele, o dia mudou em noite e a noite em dia. Mas, se ele perdeu tudo, isso ocorreu porque ele quer. Na realidade, a vida é realmente um grande dom. Quando se compreende o valor da vida, então, de manhã à noite, agradece a Deus durante o dia por todos os momentos que Ele lhe dá, porque a vida é um grande presente de Deus, e devemos recebê-lo e vivê-lo com o coração. Se alguém agir assim, nunca dirá que a vida não vale nada.

A VIDA SE REALIZA NO AMOR

Padre Livio: Eu lhe faço uma pergunta um tanto provocativa. Em última instância, para que serve a vida? Por que estamos no mundo? Como você responderia para um jovem que lhe faz essas perguntas?

Vicka: Para entender o valor da vida, precisamos olhar para Deus. Em seguida, é claro, como eu disse antes, todos têm uma tarefa a desempenhar. Para mim, como para você, como para todos, Deus deu a vida para que realizemos o projeto que ele deseja. Cada um de nós, dentro de seus limites, deve tentar se envolver. Todos os dias encontramos muitas pessoas. Então, para que sua vida seja útil, deve olhar para aqueles que precisam de ajuda. Em seguida, lhe dê uma mão, um sorriso, olhe para ele, diga-lhe duas palavras. Ou então vá visitar uma pessoa doente ou vá onde puder ser útil. Desse modo você pode ver como a vida tem valor. Temos de procurar amar e, esforçando-nos para amar os outros, nos conheceremos melhor a nós próprios. Até olharmos para os outros, não podemos saber o quanto somos capazes de amar e o quanto estamos prontos a fazer pelos outros. Uma pessoa que diz que nunca amou e nem tentou amar e que não sabe o que é amor, quando, porém, começa a experimentá-lo e a vivê-lo, daí em diante esse amor se torna uma alegria que nunca terá fim. É por isso que Nossa Senhora disse que aqui na terra estamos apenas de passagem, mas depois a vida continua.

OLHAR O FUTURO COM SERENIDADE

Padre Livio: Não há dúvida de que para captar o valor da vida na Terra deve-se ter um olho na eternidade; caso contrário, tudo perde o sentido. Entretanto, o que é preocupante é que muitos jovens estão angustiados e com medo de enfrentar o futuro. Eu diria que há um bloqueio psicológico neles para assumir compromissos duradouros.

Vicka: Sim, é verdade; mas por que eles estão com medo? A razão deve ser procurada no fato de que eles se preocupam demais com coisas que ainda estão longe e que talvez nunca venham. Nossa Senhora, por outro lado, nos diz para não nos preocuparmos com o amanhã. Ela sempre nos convida a pensar sobre o que precisa ser feito hoje, momento a momento. Hoje, muitas pessoas pensam que o fim do mundo está próximo, ou que alguma catástrofe ou outra coisa é iminente. As pessoas estão vindo para me dizer: "Vicka, haverá três dias de escuridão e depois em dois mil o fim do mundo". "E quem disse isso”? - Eu respondo. “Nossa Senhora? Onde? Quem? Isso eu ouço de vocês. Não prestem atenção a essas coisas, não são verdadeiras! Nossa Senhora nunca fala para nos assustar. Ela sempre fala para nos dar esperança. O que acontecerá no futuro, Deus sabe, mas não devemos ter medo de olhar para o futuro". Assim, com essas vozes, até os jovens entram em confusão e não sabem mais o que fazer. Mas um jovem que enfrenta a vida dia a dia e vai um passo de cada vez, não se deixa levar pelo medo. Nossa Senhora nos ensina que o medo não vem de Deus, mas sempre vem do lado oposto. Quando sentimos que em nosso coração há alegria, paz e tranquilidade, entendemos logo que tudo isso vem de Deus. Mas quando somos perturbados e temos raiva por dentro ou somos tomados por medos, tudo isso vem da parte do outro (o demônio). Dessa maneira, somos imediatamente capazes de entender a diferença. E assim, queridos jovens, se vocês sentem paz, saúdem com todo o coração e sigam em frente. Se você sente medo, esse é um dos modos que Deus usa para que você entenda que você deve começar a se comprometer e também continuar adiante sem medo de perceber o que começou.

NOSSA SENHORA ESTÁ SEMPRE PRÓXIMA.

Padre Livio: Não devemos esquecer que não estamos sozinhos no caminho da vida e que Nossa Senhora nos acompanha e nos protege.

Vicka: Sim, padre Livio, ela sempre nos protege, mas não pode nos proteger quando não queremos; entendeu? Se eu quero que Nossa Senhora me proteja, então eu acredito que ela está sempre aqui conosco, mesmo neste momento. Mas se alguém não acredita e não confia, como poderia ajudá-lo se ele não quiser? Não se pode brincar com a Graça. Ela está sempre perto, mas cabe a nós pedir sua ajuda.

A VOCAÇÃO

COMO COMPREENDER A PRÓPRIA VOCAÇÃO

Padre Lívio: Agora gostaria de abordar um problema que é muito sentido pelos nossos jovens. Frequentemente encontro muitos deles, mesmo os que participam da catequese juvenil da Rádio Maria, que não conseguem distinguir qual é a sua vocação, no sentido de entender o que Deus quer deles e o que devem fazer na vida. Eles acham difícil ver o caminho a que Deus os chama.

Vicka : Quando um jovem ora para entender qual é sua vocação, se ele tem uma mente cheia dos mais variados pensamentos, planos, desejos e tantas coisas desse tipo, ele nunca conseguirá saber sua vocação. Quando oramos, devemos tornar o coração livre e disponível e dizer a Deus: "Senhor, fazei o que quiserdes e respondais ao meu coração sobre o que tenho que fazer!" Se eu pergunto com seriedade, Ele me responde. É certo que ele me diz o que fazer, seja o caminho do matrimônio, ou do sacerdócio, ou da vida religiosa ou outro tipo. Hoje, muitas vezes oramos para ter determinado dom, mas ao mesmo tempo pensamos em outra coisa, e então a resposta não chega. Precisamos primeiro nos esclarecer, disponibilizando-nos para uma decisão. Se realmente quero encontrar minha vocação, tenho que colocar todos os outros pensamentos de lado. Se eu rezo para discernir minha vocação, mas, ao mesmo tempo, tenho um namorado, certamente essa vocação nunca vem, porque você não concorda, não sabe o que quer fazer. Esteja preparado para escolher ou uma coisa ou outra, e peça a Deus para lhe dar esse discernimento. Eu já disse e repito: se alguém pede a Nossa Senhora uma resposta sobre a escolha vocacional que diz respeito à sua vida, ela responde diretamente em seu coração sobre o caminho que essa pessoa deve seguir. De nossa parte, devemos estar prontos para ouvir sua voz. Ela está sempre pronta para nos responder, mas temos que preparar o local e nos livrar de todas as outras vozes para ouvir sua voz.

A VOZ DE DEUS CHEGA MAIS FORTE DO QUE QUALQUER OUTRA

Padre Lívio: Tornar o coração livre para o chamado de Deus, seja qual for, não é um esforço pequeno. Sem uma disponibilidade total, é fácil trocar nossos desejos com a voz de Deus. Como posso ter certeza se é mesmo Nossa Senhora, se é mesmo Deus que me indica esse caminho?

Vicka : Podemos ter certeza, porque, se pedirmos a Deus, Ele nos escuta. Quando você ora a Deus dizendo: "Livrai-me de todos os meus pensamentos, de tudo o que perturba meu coração, porque quero ouvir vossa voz", então você verá que Deus lhe responde e que a voz dele chega até você mais forte do que todas as outras. A voz dele é uma voz que nos faz acordar!

DEUS FALA AO CORAÇÃO

Muitas vezes esperamos por esta resposta, mas perdemos a paciência, porque queremos tudo de uma vez. Você ora por cinco ou seis dias; mas como a resposta não chega, no sétimo não reza mais. Mas esse caminho está errado, porque, quando oramos, precisamos saber esperar o momento de Deus com muita paciência. Ele nos faz esperar para nos provar, mas depois responde a tudo. Devo ser paciente, nunca me cansar de pedir a resposta e saber esperar. Devo orar da maneira correta, o que é uma maneira de dizer a Deus: "Aqui estou, quero ouvir tudo o que quereis me dizer. Estou pronto!" Deus está sempre com os que têm o coração pronto. Em vez disso, às vezes queremos que Deus nos responda imediatamente; mas então, quando chega a hora que nos responde, aí nos comportamos como se ele não nos tivesse dito nada. Isso é brincar com Deus. Se eu, quando pergunto, pergunto de coração, a resposta chega ao meu coração na hora certa.

DEUS PEDE DEMAIS?

Padre Lívio: Nos jovens, porém, há outro medo. Eu percebi isso, e certamente você também percebeu, você que encontra tantos jovens e fez uma ótima experiência. Muitos deles têm medo de que seguir a Deus seja muito difícil, como se Deus pedisse demais, além de suas forças.

Vicka : Não são apenas os jovens que dizem isso . Eu gostaria de dar um pequeno exemplo a esse respeito. Certa vez um grande grupo de italianos chegou e, como sempre, comecei com a oração e depois comecei a relatar as mensagens de Nossa Senhora. Quando chegou a hora das perguntas, eis que um padre bastante jovem que levanta a mão e toma a palavra, dizendo: "Vicka , acho que Nossa Senhora nos pede demais". Eu lhe respondi: "Padre, tudo o que Nossa Senhora pede são coisas simples, que a Igreja já prescreve. Ela mesma disse que não veio nos contar coisas novas, mas para despertar novamente a nossa fé. Tudo o que Nossa Senhora recomenda já existe na Igreja. Apenas é necessário que devemos tentar vivê-lo lentamente”. Esse sacerdote, no entanto, não ficou convencido porque, numa grande paróquia e com tantas coisas para fazer, não era possível, segundo ele, rezar três terços todos os dias, como Nossa Senhora pede. Eu lhe respondi que essa era a recomendação de Nossa Senhora e que, se ele quisesse, poderia aceitar; se ele não quisesse, poderia ignorá-la. E então ele se foi. Um mês depois, no entanto, ele voltou e me disse: "Vicka, Comecei a orar um pouco mais a cada dia e percebi que tudo é possível. Quando cheguei na primeira vez, não estava pronto e para mim era demais. Agora, no entanto, posso pôr em prática um pouco por vez tudo o que Nossa Senhora deseja". Para voltar à juventude, gostaria de dizer que hoje muitos jovens têm outras coisas na mente e, por isso acham difícil seguir a Deus. Mas se um jovem se empenha melhor em sua vida e dá mais tempo para Deus, então ele muda. É assim que todo mundo pode mudar.

Padre Livio: Então não é difícil seguir Jesus?

Vicka : Para alguém que nunca tentou e que nunca fez nada, é difícil e é precisamente a pessoa que diz que é difícil. Mas para quem tentou e está empenhado em seguir em frente, é fácil. Não há problema

NOSSA SENHORA ESCOLHEU SEUS JOVENS

Padre Livio: Como estamos falando da preocupação de Nossa Senhora com os jovens, deixe-me fazer uma breve observação. Em geral, em suas aparições, Madonna escolhe crianças, como aconteceu em Lourdes, La Salette, Fátima, Banneux , Beaurin e outros lugares. Aqui em Medjugorje , por outro lado, ela escolheu jovens de quinze a dezesseis anos, quando começa a fase mais delicada e difícil da vida. Talvez com essa escolha Nossa Senhora quis expressar sua preocupação pelos jovens de nosso tempo que, como ela disse, se encontram em uma situação cheia de dificuldades.

Vicka: Nossa Senhora sabe o que ela propôs com esta escolha. Jakov ainda era um garoto de dez anos. A Madonna, quando faz suas escolhas, faz de acordo com suas necessidades. Certa vez, perguntamos a Nossa Senhora por que ela havia nos escolhido e ela respondeu que essa era a vontade de Deus. Assim Deus decidiu e ela é a Serva do Senhor que faz o que Deus quer. Em outras ocasiões, quando recomendamos uma certa pessoa a Nossa Senhora, ela respondeu que ela pode nos dar as graças que Deus concede a ela. Assim, Nossa Senhora é um elo entre nós e Deus, como um fio que nos une a Ele.

A ALEGRIA DE SERVIR

A ALEGRIA DE SERVIR NOSSA SENHORA

Padre Lívio: Uma das coisas que mais me edifica, de vocês visionários, é que, há mais de dezessete anos, dedicam seu dia a Nossa Senhora. Além da recepção dos peregrinos e da disponibilidade exigida pelas pessoas que você conhece, você tem um encontro com Nossa Senhora todas as noites, precedido e seguido da oração. Hoje, por outro lado, os jovens desejam ser livres e não terem laços fixos. Muitos dizem abertamente: "A vida é minha e eu faço o que quero". Em vez disso, você vive nesta disponibilidade contínua, oferecendo o tempo de sua vida a Nossa Senhora. Bem, esse sacrifício lhe custou muito ou é algo que você faz de bom grado?

Vicka : Pelo contrário, vejo que muitas vezes meu dia não tem tempo suficiente. Muitas pessoas chegam e há tantas coisas para fazer. Eles me chamam aqui e ali, e quando chega a noite digo a Deus: "Hoje fiz pouco e poderia ter feito mais". Tento, no entanto, me empenhar ao longo do dia e às vezes até durante parte da noite. Quando, porém, vou para a cama, faço um exame de consciência e digo a mim mesma: "Hoje recebi muitas pessoas, caminhei por tantos lugares, mas talvez eu pudesse fazer mais e melhor" A gente sempre acha que poderia fazer alguma outra coisa

A ALEGRIA DE AJUDAR OS OUTROS

Devo dizer, no entanto, que não há maior alegria do que transmitir mensagens e fazer o que Deus me pede. Para mim, é algo que não posso expressar com nenhuma palavra ou imagem. Não há nada mais belo do que ajudar os outros, estar a seu dispor e fazer o que Nossa Senhora quiser e Deus quiser de mim. Esta é a coisa mais importante para mim. Foi e está em primeiro lugar na minha vida. Mas, para além de qualquer consideração, para mim é uma grande alegria ajudar as pessoas, dar uma mãozinha e fazê-lo de coração. Não há nada mais bonito do que ajudar seu irmão ou irmã e todos os peregrinos que chegam. Todos pedem uma palavra, e você deve estar pronto para dar essa pequena alegria aos outros. Eu sempre digo que Nossa Senhora me deu muitíssimo, mas eu também devo corresponder ao seu amor e dá-lo outros.

"ESTOU MUITO FELIZ PELA MINHA VIDA"

Padre Livio: Você está feliz com sua vida?

Vicka: Sim, muito feliz, realmente muito feliz! Não há alegria que possa ser colocada acima dela. Isso simplesmente não existe.

Padre Livio: Vemos que você é feliz. Você tem o sorriso de Maria impresso em seu rosto e ainda Nossa Senhora em prêmio por todo o trabalho que você faz até lhe emprestou os seus olhos. No entanto, os outros jovens, que estão angustiados ou que experimentam o vazio da vida, podem pensar que você tem sorte, porque você teve uma grande missão a cumprir, enquanto eles não receberem nenhuma tarefa importante.

Vicka: Não é bem assim. Cada um de nós tem uma missão a cumprir, com certeza. Eu tenho esta, você tem outra. Há quem estuda, quem trabalha, quem é médico, e assim por diante: Cada um tem sua vocação particular, que deve levar a sério. Se alguém se empenha e tenta ajudar os outros, isso já é uma missão.

A VISÃO DO CÉU, PURGATÓRIO E INFERNO

VIAGEM COM O CORPO AO ALÉM.

Padre Livio: Deixemos o tópico dos jovens que você tratou com grande sabedoria e tentemos entender uma das mensagens mais importantes de Medjugorje, que é a relativa à eternidade. Costumo explicar às pessoas na Rádio Maria que em dois mil anos de cristianismo nunca aconteceu que duas pessoas juntas fossem tomadas por Nossa Senhora com o corpo, desaparecerem da Terra e na vida após a morte fossem levadas para ver o Paraíso, Purgatório e o Inferno e então eles fossem trazidas de volta para esta vida. É uma experiência única e uma mensagem extraordinária para as pessoas do nosso tempo, que pensam que tudo termina com a morte. Conte-nos também sobre essa experiência.

Vicka : Aconteceu nos primeiros dias das aparições, parece-me no final de 1982

(Nota: Vicka me disse que precisaria consultar o caderno para descobrir a data exata ).

Eu e Jakov tivemos realmente muita sorte por este presente; assim podemos ajudar os outros: Nossa Senhora não nos disse que nos levou com ela apenas pensando em nós. Ela nos disse: "Vocês dois vêm comigo ver o Paraíso, o Purgatório e o Inferno, para que possam contar aos outros". De fato, Nossa Senhora diz que aqui na terra há muitas pessoas que pensam que tudo termina com a morte. "Não – disse Nossa Senhora - este é um grande erro. Aqui se está só de passagem. Após a morte vem a eternidade." Nossa Senhora nos levou ao além para contar aos outros tudo o que vimos.

ABRE-SE O TELHADO DA CASA DE JAKOV

Padre Livio: Diga-me onde você estava e que horas eram.

Vicka : Estávamos na pequena casa de Jakov, quando Nossa Senhora veio. Era uma tarde, por volta das 15h20. Sim, eram 15h20.

Padre Livio: Você não esperava a aparição da Madonna?

Vicka : Não, eu e Jakov, retornávamos da Citluk para a casa dele, em que estava sua mãe (Nota: a mãe de Jakov agora está morta).

Na casa de Jakov há um quarto e uma cozinha. Sua mãe foi buscar algo para preparar a comida, porque um pouco mais tarde teríamos que ir à igreja. Enquanto esperávamos, eu e Jakov estávamos olhando um álbum de fotos. De repente, Jakov desceu do sofá antes mesmo de mim e percebi que a Madonna já havia chegado. Ela imediatamente nos disse: "Você, Vicka, e você, Jakov, vêm comigo para ver o céu, o purgatório e o inferno". Eu disse a mim mesma: "Tudo bem, se assim deseja Nossa Senhora". Jakov, porém, disse a Nossa Senhora: "A senhora leva a Vicka, porque eles são muitos irmãos. Não me leve, porque sou filho único".

Pai Livio: Evidentemente, ele pensou que nunca iria voltar!

(Nota: a relutância de Jakov foi providencial, porque torna a história ainda mais credível e real ).

Vicka: Sim, ele pensou que nunca mais voltaríamos e que iríamos para sempre. Enquanto isso, pensei em quantas horas ou dias seriam necessários e me perguntei se subiríamos ou desceríamos. Mas num átimo (num instante) Nossa Senhora me pegou pela mão direita e Jakov pela mão esquerda e o teto se abriu para que pudéssemos passar.

Padre Livio: Tudo foi aberto?

Vicka: Não, não abriu tudo, mas apenas a parte necessária para que pudéssemos passar. Em alguns instantes chegamos ao paraíso. Ao subirmos, vimos pequenas casas lá embaixo, menores do que quando vistas do avião.

Padre Livio: Mas você estava olhando para a terra, enquanto era levado para cima? Vicka: Enquanto estávamos sendo levados, olhamos para baixo.

Padre Livio: E o que você viu?

Vicka : Tudo muito pequeno, menor do que quando se vê do avião. Enquanto isso, pensei: "Gostaria de saber quantas horas ou quantos dias levaremos"! Em vez disso, chegamos em um momento. Eu vi um grande espaço...

A ALEGRIA DO PARAÍSO

Padre Lívio: Ouça, eu li em algum lugar, não sei se é verdade, que há uma porta, com uma pessoa bastante velha ao lado.

Vicka: Sim, sim. Há uma porta de madeira.

Padre Livio: Grande ou pequena?

Vicka: Grande. Sim, grande.

Padre Livio: É importante. Isso significa que muitas pessoas entram. A porta estava aberta ou fechada?

Vicka: Ele estava trancada, mas Nossa Senhora abriu-a e entramos lá.

Padre Livio: Ah, como a porta se abriu? Ela se abriu sozinha?

Vicka : Sozinha. Passamos pela porta que se abriu sozinha.

Padre Livio: Entendo que Nossa Senhora é verdadeiramente a porta do céu!

Vicka : São Pedro estava à direita da porta.

Padre Lívio: Como você sabia que era São Pedro?

Vicka: Eu soube imediatamente que era ele. Com uma chave, bastante pequena, com barba, um pouco atarracada, com cabelos. Permaneceu o mesmo.

Padre Livio: Ele estava de pé ou sentado?

Vicka: Em pé, em pé perto da porta. Quando entramos, fomos em frente, caminhando, talvez três ou quatro metros. Não visitamos o céu todo, mas Nossa Senhora explicou tudo. Vimos um grande espaço cercado por uma luz que não existe aqui na terra. Vimos pessoas que não são gordas nem magras, mas são todas iguais e têm roupas de três cores: cinza, amarelo e vermelho. As pessoas andam, cantam, rezam. Existem também pequenos anjos que voam. Nossa Senhora nos disse: "Vejam como são felizes e alegres as pessoas que estão aqui no céu". É uma alegria que não pode ser descrita e que não existe aqui na terra.

Padre Livio: Nossa Senhora fez você entender a essência do Paraíso, que é a felicidade que nunca se acaba. "Há alegria no céu", disse ela em sua mensagem. Ela então fez você ver pessoas perfeitas sem nenhum defeito físico, para nos fazer entender que quando houver a ressurreição dos mortos, teremos um corpo de glória como o de Jesus ressuscitado. No entanto, gostaria de saber que tipo de roupa eles usavam. Alguma túnica?

Vieka: Sim, túnicas.

Padre Lívio: Atingiam a parte inferior dos pés ou eram curtas?

Vicka: Eram longas e chegavam até em baixo.

Padre Livio: De que cor eram as túnicas?

Vicka : cinza, amarelo e vermelho.

Padre Livio: Na sua opinião, essas cores têm significado?

Vicka: A senhora não nos explicou. Quando ela quiser, Nossa Senhora explica, mas naquele momento não nos explicou por que elas têm túnicas de três cores diferentes.

Padre Livio: Como são os anjos?

Vicka: Os anjos são como crianças.

Padre Livio: Eles têm o corpo completo ou apenas a cabeça como na arte barroca?

Vicka: Eles têm o corpo inteiro.

Padre Livio: Eles também usam túnicas?

Vicka: Sim, mas são curtas.

Padre Livio: Você pode ver as pernas então?

Vicka: Sim, porque eles não têm túnicas longas.

Padre Livio: Eles têm asas pequenas?

Vicka: Sim, eles têm asas e voam acima das pessoas que estão no céu.

Padre Livio: Uma vez Nossa Senhora falou sobre o aborto. Ela disse que é um pecado grave e quem o praticar terá que responder. As crianças, por outro lado, não têm culpa disso e são como anjinhos no céu. Você acha que os anjinhos do céu são aqueles bebês abortados?

Vicka: Nossa Senhora não disse que os anjinhos no céu são as crianças abortadas. Ela disse que o aborto é um grande pecado e que as pessoas que o fizeram, e não as crianças, respondem por isso (talvez aqui se subentenda que todas as crianças abortadas se salvam).

O SOFRIMENTO DO PURGATÓRIO

Padre Livio: Então vocês foram ao purgatório?

Vicka: Sim, depois fomos ao purgatório.

Padre Livio: Vocês percorreram um longo caminho?

Vicka: Não, o purgatório está próximo.

Padre Livio: A Madonna levou vocês?

Vicka: Sim, de mãos dadas.

Padre Livio: Ela fez vocês andarem ou voarem?

Vicka: Não, não, ela nos fez voar.

Padre Livio: Eu entendo. Nossa Senhora o transportou do Paraíso ao Purgatório, segurando sua mão.

Vicka: O purgatório também é um grande espaço. No Purgatório, no entanto, as pessoas não são vistas, mas apenas uma grande neblina e a gente sente ...

Padre Livio: O que se sente?

Vicka: A gente sente que as pessoas estão sofrendo. A gente sabe, se ouve barulhos ...

Padre Livio: Acabei de enviar meu livro para a imprensa: "Por que acredito em Medjugorje", onde escrevo que no Purgatório eles sentiriam vontade de chorar, gritar, golpear... Está certo? Eu também estava lutando para encontrar as palavras certas em italiano para entender o que você diz em croata aos peregrinos.

Vicka: Não se pode dizer que haja golpes ou até choro. As pessoas não são vistas lá. Não é como o paraíso.

Padre Livio: O que se sente então?

Vicka: Minha impressão é que eles estão sofrendo. É um sofrimento de vários tipos. Ouve-se vozes e até barulhos, como alguém que se bate ...

Padre Livio: Eles se batem?

Vicka: Sente-se isso, mas eu não conseguia ver. É difícil, padre Livio, explicar algo que você não vê. Uma coisa é sentir e outra é ver. No céu, você vê que eles andam, cantam, oram e, portanto, você pode relatar com exatidão. No Purgatório, vê-se apenas um grande nevoeiro. As pessoas que estão lá estão esperando nossas orações para irem para o céu o mais rápido possível.

Padre Livio: Quem disse que estão esperando nossas orações?

Vicka: Nossa Senhora disse que as pessoas que estão no purgatório estão esperando nossas orações para poderem ir o quanto antes para o paraíso.

Padre Livio: Veja, Vicka: a luz do Paraíso pode ser interpretada como a presença divina na qual as pessoas que estão naquele lugar de felicidade são imersas. O que o nevoeiro do purgatório significa, de acordo com você?

Vicka: Para mim, o nevoeiro é seguramente um sinal de esperança. Eles estão sofrendo, mas têm a esperança certa de que irão para o céu.

Padre Livio: Parece-me que Nossa Senhora insiste em nossas orações pelas almas no Purgatório.

Vicka: Sim, Nossa Senhora diz que eles precisam de nossas orações para irem logo ao Céu.

Padre Livio: Então nossas orações podem encurtar o purgatório.

Vicka: Se rezarmos mais, eles vão logo para o céu.

O FOGO DO INFERNO

Padre Livio: Agora conte-nos sobre o inferno.

Vicka: Sim. Primeiro vimos um grande fogo.

Padre Livio: Afaste a curiosidade: sentiu-se calor?

Vicka: Sim. Estávamos perto o suficiente e havia fogo na nossa frente.

Padre Livio: Eu entendo. Por outro lado, Jesus fala de "fogo eterno".

Vicka: Você sabe, nós estivemos lá com Nossa Senhora. Para nós, era uma maneira diferente. Entendeu?

Padre Livio: Sim, claro! Claro! Vocês eram apenas espectadores e não atores desse drama terrível.

Vicka : Vimos pessoas que antes de entrarem no fogo ...

Padre Livio: Com licença: mas o fogo era grande ou pequeno ?

Vicka: Grande. Era um grande fogo. Vimos pessoas que, antes de entrarem no fogo, eram normais; depois, quando caem no fogo, são transformados em animais horríveis. Ouvimos tantas blasfêmias e pessoas urrando e gritando.

Padre Lívio: Para mim, essa transformação de pessoas em animais horríveis significa o estado de perversão dos condenados que ardem nas chamas do ódio contra Deus. Satisfaça-me mais uma curiosidade: essas pessoas transformadas em bestas monstruosas também têm chifres?

Vicka: O que? Chifres?

Padre Livio: Aqueles que têm os demônios .

Vicka: Sim, sim. É como quando você vê uma pessoa, por exemplo, uma garota loira, que é normal antes de entrar no fogo. Mas quando ela cai no fogo e depois volta, ela se transforma num animal, como se não fosse mais uma pessoa.

Padre Livio: Marija nos disse, em entrevista à Rádio Maria, que quando Nossa Senhora lhe mostrou o Inferno durante a aparição sem porém levá-la para o além, essa loira, quando saiu do fogo, também tinha os chifres e a cauda. É assim?

Vicka : Sim, correto.

Padre Livio: O fato de as pessoas se transformarem em bestas também com chifres e um rabo para mim significa que elas se tornaram como demônios.

Vicka: Sim, é uma maneira de ser como os demônios. É uma transformação que ocorre rapidamente. Antes de cair no fogo, são normais e, quando saem, estão transformados ...

AO INFERNO, SE VAI PELA PRÓPRIA ESCOLHA

Nossa Senhora nos disse: "Essas pessoas que estão aqui no inferno foram lá por vontade própria, porque queriam ir para lá. As pessoas que vão contra Deus aqui na terra já estão começando a viver no inferno e depois continuam”.

Padre Lívio: Nossa Senhora lhe disse isso?

Vicka: Sim, sim, ela mesma disse.

Padre Lívio: Nossa Senhora disse então, se não precisamente com estas palavras, mas expressando este conceito, que ao inferno vai os que querem ir, persistindo em ir contra Deus até o fim?

Vicka: Sim, vai para lá quem quer ir, é claro. Vai quem é contra a vontade de Deus. Quem quiser, vai. Deus não envia ninguém. Todos nós temos a chance de nos salvar.

Padre Livio: Deus não manda ninguém para o inferno: foi Nossa Senhora quem disse isso ou você é que está dizendo?

Vicka: Deus não envia. Nossa Senhora disse que Deus não envia ninguém. Somos nós que queremos ir lá, por nossa escolha.

Padre Livio: Portanto, que Deus não envia ninguém, disse Nossa Senhora.

Vicka : Sim, ela disse que Deus não envia ninguém.

Padre Lívio: Ouvi ou li em algum lugar que Nossa Senhora disse que não devemos orar pelas almas do inferno.

Vicka: Para aqueles do inferno, não. Nossa Senhora disse que não oramos pelos do inferno, mas apenas pelos do purgatório.

Padre Livio: Por outro lado, os condenados do inferno não querem nossas orações.

Vicka: Eles não os querem e não servem para nada.

A ALEGRIA DE DAR ESTE TESTEMUNHO

Padre Livio: Gostaria de fazer uma pergunta que a preocupa pessoalmente. Nossa Senhora disse- lhe para dar este testemunho ao povo. Custa-lhe, ou você se sente envergonhada um pouco para dizer essas coisas que parecem quase inacreditáveis aos homens de hoje? Às vezes, até os padres estão subestimando a realidade do inferno.

Vicka: Ah, mas não! Estou muito feliz! Se você ama Nossa Senhora, quando ela lhe diz o que você deve fazer, você o faz com todo o coração. Eu sou feliz; garanto-lhe que estou realmente feliz que alguém possa ouvir, levar a sério e pensar sobre isso. É uma grande alegria termos a oportunidade de ouvir essas verdades e essa voz que Nossa Senhora nos dirige para nossa salvação.

A MÃE DE IVANKA

Padre Livio: Você não reconheceu ninguém no céu ou no inferno?

Vicka : Não, ninguém.

Padre Livio: É verdade que certa vez foi vista a mãe de Ivanka, que tinha morrido dois meses antes das aparições?

Vicka: Sim, uma vez que estivemos juntos durante a aparição , Nossa Senhora veio com a mãe de Ivanka.

Padre Livio: Você também viu?

Vieka: Sim, era a mesma de quando estava viva e estava no céu com Nossa Senhora.

É DIFÍCIL IR PARA O PARAÍSO?

Padre Livio: A mãe de Ivanka , como dizem, era uma mulher comum, como tantas outras mães. Então não é tão difícil ir para o céu.

Vicka: Não, não é difícil. Quem disse que é difícil? Basta viver uma vida cristã normal. Não há necessidade de fazer coisas extraordinárias.

Padre Livio: Certamente a melhor coisa seria ser capaz de evitar o purgatório e ir direto para o céu. Na sua opinião, como podemos fazer para evitar o purgatório e ir para o céu imediatamente após a morte?

Vicka: Temos que confiar em Deus. Nenhum de nós pode dar uma resposta definitiva sobre isso.

Padre Livio: Creio que devo começar a fazer alguma penitência nesta terra.

Vicka: Fazer penitência e muito mais, e ao fim Deus levará isso em consideração.

É DIFÍCIL TORNAR-SE SANTO?

Padre Livio: Por falar em penitência, peço que se sacrifique novamente para responder a algumas perguntas, mesmo que ouça pessoas batendo na porta e sua mãe já ter vindo duas vezes para chamá-la.

Vicka: Vá em frente, não há problema.

Padre Lívio: Como você sabe, Nossa Senhora sempre nos convidou a fazer uma jornada de santidade. Alguns, diante de uma proposta tão exigente, permanecem um pouco amedrontadas. Na sua opinião, é muito difícil tornar-se santo ? O que se deve fazer?

Vicka: Não, não é difícil. Hoje, muitas pessoas, quando Nossa Senhora nos convida a sermos santos, tomando com decisão o caminho da santidade, pensam: "Mas como posso me tornar um santo?" No entanto, Nossa Senhora não pede que sejamos santos de maneira extraordinária, como Santo Antônio, por exemplo. Em vez disso, ela nos convida a seguir um caminho simples, tentando viver um pouco a santidade todos os dias e também quer nos ensinar que a santidade não se realiza sem oração e sem boas obras.

ORAÇÃO E BOAS OBRAS CAMINHAM JUNTAS

Também nos diz que uma boa obra sem oração não é suficiente, assim como a oração sem boas obras. Ambas são necessárias e ambas caminham juntas. Nossa santidade também deve ser solicitada a Deus como um presente, um dom. Ao orarmos pelo dom da fé, devemos orar pelo dom da santidade. Para avançar no caminho da santidade não posso me limitar a ajoelhar-me todos os dias para orar, mas depois não ouvir aqueles em necessidade, não trabalhar, não ser ativo ... A minha santidade é alcançada com todas as coisas. Minha santidade cresce com a oração, mas também ajudando as pessoas, com o sacrifício, com o sofrimento. Com tudo isso, caminhamos avante e entendemos cada vez mais o que significa a santidade.

Padre Livio: Você pode, então, tornar-se santo através de uma vida muito comum .. . ?

Vicka : Claro, claro, vivendo uma vida normal.

Padre Livio: Uma mãe de uma família pode se tornar uma santa?

Vicka: Claro! Mesmo que ela já esteja tão ocupada com as muitas coisas para fazer na família, ela deve, no entanto, oferecer toda a sua família a Deus e dizer-lhe: "Aqui, quero que todos juntos na família cresçam nesse caminho de santidade". As mensagens que Nossa Senhora nos deu são o caminho para a santidade. Ao tentar vivê-los, já estamos nesse caminho.

Padre Lívio: Portanto, todos nós podemos nos tornar santos neste caminho simples que Nossa Senhora nos mostra há tanto tempo.

Vicka: Todos. Todos aqueles que quiserem .

A CONVERSÃO DURA TODA A VIDA

Pai Livio: O Madonna explicou que a mensagem mais importante que ela deu aqui em Medjugorje é a de conversão. Na sua opinião, como deve ser entendido esse convite insistente da Rainha da Paz à conversão? Uma vez ela disse: "Suplico-lhe, arrependa-se!"

Vicka : Quando Nossa Senhora convida para a versão, subentende uma jornada de toda a vida. Às vezes você ouve alguém dizer: "Eu me converti". Em vez disso, é mais preciso dizer: "comecei a me converter". Nossa conversão é um compromisso de todos os dias e ninguém pode dizer: "Eu me converti." Em vez disso, devemos repetir para nós mesmos: "Sim, eu quero, quero caminhar em minha conversão todos os dias". Então ore a Deus por esse dom, para me dar a oportunidade de entender e viver minha conversão . Aquele que se engana ao dizer que já se converteu significa que não avançou na jornada e que, para ele, conversão é apenas uma palavra. Nossa conversão é sempre um caminhar e não se pode dizer: "Eu me converti", mas , pelo contrário, deve dizer: "Eu quero me converter", e repeti-lo para a vida, dia após dia .

Padre Livio: Na sua opinião, mesmo para aqueles que estão num estado de perfeição particular, como padres, religiosos, freiras e os consagrados em geral, vale o convite de Nossa Senhora para se converterem?

Vicka: Claro! Todos vocês têm esse dom particular e esse compromisso com a santidade. Mas Nossa Senhora, quando fala, se volta para todos, para que todos possam responder.

PEDIR A CURA OU A RESISTÊNCIA?

"OBRIGADO, JESUS, PORQUE A CRUZ É GRAÇA"

Padre Livio: Ouça, Vicka uma vez - eram quatro da manhã - com você, Irmã Elvira e um grupo de seus jovens fizeram uma Via Sacra no Krizevac (Montanha da Cruz). Foi uma experiência extraordinária. Foi certamente a Via Sacra mais longa da minha vida, sendo terminada ao meio-dia. Em cada estação você fez uma oração espontânea, eu ouvi você dizer uma bela oração que soava assim: "Obrigada, Jesus, porque a cruz é graça! Obrigada, Jesus, porque a cruz é alegria" Como essas palavras maravilhosas lhe saíram do coração?

Vicka: Você sabe ... não que eu seja ... Mas é Nossa Senhora que diz que quando Deus envia-nos sofrimento ou uma cruz, este é certamente um grande presente que Deus nos dá. Nossa Senhora diz que Deus sabe por que Ele nos dá esse presente e sabe quando dá-lo e quando tirá-lo. Só podemos agradecer a Deus e dizer-lhe: "Agradeço por esse presente, e se vós tiverdes outro sofrimento ou cruz para me dar, aqui estou pronta para recebê-lo. Neste momento, peço apenas vossa força e a coragem para perseverar". Nossa Senhora diz ainda: "Você não sabe o quão valioso é o seu sofrimento diante de Deus!"

PEDIR A GRAÇA DA CURA OU DA RESISTÊNCIA?

Padre Lívio: Agora está claro de que ensinamento vieram aquelas palavras que você falou durante a Via Crucis. Mas diga-me mais uma coisa: quando alguém está doente, o que é melhor fazer? Pedir a graça da cura ou da resistência?

Vicka: Pessoalmente, penso que é melhor pedir a graça da resistência. Nossa Senhora também diz que é bom pedir a Deus que nos conceda a graça da cura ou outras graças de que precisamos, orando-lhe através dela, que é nossa Mãe. De fato, todos nós temos alguma cruz, ou alguma necessidade. Mas Nossa Senhora fica mais feliz se orarmos por suas intenções, porque ela já sabe do que precisamos. Ela diz que conhece o coração de todos nós e já sabe tudo o que queremos pedir e o concede no momento certo. Devemos orar por suas intenções e deixar a ela, quando ela achar mais apropriado, intervir junto a Deus pelas nossas necessidades.

A ORAÇÃO PELO SANTO PADRE

Padre Livio: Então é melhor orar sempre pelas intenções de Nossa Senhora?

Vicka: Sim, é sempre melhor orar por suas intenções. Ela já conhece as nossas e, se rezamos por suas intenções, ela intercede pelas nossas.

Padre Lívio: Em alguma ocasião a Madona pediu de uma maneira especial que orasse pelo Papa?

Vicka: Sim, às vezes ela nos pedia para orar pelo Santo Padre, que precisa da nossa oração.

Padre Livio: Parece-me que Nossa Senhora ama especialmente este Papa (João Paulo II), a quem ela salvou a vida.

Vicka : Mas é claro! Nossa Senhora ama de modo especial o Papa e isso se vê. Mas, como Mãe, ela ama infinitamente também cada um de nós, que somos seus filhos .

ASSUNTOS DIVERSOS E CONCLUSÃO

POR QUE POR TANTO TEMPO?

Padre Livio: Estamos chegando ao fim, mas primeiro gostaria de lhe pedir uma palavra sobre o futuro. Já faz mais de dezessete anos que Nossa Senhora aparece todos os dias aqui em Medjugorje . Antes de tudo, gostaria de perguntar: por que você acha que ela está conosco há tanto tempo?

Vicka: Uma vez perguntamos a Madonna por que ela já tem estado aqui por tanto tempo, mas ela respondeu: "Você já se cansou?" A partir desse momento, não perguntamos nada, até que ela nos diga alguma coisa.

Pai Livio: Na verdade, através de suas mensagens de quinta-feira e, em seguida, o vigésimo quinto dia do mês, Nossa Senhora explicou várias vezes o motivo pelo qual decidiu permanecer tanto tempo entre nós. Ela tem feito isso, ela diz, para nos apoiar em nossas provações, nos ensinar a orar, nos guiar pelo caminho da santidade e porque ele quer salvar todas as almas e apresentá-las a Deus. Parece-me, no entanto, que, para colher alguns frutos, ele teve que esperar muito tempo.

OLHE PARA O FUTURO

Padre Lívio: Neste longo tempo em que Nossa Senhora está passando entre nós, está preparando algo belo para o futuro da humanidade?

Vicka: Eu penso que sim. Nossa Senhora diz que estes que estamos experimentando são momentos de grande graça. Ao dizer isso, ela certamente subentende isso.

Padre Livio: Na sua opinião, por que são momentos de grande graça?

Vicka: Grande graça, porque ela ainda está conosco e nos guia, para que nos sintamos mais seguros, porque, se a Mãe está aqui conosco, há uma serenidade, uma liberdade, algo diferente... e talvez, quando ela não estiver mais... veremos. Mas agora é uma grande graça que ela esteja aqui entre nós.


OS QUE VÊM A MEDJUGORJE SÃO CHAMADOS

Padre Livio: Tenho a impressão de que aqui em Medjugorje Nossa Senhora dá graças especiais.

Vicka: Claro, claro, todos os dias!

Padre Livio: Acima de tudo, a graça da conversão. Quem chega aqui recebe essa graça da conversão que ele não teve em nenhum outro lugar.

Vicka: Certamente. Nossa Senhora chama para aqui, Medjugorje, onde ela então convida à conversão, para que as pessoas queiram abrir seus corações. Eu gostaria de dizer uma coisa: todos os que vêm aqui foram chamados, apenas chamados. Nossa Senhora chama, e não há ninguém que chegou aqui por acaso. Você acha que foi por acaso, mas é a Madonna que preparou tudo e lhe dá a chance. Então é sua vez de responder como desejar.

Padre Livio: Deus nos criou livres e ninguém pode decidir em nosso lugar. Esta é uma das mensagens mais profundas que vêm desta terra abençoada. No entanto, também depende da nossa oração se muitos se converterem. Mas, voltando à espera do futuro, com quais sentimentos devemos esperar: com esperança e alegria?

Vicka: Claro! Devemos esperar com grande esperança. Nossa Senhora, mesmo nos momentos difíceis de nossa guerra, sempre nos deu esperança e, mesmo agora, com seu sorriso, sua paz e sua alegria, dá ao mundo uma grande esperança.

"CARÍSSIMOS JOVENS, EU LHES QUERO MUITO BEM"

Padre Livio: Obrigado, Vicka , por este magnífico testemunho. Que eu saiba, você nunca havia dado outro tão completo antes, enquanto tantas pessoas a ouviam na Itália e no mundo, mesmo se você estivesse aqui em sua casinha em Medjugorje. Agora gostaria que, em conclusão, você saudasse a todos os ouvintes da Rádio Maria, especialmente os jovens e os doentes.

Vicka Queridos jovens, quero lhes dizer que amo muito vocês e que rezo especialmente por vocês e suas famílias diante da Madona. Quanto a vocês, pensem um pouco nas palavras de Nossa Senhora. Estou certa de que, lentamente, todos mudaremos, eu e todos vocês, e garanto que não deixarei de orar por vocês. E vocês, queridos ouvintes, espero que não tenham se cansado de me ouvir esse tempo todo. Eu, como vidente, também devo falar para transmitir as mensagens. Para mim isso foi uma grande alegria, e quero lhes dizer que sempre fico feliz quando tenho esta chance de cumprimentar a todos, principalmente os doentes. Oro de maneira especial por todo os que estão sofrendo, para que Deus lhes conceda força e coragem para levar esse presente da cruz, para que possam seguir em frente. Quero dizer a todos que amo muito vocês, que os carrego em meu coração e que rezo por todos e cada um de vocês. Um grande beijo para todos os ouvintes da sua Vicka.

Nota: A entrevista foi feita em italiano ao vivo com a Rádio Maria. Com a permissão de Vicka, o áudio foi levemente modificado no texto escrito, a fim de melhorar o sentido de algumas expressões.

Medjugorje , 3 de agosto de 1998, entre 14:15h/15:45h.

Traduzida do italiano pelo Administrador do Site.