VENCENDO O INIMIGO

Vencendo as Fortalezas do Inimigo


O maior campo de batalha se encontra em nossa própria mente e sentimentos. A destruição de si e dos outros, parte de dentro pra fora. Pela mente passa os terríveis e imundos pensamentos.


Escreve o célebre doutor São Paulo Apóstolo: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” (II Cor 10,4). Quais são essas fortalezas? O apóstolo responde: “O Inimigo e os nossos negativos pensamentos” (Cf. Ef 6, 10-18; Fl 4,8).


Note bem: “As fortalezas” e “os pensamentos”. As fortalezas são construídas pelo Inimigo, ou seja, o deus das trevas, e os pensamentos perturbadores são produzidos devidos o nosso desequilíbrio emocional e por incompatibilidades.


Sentimentos mórbidos, paixões doloridas, amor não correspondido, ciúme doentio, inveja, ódio, egocentrismo, hipocrisia, exacerbado desejo de sucesso, ganância por bens materiais e o arrivismo, são sentimentos demolidores de si e dos outros. São as armas fortes do Inimigo e cabe a cada um de nós não aceitar em nossa mente. Para isso temos também as armas do Deus da Luz (Tg 2, 17): “A espada do Espírito que é Palavra de Deus” (Ef 6, 17), “a oração” (Ef 6,18). O ensinamento da vitória contra o Inimigo e contra as nossas tentações. “Pensar e buscar as coisas de Deus” (Cl 3, 1-3). Nesse contexto de espiritualidade temos a mente de Cristo (1 Cor 2, 16).


Guerra espiritual e o Espirito Santo


A fonte do bem está na mente sadia e no coração de amor, e a do mal está no Inimigo, nos pensamentos, nas emoções da alma ferida, machucada e irada. Se não houver cura interior e a libertação das malignas ações, a pessoa é derrotada pela doença, pela aceitação do mal, pela perda de relacionamentos e pela desmotivação de continuar a viver.


Para que as letras aparecerem na tela do computador, elas devem ser armazenadas em algum lugar em chip de silício, no computador ou na nuvem virtual do banco de armazenamento de computadores.


Assim são com nossos pensamentos, palavras e imagens, precisam ser armazenadas na mente, da mesma forma que um computador armazena informações no banco de memória. As nossas armas no banco de dados, ou seja, pensamentos, palavras e ações da sabedoria espiritual e do comportamento do bem-estar psicológico vão proporcionar sempre a nossa defesa em prol da nossa vitória.


Nossa guerra é altamente espiritual e nossas armas são espirituais. Daí a urgência necessidade de conhecer profundamente o Espírito Santo. Seus dons, seus frutos e o seu tremendo poder! Leia por favor: (1 Cor 12, 1- 13); (Gl 5,22-25); (Ef 5,18).


O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5,5). A mente e o coração cheios do amor de Deus, da graça, paz de Cristo e a comunhão do Espírito Santo faz o cristão vencer o Inimigo e detonar as suas fortalezas.


Frei Inácio José do Vale