NÃO OLHAR PARA TRÁS


EDDIE JAKU: NÃO OLHAR PARA TRÁS.

 

(Ele escapou de Aushwittz, escreveu o seu único livro aos 100 anos, faleceu aos 101 e sempre viveu com alegre intensidade).

Morte: 12 de outubro de 2021 (101 anos); Sydney, Austrália


(Áudio de outubro 2021)


Esta semana, Parashat Vayeira conta que Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra e enviou anjos para salvar Lot e sua família. Os anjos advertiram a esposa de Lot a não olhar para trás na fuga, mas ela não resistiu, olhou para trás e se tornou um pilar de sal. Qual o significado e lição deste Episódio? Não devemos olhar para trás pois podemos nos tornar uma estátua de sal. Todos nós passamos por dificuldades e adversidades e talvez carregamos raiva, amargura, ódio etc.. Devemos fugir de nossos problemas que trazem destruição e não olhar para trás. Se ficarmos olhando para trás vivendo no passado repensando o sofrimento, nos vitimizando, nos tornaremos amargos e uma estátua de sal. O sal é muito bom, melhora o sabor da comida, mas muito sal destrói o prato. O mesmo acontece na vida: olhar para trás e aprender as lições da nossa experiência passada, faz com que nos tornemos pessoas melhores. O aprendizado das experiências negativas é como um pouco de sal que melhora a vida. Mas se vivemos no passado, focados nele, então nos tornaremos um pilar do sal, que não é comestível.




Na semana passada morreu na Austrália um homem de 101 anos, Eddie Jaku. Esse homem detém o recorde ou publicação de um livro na idade mais avançada. Há um ano, aos 100 anos, publicou seu primeiro único livro. O título é: “O homem mais feliz do mundo”. Uau! Esse homem deve ter tido uma vida fácil e teve muita sorte, uma vida abençoada! Mas não! O autor, Eddie Jaku, na verdade, era um sobrevivente no Holocausto. Seu nome original era Abraão Jacobvitz; Seus pais foram espancados na sua frente. Ele foi enviado para a Áustria por seus irmãos e seus pais morreram lá em Auschwitz, mas eles sobreviveu. Construiu uma família com filhos netos e bisnetos, e aos 100 anos publicou o seu livro homem mais feliz da terra. Ele decidiu que é a melhor vingança contra Hitler é é viver uma vida feliz. Ele escolheu comemorar seu aniversário de casamento no aniversário de Hitler para comemorar o fato de que ele encontrou amor e a felicidade para a vida e que Hitler se foi. Em seu livro ele diz que a felicidade não é algo que cai do céu, mas uma atitude que escolhemos adotar; concentrar nas bênçãos em nossas vidas, a sorte que temos de estar vivos e que cada respiração é um presente! Escolher ser feliz cada dia.




Ele diz que a felicidade é a única coisa no mundo que quanto mais se compartilha, mas ela dobra ou triplica, e, portanto, escolha ser feliz e, ainda mais, compartilhe e espalhe essa felicidade com os outros. Este herói, sobrevivente do holocausto, ensinou que o segredo para uma vida longa e feliz é não olhar para trás nas amarguras da vida. Precisamos, sim, olhar para trás de vez em quando, mas precisamos nos concentrar no futuro. Apesar de tudo que ele perdeu e tudo que sofreu, escolheu olhar para frente, celebrar a vida e ser feliz e contar suas bênçãos.




Precisamos aprender com o passado, mas não vivendo no passado. E então, ao contrário da esposa do Lot que se tornou uma estátua de sal, seremos um pilar de Alegria, amor, amizade e felicidade .(No vídeo está ininteligível o nome do narrador).



O livro todo está em:

https://www.youtube.com/watch?v=GWs1LwBokPQ


Eddie Jaku