SEGUNDA-FEIRA

09 HORAS

HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, nesta hora. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.


HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.


SALMO 18-B – HINO A DEUS, SENHOR DA LEI (“Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” Mt 5,48)

1ª ANTÍFONA – A LEI DO SENHOR ALEGRA O CORAÇÃO E ILUMINA OS OLHOS.

Vossa lei, ó Senhor, é perfeita, conforto para a alma! Vosso testemunho é fiel, sabedoria dos humildes. Vossos preceitos são precisos, alegria ao coração. Vosso mandamento é brilhante, uma luz para os olhos. O temor a vó é puro, imutável para sempre. Vossos julgamentos são corretos, e igualmente justos. Eles são mais desejáveis que o ouro refinado. Vossas palavras são mais doces do que o mel que sai dos favos. E vosso servo, instruído por elas, se empenha em guardá-las. Mas quem pode perceber suas faltas? Perdoai as que não vejo! E preservai-me do orgulho! Que ele não me domine! E assim puro, serei preservado dos delitos mais perversos. Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma! Que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor! Glória.  A LEI DO SENHOR ALEGRA O CORAÇÃO E ILUMINA OS OLHOS.


SALMO 07 – ORAÇÃO DO JUSTO CALUNIADO (“Lembrai-vos de que o juiz está às portas” - Tiago 5,9)

PARTE I

2ª ANTÍFONA – O SENHOR SE ERGUERÁ PARA JULGAR OS POVOS COM JUSTIÇA E RETIDÃO

Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me! Senhor Deus, se algum mal eu pratiquei, se manchei minhas mãos na iniquidade, se acaso fiz o mal a meu amigo, eu que poupei quem me oprimia sem razão, tende misericórdia de mim! Defendei-me do inimigo! Defendei-me no juízo, porque já decretastes a sentença! Que vos circunde assembleia das nações! Tomai vosso lugar acima dela! Sois juiz de todos os povos, julgai-me com misericórdia e segundo minha inocência! Ponde fim à iniquidade dos perversos! Confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, vós que sondais os nossos rins e corações! Glória  O SENHOR SE ERGUERÁ PARA JULGAR OS POVOS COM JUSTIÇA E RETIDÃO



PARTE II

3ª ANTÍFONA – DEUS É JUIZ QUE JULGA COM JUSTIÇA, E SALVA OS QUE TÊM CORAÇÃO RETO.

Vós sois o Deus vivo, um escudo protetor, salvais os retos de coração. Sois um juiz que julga com justiça, mas sois um Deus que ameaça cada dia. Se não convertermos para vós nossos corações, preparareis a vossa espada e o vosso arco, e contra eles voltareis vossas armas. Preparais setas mortais e os alvejais, disparais vossas flechas como raios. Eis que o ímpio concebeu a iniquidade, engravidou e deu à luz a falsidade. Cavou um buraco profundo, mas ele mesmo caiu nessa cova. O mal que fez lhe cairá sobre a cabeça, a violência recairá sobre seu crânio, mas eu vos darei graças, meu Deus, que fizestes justiça, e vos cantarei salmodiando, ó Deus Altíssimo! Glória. DEUS É JUIZ QUE JULGA COM JUSTIÇA, E SALVA OS QUE TÊM CORAÇÃO RETO.


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 


12 HORAS

HINO das doze horas – 1ª opção

Ó Deus, verdade e força, que o mundo governais, da aurora ao meio-dia, a terra iluminais. De nós se afaste a ira, a discórdia e a divisão. Ao corpo dai saúde, e paz ao coração. Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador, que vive com o Espírito convosco pelo Amor.

HINO das doze horas – 2ª opção

Canto, Senhor Deus, o vosso louvor, com fervor no coração, pois agora a hora sexta nos convida à oração, Nesta hora foi-nos dada gloriosa Salvação pela morte do Cordeiro, que na cruz trouxe o perdão. Ante o brilho de tal luz se faz sombra o meio-dia. Tanta graça e tanto brilho venho haurir, com alegria. Seja dada a glória ao Pai e ao seu Único também, com o Espírito Paráclito, pelos séculos. Amém.

SALMO 118,33-40 PARTE V – Meditação sobre a palavra de Deus na lei (“Seja realizada a tua vontade na terra, como é realizada nos céus” Mateus 6,10)

1ª ANTIFONA – GUIAI-ME NO CAMINHO DE VOSSOS MANDAMENTOS

Ensinai-me a viver vossos preceitos: quero guardá-los fielmente até o fim. Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e a guardarei de todo o coração. Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade. Inclinai meu coração às vossas leis, e nunca ao dinheiro e à avareza. Desviai o meu olhar de coisas vãs, dai-me a vida pelos vossos mandamentos! Cumpri, Senhor, vossa promessa ao vosso servo, vossa promessa garantida aos que vos temem. Livrai-me do insulto que receio, porque vossos julgamentos são suaves. Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! Glória. GUIAI-ME NO CAMINHO DE VOSSOS MANDAMENTOS


SALMO 39, 2-14.17-18 – AÇÃO DE GRAÇAS E PEDIDO DE AUXÍLIO (“Não quiseste sacrifício e oferenda. Tu, porém me formaste um corpo” - Hebreus 10,5)

PARTE I

2ª ANTÍFONA – MEU ALIMENTO, Ó PAI, É FAZER A VOSSA VONTADE!

Ao esperar, esperei em vós, Senhor, que vos inclinastes e ouvistes meu clamor. Vós me retirastes da cova da morte, e de um charco de lodo e de lama. Colocastes os meus pés sobre a rocha, devolvestes a firmeza a meus passos. Canto novo pusestes em meus lábios, um poema em vosso louvor. Muitos vejam, respeitem, adorem e esperem em vós, confiantes. É feliz quem a vós se confia, quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos. Quão imensos, Senhor, são vossos feitos! Fizestes maravilhas por nós! Quem poderá comparar-se a vós, nos desígnios a nosso respeito? Eu quisera, Senhor, publicá-los, mas são tantos! Quem pode contá-los? Não quisestes sacrifício e oblação, mas me abristes os ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e eu, então, vos disse que venho fazer a vossa vontade com prazer, como está escrito no livro. Guardo em meu coração vossa lei! Anunciei numa grande assembleia as Boas- Novas da vossa justiça, como bem o sabeis! Não fechei os meus lábios! Glória.  MEU ALIMENTO, Ó PAI, É FAZER A VOSSA VONTADE!


PARTE II

3ª ANTÍFONA – EU SOU POBRE, INFELIZ, DESVALIDO, PORÉM GUARDA O SENHOR MINHA VIDA

Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração. Narrei vosso auxílio e lealdade. Não calei vossa graça e verdade, na presença da grande assembleia. Não me negueis vosso amor! Guardem-me vossa graça e verdade, pois desgraças sem conta me cercam, minhas culpas me agarram, me prendem, e assim já não posso enxergar. Meus pecados são mais numerosos que os cabelos da minha cabeça; desfaleço e me foge o alento! Dignai-vos, Senhor, libertar-me, vinde logo socorrer-me! (...) Mas em vós se alegre e rejubile todos os que vos buscam! Que digam sempre: “É grande o Senhor! “ , os que buscam, em vós seu auxílio! Eu sou pobre, infeliz, desvalido, porém guardais minha vida, por mim vos desdobrais em carinho. Vós me sois auxílio e salvação: vinde logo, Senhor, não tardeis! Glória.EU SOU POBRE, INFELIZ, DESVALIDO, PORÉM GUARDA O SENHOR MINHA VIDA


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 


15 HORAS

HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão.

HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.


SALMO 118,41-48 PARTE VI – Meditação sobre a palavra de Deus na lei(“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” Lucas 8,21).


1ª ANTÍFONA – FELIZES OS QUE OUVEM VOSSA PALAVRA, Ó SENHOR, E A PRATICAM CADA DIA!

Senhor, que desça sobre mim a vossa graça e a vossa salvação que prometestes! Minha resposta aos que me insultam será esta: “Eu conto com a Palavra do Senhor!” Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois confio em vossos justos julgamentos! Cumprirei constantemente a vossa lei, para sempre, eternamente! Meu caminho é amplo e agradável, porque busco e pesquiso as vossas ordens. Quero falar de vossa lei perante os reis, e darei o meu testemunho sem temor! Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo! Elevarei as minhas mãos para louvar-vos e com prazer meditarei vossa vontade. Glória. FELIZES OS QUE OUVEM VOSSA PALAVRA, Ó SENHOR, E A PRATICAM CADA DIA!


SALMO 70 – PARTE I ´- SENHOR,MINHA ESPERANÇA DESDE A MINHA JUVENTUDE!  (“Sede alegres na esperança, perseverantes na tribulação” Romanos 12,12).

2ª ANTÍFONA – EM VÓS CONFIO, Ó SENHOR, DESDE A MINHA JUVENTUDE!

Em vós me refugio, Senhor, que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai minha voz, salvai-me! Sede para mim uma rocha protetora, um abrigo bem seguro que me salve! Sois a minha força e o meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio das garras do opressor e do malvado! Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio materno, o meu amparo: para vós, o meu louvor eternamente! Muitos me consideram um prodígio, mas vós sois o meu poderoso auxílio! Vosso louvor é transbordante de meus lábios, eles cantam vossa glória o dia inteiro. Não me deixeis quando chegar minha velhice, não me falteis quando faltarem minhas forças! Porque falam contra mim os inimigos, fazem planos os que tramam minha morte e dizem: “Deus o abandonou, vamos matá-lo! Agarrai-o, pois não há quem os defenda” Não fiqueis longe de mim, ó Senhor Deus! Apressai-vos, ó meu Deus, em socorrer-me! Que sejam cobertos de vergonha e humilhação os que desejam-me a desgraça! Glória EM VÓS CONFIO, Ó SENHOR, DESDE A MINHA JUVENTUDE!


PARTE II

3ª ANTÍFONA – NA VELHICE, COM OS MEUS CABELOS BRANCOS, EU VOS SUPLICO, Ó SENHOR, NÃO ME DEIXEIS!

Eu, porém, sempre em vós confiarei, sempre mais aumentarei vosso louvor! Anunciarei diariamente vossa justiça e vossas graças incontáveis. Cantarei, Senhor, vossos portentos, lembrarei vossa justiça sem igual! Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas; e na velhice, com os meus cabelos brancos, eu vos suplico, ó Senhor, não me deixeis! Vossa justiça e vossa força são tão grandes, vão além dos altos céus! Fizestes realmente maravilhas. Quem pode convosco comparar-se? Permitistes que eu sofresse grandes males (diga aqui os seus sofrimentos), mas vireis restituir a minha vida e a minha liberdade e tirar-me dos abismos mias profundos. Confortareis minha idade avançada, e de novo me havereis de consolar. Então vos cantarei ao som da harpa, celebrando vosso amor sempre fiel. Para louvar-vos tocarei o meu violão, glorificando-vos, ó Santo de Israel! A alegria cantará sobre meus lábios, e a minha alma libertada exultará! Igualmente a minha língua todo o dia, cantando, exaltará vossa justiça! Pois ficaram confundidos e humilhados os que contra mim tramavam. Glória  NA VELHICE, COM OS MEUS CABELOS BRANCOS, EU VOS SUPLICO, Ó SENHOR, NÃO ME DEIXEIS!


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal.