QUINTA-FEIRA

9 HORAS

HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, na hora terça. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.


HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.


SALMO 118,97-104 – PARTE XIII – MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Recebemos este mandamento de Deus: aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão”. 1 João 4,21)

1ª ANTÍFONA – A PLENITUDE DA LEI É O AMOR

Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei! Permaneço o dia inteiro a meditá-la! Vossa lei me faz mais sábio que os rivais, porque ela me acompanha eternamente. Fiquei mais sábio que os meus mestres, porque medito sem cessar vossa Aliança. Sou mais prudente que os próprios anciãos, porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos. Afasto os meus passos de todos os maus caminhos, porque sigo fielmente vossas ordens. Não me afasto de vossos julgamentos, porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. Como é doce ao paladar vossa palavra! Muito mais doce do que o mel na minha boca! Recebi de vossa lei inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira! Glória A PLENITUDE DA LEI É O AMOR


SALMO 24 – PRECE DE PERDÃO E CONFIANÇA (“A esperança não decepciona” - Romanos 5,5)


2ª ANTÍFONA – VOSSA VERDADE, Ó SENHOR, ME ORIENTE E CONDUZA.

Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, em vós confio: que eu não seja envergonhado e nem triunfem sobre mim os inimigos! Não se envergonha quem em vós põe a esperança, mas sim, quem nega por um nada a sua fé. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação! Em vós espero todos os dias! Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão, que são eternas! Não recordeis os meus pecados quando jovem, nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e bondade sem limites! Ó Senhor, sois piedade e retidão, e reconduzis os pecadores ao bom caminho. Dirigis os humildes na justiça, ensinais vosso caminho aos pobres. Vossos caminhos são verdade e amor para quem guarda vossa Aliança e vossos preceitos. Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, perdoai os meus pecados que são tantos! Glória  VOSSA VERDADE, Ó SENHOR, ME ORIENTE E CONDUZA.


PARTE II

3ª ANTÍFONA – VOLTAI-VOS PARA MIM, TENDE PIEDADE, PORQUE SOU POBRE, ESTOU SOZINHO E INFELIZ!


Aos que vos respeitam, Senhor, ensinais que caminho seguirem, serão felizes e viverão na abundância, e os seus filhos herdarão a nova terra. Vós vos tornais íntimo aos que vos temem e lhes dais a conhecer a vossa Aliança. Tenho os olhos sempre fitos em vós, Senhor, pois tirais os meus pés das armadilhas. Voltai-vos para mim, tende piedade, porque sou pobre, estou sozinho e infeliz! Aliviai o meu coração de tanta angústia, libertai-me das minhas aflições! Considerai minha miséria e sofrimento e concedei vosso perdão aos meus pecados! Olhai como são muitos os meus inimigos, e com que ódio violento me odeiam! Defendei a minha vida e libertai-me! Em vós confio, que eu não seja envergonhado! Que a retidão e a inocência me protejam, pois em vós coloquei minha esperança! Libertai, ó Senhor Deus, o vosso povo, de toda angústia e aflição! Glória. VOLTAI-VOS PARA MIM, TENDE PIEDADE, PORQUE SOU POBRE, ESTOU SOZINHO E INFELIZ!


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 


12 HORAS

HINO das doze horas – 1ª opção

Ó Deus, verdade e força, que o mundo governais, da aurora ao meio-dia, a terra iluminais. De nós se afaste a ira, a discórdia e a divisão. Ao corpo dai saúde, e paz ao coração. Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador, que vive com o Espírito convosco pelo Amor.


HINO das doze horas – 2ª opção

Canto, Senhor Deus, o vosso louvor, com fervor no coração, pois agora a hora sexta nos convida à oração, Nesta hora foi-nos dada gloriosa Salvação pela morte do Cordeiro, que na cruz trouxe o perdão. Ante o brilho de tal luz se faz sombra o meio-dia. Tanta graça e tanto brilho venho haurir, com alegria. Seja dada a glória ao Pai e ao seu Único também, com o Espírito Paráclito, pelos séculos. Amém.


SALMO 118,113-120 – PARTE XV – MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a observam” - Lc 11,27)


1ª ANTÍFONA – SUSTENTAI-ME, Ó SENHOR, E VIVEREI COMO DISSESTES!

Detesto os corações fingidos, mas muito amo, ó Senhor, a vossa lei! Sois meu protetor e meu escudo, vossa palavra é para mim a esperança. Longe de mim os perversos! Que se afastem, pois quero guardar os vossos mandamentos, Senhor meu Deus! Sustentai-me e viverei como dissestes. Não decepcioneis minha esperança! Amparai-me! Sustentai-me e serei salvo, e sempre exultarei em vossa lei! Desprezais os que abandonam vossas ordens, pois seus planos são engano e ilusão! Rejeitais como lixo os pecadores, por isso eu amo ainda mais a vossa Aliança! Perante vós sinto tremer a minha carne, porque temo o vosso justo julgamento! Glória. SUSTENTAI-ME, Ó SENHOR, E VIVEREI COMO DISSESTES!


SALMO 55,2-7B.9-14 – CONFIANÇA NA PALAVRA DO SENHOR (“Neste salmo se manifesta o Cristo em sua Paixão” -São Jerônimo)


2ª ANTÍFONA – É NO SENHOR QUE EU CONFIO E NADA TEMO: QUE PODERIA CONTRA MIM UM SER MORTAL?


Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, pois há tantos que me calcam sob os pés, e agressores me oprimem todo dia! Meus inimigos de contínuo me espezinham; são numerosos os que lutam contra mim! Quando o medo me invadir, ó Deus Altíssimo, porei em vós a minha inteira confiança! Confio em vós, Senhor Deus, e louvarei vossa promessa! É em vós, ó Senhor, que confio e nada temo: o que poderia contra mim um ser mortal? Eles falam contra mim o dia inteiro, desejando-me somente o mal! Armam-me ciladas, seguem meus passos, me espreitam reunidos, perseguem a minha vida! (...) Registrastes cada passo do meu exílio, recolhestes cada lágrima minha em vosso odre, e anotastes tudo isso em vosso livro. Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza de que estais comigo! Confio em vós, Senhor Deus e louvarei vossa promessa! É em vós, Senhor que eu confio e nada temo: Que poderia contra mim um ser mortal? Devo cumprir, Senhor, os votos que vos fiz, e vos oferto um sacrifício de louvor, porque arrancastes minha vida da morte e não deixastes os meus pés escorregarem, para que eu ande em vossa presença, Senhor, na luz da vida. Glória. É NO SENHOR QUE EU CONFIO E NADA TEMO: QUE PODERIA CONTRA MIM UM SER MORTAL?


SALMO 78, 1-5.8-11.13 – LAMENTAÇÃO SOBRE JERUSALÉM (“Ah! Se neste dia também tu conhecesses a mensagem de paz!” Lc 19,42)


3ª ANTÍFONA- AJUDAI-NOS, NOSSO DEUS E SALVADOR, POR VOSSO NOME, PERDOAI NOSSOS PECADOS!

Os fiéis profanaram vossa herança, Senhor, profanaram o vosso templo, reduziram Jerusalém a ruínas! Os cadáveres dos vossos servidores foram lançados aos abutres! Os corpos dos fiéis, vossos eleitos, foram lançados às feras da floresta. Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem os sepultasse! Tornamo-nos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e aos que nos cercam. Mas até quando, ó senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera?(...) Não lembreis as nossa culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e por vossa glória, libertai-nos, perdoai nossos pecados! Por que se há de dizer entre os pagãos: “Onde se encontra o seu Deus? Onde ele está?“ Diante deles que os nossos olhos vejam a vingança que tirais por vossos servos, pelo sangue que derramaram. Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer(...) Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos! Glória AJUDAI-NOS, NOSSO DEUS E SALVADOR, POR VOSSO NOME, PERDOAI NOSSOS PECADOS!



leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 

15 HORAS

HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente, e o prêmio da santa morte nos dê glória eternamente . Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que vive em plena comunhão convosco e com o Espírito de amor.


HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.


SALMO 118,121-128 – PARTE XVI – MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI. (“Maria conservava em seu coração a lembrança de todos esses fatos” - Lucas 2,51)


1ª ANTÍFONA – ASSEGURAI-ME TUDO O QUE É BOM, POIS SOU O VOSSO SERVO,Ó SENHOR!


Pratiquei a equidade e a justiça, não me entregueis nas mãos dos que me oprimem! Por isso, Senhor, assegurai-me o que é bom, não permitais que os soberbos me oprimam! Gastei os meus olhos e cansei-me de esperar-vos e de aguardar vossa justiça e salvação! Tratai-me, Senhor, conforme o vosso amor, ensinai-me os vosso desígnios! Sou vosso servo: concedei-me inteligência para que eu possa compreender a vossa Aliança! Já é tempo de intervirdes, Senhor, pois vossa lei está sendo violada! Por isso eu amo os mandamentos que nos destes, mais que o ouro, muito mais que o ouro fino! Por isso sigo bem direito as vossas leis e detesto os caminhos da mentira. Glória. ASSEGURAI-ME TUDO O QUE É BOM, POIS SOU O VOSSO SERVO,Ó SENHOR!


SALMO 127 – A PAZ DO SENHOR NA FAMÍLIA (“De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe” - Arnóbio)


2ª ANTÍFONA – ABENÇOAI-NOS, SENHOR, PARA QUE POSSAMOS VER A PAZ CADA DIA DE NOSSA VIDA!

Feliz quem vos teme, ó Senhor, e trilha o vosso caminho! Viverá do trabalho de suas mãos, será feliz, tudo irá bem! Sua esposa é uma videira bem fecunda, no coração da tua casa; os seus filhos são rebentos de oliveira ao redor de sua mesa. Será assim abençoado todo homem que vos teme, ó Senhor! Abençoai-o de onde morais, cada dia de sua vida, para que veja Jerusalém prosperar e os filhos dos seus filhos. Ó Senhor, que venha a paz para o vosso povo, que venha a paz a Israel e a todos nós. Glória. ABENÇOAI-NOS, SENHOR, PARA QUE POSSAMOS VER A PAZ CADA DIA DE NOSSA VIDA!


SALMO 128 – A RENOVADA ESPERANÇA DO POVO OPRIMIDO (“A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta” - Santo Agostinho).


3ª ANTÍFONA – O SENHOR LUTARÁ CONTRA MEUS INIMIGOS!

Quanto fui perseguido desde jovem, mas nunca me derrotaram! Os meus inimigos araram como lavradores o meu dorso, rasgando longos sulcos com o arado, mas vós, Senhor, sempre agis com justiça, e fizestes em pedaços as correias dos malvados. Que voltem para trás, envergonhados, todos os que vos odeiam! Sejam eles como a erva dos telhados, que bem antes de arrancada já secou! Esta jamais enche a mão do ceifador nem o regaço dos que juntam os seus feixes. Para estes nunca dizem os que passam: “Sobre vós desça a bênção do Senhor! Em nome do Senhor vos bendizemos! Glória.  O SENHOR LUTARÁ CONTRA MEUS INIMIGOS!


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal.