SEXTA-FEIRA

09 HORAS

HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, na hora terça. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.


HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.


SALMO 118,128-136 – Parte XVII - MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“A caridade é a plenitude da lei” - Rom 13,10)

1ª ANTÍFONA – CONFORME A VOSSA LEI, FIRMAI MEUS PASSOS, Ó SENHOR!

Os vossos testemunhos são maravilhosos, ó Senhor, por isso é que meu coração os observa. Vossa palavra, ao revelar-se me ilumina, e dá sabedoria aos pequeninos. Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos. Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam o vosso nome! Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine sobre mim a iniquidade! Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos! Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos! Os meus olhos derramaram rios de pranto, porque as pessoas não respeitam a vossa lei. Glória. CONFORME A VOSSA LEI, FIRMAI MEUS PASSOS, Ó SENHOR!


SALMO 25 – PRECE CONFIANTE DO INOCENTE (“Deus nos escolheu em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis” - Efésios 1,4)

2ª ANTÍFONA – CONFIANDO EM VÓS, SENHOR, NÃO VACILEI.

Fazei-me justiça, Senhor, porque sou inocente, e confiando em vós não vacilei. Provai-me e examinai-me! Sondai o meu coração e o meu íntimo! Tenho sempre vosso amor perante os meus olhos; vossa verdade escolhi por meu caminho. Não me assento com os mentirosos e não quero associar-me com os impostores. Detesto a companhia dos malvados, e com os ímpios não desejo reunir-me. Lavo minhas mãos como inocente e caminho ao redor de vosso altar, celebrando em alta voz vosso louvor, proclamando as vossas maravilhas. Senhor, amo a casa em que habitais e o lugar em que reside a vossa glória. Não junteis a minha alma à dos malvados, nem a minha vida aos homens sanguinários; eles têm as suas mãos cheias de crime, sua direita está repleta de suborno. Eu, porém, vou caminhando na inocência! Libertai-me, ó Senhor, tende piedade! Meu pé está firme na estrada certa e vou bendizer-vos nas assembleias. Glória. CONFIANDO EM VÓS, SENHOR, NÃO VACILEI.


SALMO 27, 1-3.6-9 – SÚPLICA E AÇÃO DE GRAÇAS (“Pai, eu te dou graças porque me ouvistes”! João 11,41)

3ª ANTÍFONA – CONFIOU EM VÓS, SENHOR DEUS, MEU CORAÇÃO, E VÓS ME AJUDASTES E ME ALEGRASTES!

A vós clamo, ó Senhor, meu Rochedo, não fiqueis surdo à minha voz! Se não me ouvirdes, terei a triste sorte dos que descem ao sepulcro! Escutai o meu clamor, a minha súplica, quando eu grito para vós, quando elevo, ó Senhor, as minhas mãos para o vosso santuário. Não deixeis que eu pereça com os malvados, com quem faz a iniquidade! Eles falam sobre a paz com o seu próximo, mas têm o mal no coração! (...) Bendito sejais, Senhor, porque ouvistes o clamor de minha súplica! Minha força e escudo sois vós, Senhor! Meu coração confia em vós. Vós me ajudastes e o meu coração se alegrou. Canto em festa vosso louvor. Sois a fortaleza do vosso povo e a salvação do vosso Ungido. Salvai e libertai o vosso povo! Abençoai a vossa herança! Sede o meu pastor e o meu guia pelos séculos eternos! Glória. CONFIOU EM VÓS, SENHOR DEUS, MEU CORAÇÃO, E VÓS ME AJUDASTES E ME ALEGRASTES!


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 

12 HORAS

HINO das doze horas – 1ª opção

Ó Deus, verdade e força, que o mundo governais, da aurora ao meio-dia, a terra iluminais. De nós se afaste a ira, a discórdia e a divisão. Ao corpo dai saúde, e paz ao coração. Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador, que vive com o Espírito convosco pelo Amor.


HINO das doze horas – 2ª opção

Canto, Senhor Deus, o vosso louvor, com fervor no coração, pois agora a hora sexta nos convida à oração, Nesta hora foi-nos dada gloriosa Salvação pela morte do Cordeiro, que na cruz trouxe o perdão. Ante o brilho de tal luz se faz sombra o meio-dia. Tanta graça e tanto brilho venho haurir, com alegria. Seja dada a glória ao Pai e ao seu Único também, com o Espírito Paráclito, pelos séculos. Amém. 


SALMO 118, 137-144 – Parte XVIII - MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Felizes o leitor e os ouvintes das palavras desta profecia, se observarem o que nela está escrito” Apocalipse 1,3).

1ª ANTÍFONA – SE EU COMPREENDER E PRATICAR O QUE DIZEIS, SENHOR, SEREI FELIZ !

Na verdade sois justo, Senhor, e vossos julgamentos são corretos! Com justiça ordenais vossos preceitos, com verdade os ordenais a toda prova. O meu zelo me devora e me consome, porque meus inimigos esquecem vossa lei. Vossa palavra foi provada e comprovada, por isso eu, vosso(a) servo(a) tanto a amo. Embora eu seja tão pequeno(a) e desprezado(a), jamais esqueço vossas leis, vossos preceitos. Vossa justiça é justiça eternamente, e vossa lei é a verdade inabalável. Angústia e sofrimento me assaltaram. Minhas delícias são os vossos mandamentos. Vossa Aliança é uma justiça eterna; ajudai-me a compreendê-la e viverei! Glória. SE EU COMPREENDER E PRATICAR O QUE DIZEIS, SENHOR, SEREI FELIZ !


SALMO 58,2-5.10-11.17-18 – ORAÇÃO DO JUSTO PERSEGUIDO (“Essas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai” - Eusébio de Cesareia)

2ª ANTÍFONA – PROTEGEI-ME, Ó MEU DEUS, CONTRA OS MEUS PERSEGUIDORES!

Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, e protegei-me contra os meus perseguidores! Libertai-me dos obreiros da maldade, defendei-me desses homens sanguinários! Ficam espreitando a minha vida, poderosos armam tramas contra mim. Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime! Investem contra mim sem eu ter culpa: despertai e vinde logo ao meu encontro! (...) Vós sois minha força, e é a vós que me dirijo, porque sois meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu Amor! Vinde com vosso amor ao meu encontro e meus inimigos serão humilhados (...) Cantarei, então, vosso poder e de manhã celebrarei vossa bondade, porque fostes para mim o meu abrigo, o meu refúgio no dia da aflição. Ó minha força, cantarei vossos louvores, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor! Glória PROTEGEI-ME, Ó MEU DEUS, CONTRA OS MEUS PERSEGUIDORES!


SALMO 59 – ORAÇÃO DEPOIS DE UMA DERROTA (“No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” João 16,33)

3ª ANTÍFONA – FELIZ O HOMEM QUE POR VÓS É CORRIGIDO, SENHOR DEUS, POIS SE FERIS, TAMBÉM CUIDAIS DA FERIDA!

Senhor, rejeitastes vosso povo e arrasastes nossas fileiras! Estáveis irado! Voltai-vos! Abalastes, partistes a terra, reparai suas brechas, pois treme. Duramente provastes o povo, e nos destes um vinho atordoante. Indicastes aos fiéis um sinal, e os pusestes a salvo das flechas. Que os vossos amados sejam livres! Vossa mão nos ajude: ouvi-nos! Falastes em vosso santo lugar: “Exultarei, repartindo Siquém, medirei o vale em Sucot. Galaad, Manassés me pertencem, Efraim é o meu capacete, e Judá, o meu cetro real. Moab é a minha bacia de banho. Coloquei sobre Edom o meu calçado, vencerei a nação Filisteia”. Quem me leva à cidade segura e a Edom, se vós rejeitais vosso povo, ó Senhor Deus, e não mais conduzis nossas tropas? Dai-nos, Senhor Deus, vosso auxílio em nossa angústia! Nada vale o socorro dos homens! Mas convosco, Senhor, faremos proezas, e ireis esmagar o opressor. Glória. FELIZ O HOMEM QUE POR VÓS É CORRIGIDO, SENHOR DEUS, POIS SE FERIS, TAMBÉM CUIDAIS DA FERIDA!


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 

15 HORAS

HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente, e nos dê glória eternamente, o prêmio da santa morte. Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que vive em plena comunhão convosco e com o Espírito de amor.


HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.


SALMO 21 – PARTE I – AFLIÇÃO DO JUSTO E SUA JUSTIFICAÇÃO (“Jesus deu um grande grito: 'Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?' “ -Mt 27,46

1ª ANTÍFONA – NÓS O VIMOS DESPREZADO E SEM BELEZA, HOMEM DAS DORES, HABITUADO AO SOFRIMENTO.

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes , e ficais longe do meu grito e da minha prece? Clamo por vós, de dia, e não me ouvis! Clamo à noite e para mim não há resposta! No entanto, vós sois o santo em vosso Templo, que habitais entre os louvores de Israel. Foi em vós que os nossos pais esperaram, e os libertastes. Seu clamor subiu a vós e foram salvos! Confiaram em vós e não foram enganados! Quanto a mim, eu sou um verme, e não um homem! Sou o opróbrio e o desprezo das nações (pagãs). Riem de mim os que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça: "Ao Senhor se confiou, ele o liberte e agora o salve, se é verdade que ele o ama! “Vós me conduzistes desde a minha concepção, e me agasalhastes no seio maternal. Desde quando vim à luz vos fui entregue! Desde o ventre de minha mãe sois o meu Deus! Não fiqueis longe de mim, porque padeço! Ficai perto, pois não há quem me socorra! Glória NÓS O VIMOS DESPREZADO E SEM BELEZA, HOMEM DAS DORES, HABITUADO AO SOFRIMENTO.


PARTE II

2ª ANTÍFONA – ELES REPARTEM ENTRE SI AS MINHAS VESTES E SORTEIAM ENTRE ELES A MINHA TÚNICA!

Por touros numerosos fui cercado, e as feras de Basan me rodearam. Escancararam contra mim as suas bocas, como leões devoradores a rugir. Eu me sinto como a água derramada, e meus ossos estão todos deslocados. Meu coração, como cera, se derrete no meu peito. Minha garganta está igual ao barro seco, minha língua está colada ao céu da boca, e por vós fui conduzido ao pó da morte! Cães numerosos me rodeiam furiosos, fui cercado por um bando de malvados. Transpassaram minhas mãos e meus pés, posso contar todos os meus ossos. Eis que me olham, e me vendo se deleitam! Repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre eles a minha túnica! Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, ó minha força, vinde logo em meu socorro! Libertai minha alma da espada, e das garras desses cães, a minha vida! Arrancai-me da goela do leão, e a mim, tão pobre, desses touros que me atacam! Anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembleia vou louvar-vos! Glória. ELES REPARTEM ENTRE SI AS MINHAS VESTES E SORTEIAM ENTRE ELES A MINHA TÚNICA!


PARTE III

3ª ANTÍFONA – QUE SE PROSTREM E ADOREM O SENHOR, TODOS OS POVOS E AS FAMÍLIAS DA NAÇÕES!

Todos os que vos temem, Senhor Deus, deem-vos louvores, que vos glorifiquem os descendentes de Jacó e toda a raça de Israel! Vós não desprezastes nem rejeitastes a miséria dos que sofrem sem amparo, nem desviastes do humilhado a vossa face, mas o ouvistes quando gritava por socorro. Sois meu louvor em meio à grande assembleia! Cumpro meus votos ante os que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que vos procuram vos louvarão: “Seus corações tenham a vida para sempre!” Que os confins de toda a terra lembrem-se disso, para que voltem a vós, Senhor, e se convertam, e se prostrem, adorando, diante de vós, todos os povos e as famílias das nações (pagãs). Somente a vós adorarão os poderosos, e os que voltam para o pó vos louvarão. Para vós há de viver a minha alma, toda a minha descendência há de servir-vos. Às futuras gerações a minha descendência anunciará vosso poder e vossa justiça. Ao povo novo que há de vir, ela dirá: “Eis a obra que o Senhor realizou!” Glória QUE SE PROSTREM E ADOREM O SENHOR, TODOS OS POVOS E AS FAMÍLIAS DA NAÇÕES!

leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal.