TERÇA-FEIRA

9 HORAS

HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, na hora terça. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.

HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.


SALMO 118,49-56 PARTE VII – Meditação sobre a palavra de Deus na lei - (“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” João 6,69)

1ª ANTÍFONA – NESTA TERRA DE EXÍLIO, GUARDAREI VOSSOS PRECEITOS

Lembrai-vos da promessa ao vosso servo, pela qual me cumulastes de esperança! O que me anima na aflição é uma certeza: vossa palavra me dá a vida, ó Senhor! Por mais que me insultem os soberbos, nunca me desviarei de vossa lei. Recordo as leis que outrora proferistes, e esta lembrança me consola o coração. Apodera-se de mim a indignação, vendo que os ímpios abandonam vossa lei. As vossas leis são para mim como canções que me alegram neste exílio. Até à noite relembro vosso nome e observo a vossa lei, ó meu Senhor! Quanto a mim, só uma coisa me interessa: cumprir, ó Senhor, vossos preceitos! Glória. NESTA TERRA DE EXÍLIO, GUARDAREI VOSSOS PRECEITOS


SALMO 12 – LAMENTAÇÃO DO JUSTO QUE CONFIA EM DEUS - (“Que o Deus da esperança vos cumule de toda a alegria” Romanos 15,13)

2ª ANTÍFONA – MEU CORAÇÃO, POR VOSSO AUXÍLIO, REJUBILE!

Até quando, ó Senhor, me esquecereis e me escondereis a vossa face? Até quando estarei triste, angustiado? Até quando o inimigo se erguerá triunfante? Olhai, Senhor meu Deus, e respondei-me! Não deixeis que se me apague a luz dos olhos e se fechem, pela morte, adormecidos! Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” Nem exulte o opressor por minha queda, pois confiei no vosso amor! Meu coração, por vosso auxílio rejubile! Que eu vos cante pelo bem que me fizestes! Glória MEU CORAÇÃO, POR VOSSO AUXÍLIO, REJUBILE!


SALMO 13 E 52 – A INSENSATEZ DOS ÍMPIOS (“Onde avultou o pecado, a graça excedeu” Romanos 5,20)

3ª ANTÍFONA – DEUS ENCERROU TODOS OS HOMENS NO PECADO PARA TER MISERICÓRDIA DELES TODOS.

O insensato não crê em vós, Senhor! Corrompeu-se em ações abomináveis, não faz o bem! Vós vos inclinais lá dos céus sobre os filhos de Adão, para ver se resta um homem de bom senso que ainda busque a vós, Senhor Deus! Mas todos eles igualmente se perderam, corrompendo-se uns aos outros! Já não há mais nenhum que faça o bem,não existe um sequer! Será que não percebem os malvados quanto exploram o meu povo? Eles devoram o meu povo como pão e não vos invocam, Senhor! Mas um dia vão tremer de tanto medo, onde não há o que temer, porque estais com o justo, Senhor Deus, mas fizestes dispersar até os ossos os que o assediavam. Podem todos rirem da esperança dos humildes, mas vós sois o seu refúgio! Eles ficaram todos cheios de vergonha, porque vós os rejeitastes. Que venha logo, de Sião, a salvação de Israel! Quando reconduzirdes, Senhor, do cativeiro os deportados do vosso povo, que júbilo e festa em Jacó, que alegria em Israel! Glória. DEUS ENCERROU TODOS OS HOMENS NO PECADO PARA TER MISERICÓRDIA DELES TODOS.


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 


12 HORAS

HINO das doze horas – 1ª opção 

Ó Deus, verdade e força, que o mundo governais, da aurora ao meio-dia, a terra iluminais. De nós se afaste a ira, a discórdia e a divisão. Ao corpo dai saúde, e paz ao coração. Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador, que vive com o Espírito convosco pelo Amor. 


HINO das doze horas – 2ª opção 

Canto, Senhor Deus, o vosso louvor, com fervor no coração, pois agora a hora sexta nos convida à oração. Nesta hora foi-nos dada gloriosa Salvação pela morte do Cordeiro, que na cruz trouxe o perdão. Ante o brilho de tal luz se faz sombra o meio-dia. Tanta graça e tanto brilho venho haurir, com alegria. Seja dada a glória ao Pai e ao seu Único também, com o Espírito Paráclito, pelos séculos. Amém. 


SALMO 118,57-64 PARTE VIII – Meditação sobre a palavra de Deus na lei - (“Sois uma carta de Cristo, escrita não em tábuas de pedra, mas nos corações – 2 Coríntios 3,3)

1ª ANTÍFONA – FICO PENSANDO, Ó SENHOR NOS MEUS CAMINHOS! ESCOLHI GUIAR MEUS PASSOS NA VOSSA LEI.

Observar vossas palavras, Senhor, é a parte que escolhi por minha herança! De todo o meu coração eu vos suplico: piedade para mim! Vós o prometestes! Fico pensando, ó Senhor, nos meus caminhos; escolhi guiar meus passos na vossa lei. Eu me apresso, sem perder um só instante, em praticar todos os vossos mandamentos. Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, nem assim esquecerei a vossa lei. Alta noite eu me levanto e vos dou graças pelas vossas decisões leais e justas. Sou amigo dos fiéis que vos respeitam e dos que observam vossas leis. Transborda em toda a terra o vosso amor; ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Glória FICO PENSANDO, Ó SENHOR NOS MEUS CAMINHOS! ESCOLHI GUIAR MEUS PASSOS NA VOSSA LEI.


1ª TIMÓTEO 3,16 – JESUS CRISTO ACEITO NO MUNDO INTEIRO

2ª ANTÍFONA – VINDE TODOS LOUVAR O SENHOR!

R – Que todos os povos vos louvem Senhor, que vos manifestastes em nossa carne, justificados pelo Espírito Santo! R- Que todos os povos vos louvem, Senhor Jesus Cristo, contemplado pelos anjos, anunciado aos povos e nações! R- Que todos os povos vos louvem, Jesus Cristo, aceito pela fé no mundo inteiro, e na glória de Deus Pai exaltado. R- Que todos os povos vos louvem! Glória VINDE TODOS LOUVAR O SENHOR!


SALMO 53 – PEDIDO DE AUXÍLIO - (“O profeta reza para escapar, em nome do Senhor, à maldade de seus perseguidores” Cassiano)

3ª ANTÍFONA – QUEM ME PROTEGE E ME AMPARA É MEU DEUS, É O SENHOR QUEM SUSTENTA A MINHA VIDA

Por vosso nome salvai-me, Senhor! Por vossa força, fazei-me justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai minhas palavras! Contra mim orgulhosos se insurgem, e violentos perseguem-me a vida! Não há lugar para vós aos seus olhos! Quem me protege e me ampara sois vós, ó meu Deus! Sois vós, Senhor, quem sustenta a minha vida! (...) Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria! Quero louvar, ó Senhor, vosso nome, cantar vosso nome que é bom! Pois me livrastes de toda a angústia, e vi meus inimigos humilhados! Glória. QUEM ME PROTEGE E ME AMPARA É MEU DEUS, É O SENHOR QUEM SUSTENTA A MINHA VIDA


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 


15 HORAS

HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente, e nos dê glória eternamente, o prêmio da santa morte. Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que vive em plena comunhão convosco e com o Espírito de amor.


HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.


SALMO 118,65-72 – PARTE IX – MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI. (“Seu preceito é vida eterna” - JOÃO 12,50)

1ª ANTÍFONA – A LEI DE VOSSA BOCA, PARA MIM, VALE MAIS DO QUE MILHÕES EM OURO E PRATA

Tratastes com bondade, Senhor, este(a) vosso(a) servo(a), como havíeis prometido! Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! Antes de ser provado por vós, eu me perdera; mas agora sigo firme em vossa lei! Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade! Forjam calúnias contra mim os orgulhosos, mas de todo o coração vos sou fiel! Seus corações são insensíveis como pedra, mas encontro, em vossa lei, minhas delícias! Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade! A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata! Glória. A LEI DE VOSSA BOCA, PARA MIM, VALE MAIS DO QUE MILHÕES EM OURO E PRATA


SALMO 73 – LAMENTAÇÃO SOBRE O TEMPLO DEVASTADO(“Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma” Mt 10,28)

2ª ANTÍFONA – RECORDAI-VOS DESTE POVO QUE OUTRORA ADQUIRISTES!

Ó Senhor, por que razão nos rejeitastes para sempre e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais? Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes, desta tribo que remistes para ser a vossa herança, e do monte de Sião que escolhestes por morada! Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína! O inimigo destruiu todas as coisas no santuário, e rugindo como feras, no local das grandes festas, puseram suas bandeira, vossos ímpios inimigos. Pareciam lenhadores derrubando uma floresta, ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos. Ó Senhor, puseram fogo até no vosso santuário! Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais! Entre si eles diziam: “ Destruamos de uma vez!” E os templos desta terra incendiaram totalmente. Já não vemos mais prodígios, já não temos mais profetas, ninguém sabe, entre nós, até quando isto será! Até quando, Senhor, vai blasfemar o inimigo? Porventura ultrajará eternamente o vosso nome? Por que motivo retirais a vossa mão que nos ajuda? Por que retendes escondido vosso braço poderoso? Glória. RECORDAI-VOS DESTE POVO QUE OUTRORA ADQUIRISTES!


PARTE II

3ª ANTÍFONA – LEVANTAI-VOS, SENHOR DEUS, E DEFENDEI A VOSSA CAUSA!

No entanto, fostes vós o nosso Rei desde o princípio, e só vós realizais a salvação por toda a terra. Com vossa força poderosa dividistes vastos mares e quebrastes as cabeças do Leviatã e o jogastes como pasto para os monstros do oceano. Fizestes irromper fontes de águas e torrentes e fizestes que secassem grandes rios caudalosos. Só a vós pertencem o dia e a noite; criastes e fixastes no céu o sol e a lua. Marcastes os limites da terra, formaste o verão, criastes o inverno. Recordai-vos, ó Senhor, das blasfêmias do inimigo e de um povo insensato que maldiz o vosso nome! Não entregueis ao gavião a vossa ave indefesa, não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres! Recordai vossa Aliança! A medida transbordou, porque nos antros desta terra só existe violência! Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno, mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente! Levantai-vos, Senhor Deus e defendei a nossa causa! Recordai-vos do insensato que blasfema o dia todo! Escutai o vozerio dos que gritam contra vós, e o clamor sempre crescente dos que vos são rebeldes! Glória. LEVANTAI-VOS, SENHOR DEUS, E DEFENDEI A VOSSA CAUSA!


leituras da Sta. Missa: VER SITE DA CNBB


OFÍCIOS DO DIA - para as leituras e as orações de cada dia

ou

Ofício Divino para todas as horas e a Santa Missa com leituras e orações. Em português de Portugal. 

\