NOME POPULAR
uvaia, uvaieira, uvalha, uvalha-do-campo, urvaia
NOME CIENTÍFICO
Eugenia pyriformis Cambess.
FAMÍLIA
Myrtaceae
DESCRIÇÃO
Características morfológicas - Altura de 6-15 m, dotada de copa estreira e alongada, com tronco geralmente ereto, de 30-50 cm de diâmetro, revestido por casca parda e descamante. Ramos jovens e folhas com tricomas prateados na face abaxial, folhas adultas elíptico-alongadas a lanceoladas, subcoriáceas de 4-7 cm de comprimento por 2cm de largura, com pecíolo de 0,5 cm de comprimento. Flores solitárias, axilares, brancas. Fruto drupa subglobosa, com polpa carnosa, contendo 1-2 sementes (LORENZI, 2008).
Utilidade - A madeira é empregada apenas localmente para mourões, estacas, postes e para lenha e carvão. A árvore apresenta características ornamentais graças a forma delicada da copa e a beleza da folhagem. Apesar pela inconveniência causada pela queda dos frutos, é recomendável sua utilização no paisagismo. Seus frutos são comestíveis e muito apreciados para o consumo na forma de sucos, razão pela qual é largamente cultivada em omares domésticos; são também muito consumidos por várias espécies de pássaros, o que a torna recomendável para reflorestamentos de áreas degradadas (LORENZI, 2008).
Informações ecológicas - Planta semidecídua, heliófita e seletiva higrófita, bastante comum nas submatas mais abertas dos pinhais. É particularmente frequente nas formações abertas das florestas semidecídua de altitude e da bacia do Rio Paraná nos estados sulinos (LORENZI, 2008).
OCORRÊNCIA
São Paulo ao Rio Grande do Sul, na encosta atlãntica, floresta de araucária e ombrófila mista do Planalto Meridional.
SUCESSÃO ECOLÓGICA
Secundári
FRUTO COMESTÍVEL?
Sim, muito apreciado na forma de sucos e drinks.
ÉPOCA DE FRUTIFICAÇÃO
Setembro-Janeiro
ÉPOCA DE FLORAÇÃO
Agosto-Setembro
DISPERSÃO DE SEMENTES
Zoocórica
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LORENZI, Harri. ÁRVORES BRASILEIRAS: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do brasil. 5. ed., pag. 292, Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008. 368 p.
Mapa de ocorrência natural da espécie (Fonte: Programa REFLORA/CNPq)
Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/consulta/ficha.html?idDadosListaBrasil=10517>. Acesso em: 09 out. 2025
Mapa de localização da espécie no campus da Unicamp / Campinas-SP (CAVALHERI, 2025)
Fonte: Em Ação | Cadeia produtiva da uvaia. YouTube, 9 set. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-Y2Hj_GiVj4