NOME POPULAR
ipê-branco, pau-d'arco, ipê-do-cerrado
NOME CIENTÍFICO
Tabebuia roseo-alba (Ridl.) Sand.
FAMÍLIA
Bignoniaceae
DESCRIÇÃO
Características morfológicas - Altura de 7-16 m, com tronco de 40-50 cm de diâmetro. Folhas compostas trifoliadas; folíolos levemente pubescentes em ambas as faces, os menores com 6-11 cm de comprimento e o maior com 8-13 cm.
Utilidade - A madeira pode ser empregada na construção civil, principalmente para acabamentos internos. A árvore é extremamente ornamental, não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde-azulada e forma piramidal da copa. É ótima para o paisagismo em geral, o que já é aplamente utilizada; é particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas, dado ao seu porte não muito grande. Em função de sua adaptação à terrenos secos e pedregosos, é muito útil para reflorestamentos nesse tipo de ambiente, destinados à recomposição da vegetação arbórea.
Informações ecológicas - Planta decídua, heliófita e seletiva xerófita, característica de afloramentos rochosos e calcários da floresta semidecídua. Ocorre tanto no interior da mata primária como nas formações secundárias. É esparsamente encontrada também na caaringa do nordeste brasileiro. É particularmente frequente nos terrenos cascalhentos das margens do pantanal matogrossense. Produz anualmente grande quantidade de sementes, facilmente disseminadas pelo vento.
OCORRÊNCIA
Norte do estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, na floresta latifoliada semidecídua.
SUCESSÃO ECOLÓGICA
Secundária
FRUTO COMESTÍVEL?
Não
ÉPOCA DE FRUTIFICAÇÃO
Outubro a novembro
ÉPOCA DE FLORAÇÃO
Agosto a outubro
DISPERSÃO DE FRUTOS E SEMENTES
Anemocoria, dispersão de smentes pelo vento
VETOR DE POLINIZAÇÃO
Abelhas e beija-flores
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. I, pag. 53, Harri Lorenzi. -- Nova Odessa, SP : Editora Plantarum
Mapa de ocorrência natural da espécie (Fonte: Um Pé de Quê? disponível em: http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=615)
Fonte: UM PÉ DE QUÊ? Copaíba. YouTube, 20 out. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-JlMMbU200I