NOME POPULAR
mabolo, pêssego-da-índia, maçã-de-veludo, butter persimmon
NOME CIENTÍFICO
Diospyros philippensis (Ders.) Gurke
FAMÍLIA
Ebenaceae
DESCRIÇÃO
Características morfológicas - Árvore perenefólia, dioica, de copa densa e alongada, de 15-30 m de altura, originária das Filipinas. Folhas simples, pecioladas, de lâmina coriácea, lisa e lustrosa na face superior e prateado-pubescente na inferior, de 15-22 cm de comprimento. Flores formadas em agosto-setembro, quase sésseis, esbranquiçadas e tomentosas, as masculinas agrupadas em pequeno número e as femininas solitárias. Frutos ao geral dispostos em pares, subglobosos, denso-pubescentes, de cor amarronzada, alaranjada ou vermelho-púrpura, de 8-10 cm de diâmetro, com polpa carnosa branco-amarelada, cremosa, de sabor doce e agradável, contendo no centro 4-8 sementes, formados no verão.
Utilidade - É esporadicamente cultivada em pomares de regiões tropicais do Brasil. Os frutos, após a remoção da casca, devem ser fatiados e gelados antes do consumo; quando preparados a maneira de batatas fritas, constituem excelente acompanhamento para carnes vermelhas.
OCORRÊNCIA
O fruto mabolo "Diospyros philippensis (Ders.) Gurke" é originário das Filipinas e também de outras regiões do Sudeste Asiático, como Taiwan e Indonésia.
SUCESSÃO ECOLÓGICA
FRUTO COMESTÍVEL?
Sim
ÉPOCA DE FRUTIFICAÇÃO
Verão
ÉPOCA DE FLORAÇÃO
Agosto a setembro
DISPERSÃO DE FRUTOS E SEMENTES
Zoocoria
VETOR DE POLINIZAÇÃO
Abelhas
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LORENZI, Harri; LACERDA, Marco Túcio Côrtes de; BACHER, Luis Benedito. Frutas no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2015.
Mapa de localização da espécie no campus da Unicamp / Campinas-SP (CAVALHERI, 2025)