ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DAS OCORRÊNCIAS POLICIAS E MENSAL NO INSTITUTO MÉDICO LEGAL - IML
Coleta, diariamente, informações sobre os crimes ocorridos em Maracanaú, registradas no 14º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Ceará, Base do Policiamento Comunitário da Polícia Militar através do Ronda do Quarteirão que atua em Maracanaú, Delegacias de Policias Civis, Guarda Municipal, dentre outros órgãos, visando à implementação de Políticas Públicas que inibam a violência. E, mensalmente, é coletado junto ao Instituto Médico Legal - IML Fortaleza informações que complementam o Relatório Diário de Ocorrências Policiais.
COMAD
O conselho Municipal de Drogas - COMAD foi criado pela Lei Municipal Nº 1.293, de 26 de março de 2008, como principal objetivo o enfrentamento direto no combate às drogas na juventude com atividades como o tratamento,recuperação e reinserção social de dependentes e a prevenção ao uso indevido e à disseminação do tráfico ilícito de drogas e substâncias.
COBAM
Durante as grandes festas ocorridas em Maracanaú, a Assessoria cadastra os comerciantes e barraqueiros que vendem bebidas alcoólicas no evento e nas suas proxi-midades. Na oportunidade, é distribuído cópias de leis e fixação cartazes no estabelecimento com intuito de conscientizar os proprietários sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores. Além das festas a equipe também visita bairros e faz a conscientização nos bares da região.
PROJETO CINEMA NAS ESCOLAS
Projeto voltado para os estudantes do Município, o evento acontece na própria escola, nas turmas manhã e tarde, tendo dois focos: o resgate de valores familiares e sociais, através da cultura de paz, e a prevenção da gravidez na adolescência.
PROJETO CADEIA PÚBLICA DE MARACANAÚ
A Prefeitura de Maracanaú e a Secretaria de Justiça e Cidadania firmaram um novo convênio e a equipe da Defesa Social visita periodicamente a Cadeia Pública, com o intuito de contribuir no andamento dos processos e na ressocialização dos detentos. Para tanto, a equipe visita periodicamente a família de alguns detentos com o intuito de detectar áreas de intervenção. Uma das resoluções pretendidas e que está sendo estudas pela equipe é o encaminhamento, de prioridades a serem realizadas para o bem-estar destas famílias, aos órgãos competentes do Município. A coleta de informações sobre os processos dos detentos e o acopanhamento psicossocial é realizado através de três estagiários, um estudante de Direito, um de Ciências Sociais e outro de Psicologia. Além disso, a Cadeia Pública possui uma Escola, na qual ocorre aulas de várias séries, como também, aulas de informática com computadores cedidos pela Prefeitura.
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - CVV
Com o objetivo de reduzir o índice de suicídios em Maracanaú, é realizado um trabalho corpo a corpo, de divulgação do CVV, distribuindo panfletos e cartazes enfocando a valorização da vida, como também entrevistas nas Rádios locais e distribuição de panfletos nos grandes eventos.
MINI FÓRUNS DE DEFESA SOCIAL NAS COMUNIDADES
A Assessoria de Defesa Social vem realizando junto à sociedade maracanauense Míni Fóruns, em que a comunidade é informada quanto aos projetos executados por essa Assessoria, bem como são discutidos problemas que atingem o cotidiano da população. O Míni Fóruns é realizado por meio de reuniões, a população passa a conhecer os projetos da Defesa Social e debate os problemas que atingem as comunidades.