Resolvendo Cubos Grandes Sem Decorar
4.b. Resolvendo os edges de 3 arestas da primeira camada
Novamente basta usar o movimento de “vai, troca e volta” com reposicionamentos se necessário.
Às vezes os edges de mesmas cores estão agrupados, ou então é possível agrupá-los com movimentos de camadas paralelas à primeira. Nesses casos é possível fazer a troca de duas ou mais peças simultaneamente, é só uma questão de observação.
Quando os edges de interesse se encontram nas arestas laterais é bem fácil visualizar e realizar a troca. Veja o exemplo da Figura 4.3, clicando em play (▷).
Se o edge estiver na camada D e numa posição desfavorável use a "camada livre” para colocá-lo numa aresta lateral. Veja o exemplo da Figura 4.4, clicando em play (▷), onde a "camada livre" está indicada em rosa e o edge desejado está numa posição desfavorável.
Para saber as cores corretas nas faces laterais basta seguir a peça central no caso dos cubos ímpares, como ocorre no 3x3x3 (as peças centrais sempre conservam suas posições relativas no espaço). Veja na Figura 4.5 o caso do 5x5x5.
No caso de cubos pares, antes de resolver os edges das 3 primeiras arestas convém resolver dois cantos vizinhos na primeira camada, assim teremos as indicações das cores corretas para 3 faces laterais, veja na Figura 4.6 o caso do 6x6x6. Esses dois cantos podem ser resolvidos com o movimento de “vai, troca e volta” como já visto no guia sobre a solução do cubo 3x3x3.
Fonte do aplicativo: animcubejs.cubing.net/animcubejs.html