Só leva 1 minuto!
Entendendo a Origem dos Erros de Paridade e Resolvendo sem Decorar
3. Caso 2: Erro de paridade PLL (permutação de dois cantos)
Sem dúvida esse erro de paridade parece o mais absurdo. Sabemos muito bem que é impossível permutar dois cantos num 3x3x3, e isso também é verdade para qualquer outro cubo 4x4x4 ou superior! Então como podemos ver apenas dois cantos trocados?
Novamente trata-se de uma ilusão. Muitos erros se sobrepõem nesse caso “anulando” muitos efeitos e dando como resultado final a aparência de que apenas dois cantos permutaram.
Para entender a origem desse erro de paridade vamos voltar a um cubo 3x3x3. Num cubo 3x3x3 também é possível produzir um erro de paridade PLL, mas nesse caso dois cantos ficam trocados sempre simultaneamente a dois edges trocados, como mostra a Figura 3.1. Arraste o mouse sobre a imagem para girar e observar o cubo ou clique em play (▷).
Veremos, em detalhes, como esse erro de paridade é produzido num 3x3x3. Vamos começar com a comutação de três cantos na camada superior, mas tomando o cuidado de manter a face superior (azul) intacta. Para você que conhece comutadores isso é muito fácil; veja uma possibilidade, em detalhes, na Figura 3.2, clicando em play (▷), no final giramos o cubo em y para ver como ficaram os cantos nas faces laranja e amarela.
Perceba, no final da animação, que os dois cantos à frente (camada F) são os únicos da camada U que possuem a mesma cor na face lateral (no caso a cor laranja). Gire o cubo com o mouse ao redor do eixo y para verificar.
Vamos então tentar “acertar” a camada U com as faces laterais, mas sem comutar os cantos. Nesse caso começamos realinhando as faces, depois aplicamos um reposicionamento e em seguida comutamos 3 edges. Veja essa operação em detalhes na Figura 3.3 clicando em play (▷).
Note que, ao final, conseguimos acertar a face laranja e quase totalmente a face branca. Gire o cubo com o mouse em 180ᐤ ao redor do eixo y (y2) para observar o outro lado e você verá que chegamos exatamente ao erro de paridade inicialmente visto.
Esse mesmo erro pode, portanto, ser provocado num 4x4x4, basta assumir que os edges estão “colados” como se fosse um cubo 3x3x3, como mostra a Figura 3.4. Porém, num 4x4x4, os edges podem sofrer o erro de paridade visto no caso 1, ou seja, a aparente permutação de dois pares de edges. Vamos provocar então esse erro do caso 1 entre os edges amarelos e vermelhos da camada U na Figura 3.4, clique em play (▷).
E assim produzimos o aparente absurdo de permutação entre dois cantos. Veja que esse erro de paridade na verdade é provocado pela sobreposição de dois erros de paridade, o erro de paridade entre dois cantos e dois edges, que já acontece num cubo 3x3x3, e mais o erro de paridade visto no caso 1.
Isso significa que esse erro de paridade é fundamentalmente provocado pela rotação de 90ᐤ de uma camada externa em relação à sua camada par que está do lado oposto. O arranjo final ocorre pela sobreposição de comutações de cantos, edges e de outro erro de paridade, já visto no caso 1.
Como resolver esse erro de paridade?
Bem, agora que você sabe como ele é criado, basta fazer o contrário.
A dica desse guia é efetuar logo no início a comutação entre 3 cantos da camada onde ocorre o erro e que ao mesmo tempo tem a face com todas as cores corretas. No nosso exemplo anterior isso só acontece para a camada U. Escolha uma comutação que coloque a mesma cor dos cantos na face em que se observa os dois erros simultaneamente. No nosso exemplo, você deveria comutar os cantos de tal maneira a deixar, na face vermelha, ambas as cores dos cantos amarelas ou ambas as cores brancas.
Para mudar um pouco o que já foi feito vamos comutar os cantos da camada U do nosso exemplo deixando os cantos brancos sobre a face vermelha, contudo mantendo a integridade da face superior (azul). A Figura 3.5 mostra em detalhes esta comutação, clique em play (▷).
Agora é só fazer um giro de 90ᐤ da camada U para que os cantos casem com as faces de cores correspondentes e então efetuar um comutador nos edges, como se fossem “colados”, acertando duas das arestas. A Figura 3.6 mostra todos os detalhes, clique em play (▷).
Sobrará apenas o erro PLL visto no caso 1 e que já sabemos como resolver.
Note que esse erro de paridade PLL, com somente 2 cantos trocados, só pode ocorrer em cubos pares, isto é, 4x4x4, 6x6x6, etc. Todos os cubos ímpares apresentarão o erro de paridade de 2 cantos trocados sempre associado a 2 edges centrais trocados, como vimos para o 3x3x3. Veja na Figura 3.7 exemplos desse erro de paridade, 2 cantos + 2 edges centrais, em cubos ímpares maiores que o 3x3x3.
Figura 3.7
Fonte do aplicativo: animcubejs.cubing.net/animcubejs.html