Resolvendo Cubos Grandes Sem Decorar
4.a. Resolvendo os centros da primeira face
Essa etapa é bem simples e as dicas são as seguintes:
Se o cubo for ímpar a peça central da face é que determina a cor, todos os outros centros devem ser montados em função dela.
Se o cubo for par comece por uma face que apresente o maior número possível de peças da mesma cor ou gire algumas camadas internas para acertar um pouco a cor desejada.
Mantenha a face sendo resolvida para cima. Fazendo movimentos de “vai, troca e volta” troque os centros da face de cima com os centros das faces laterais. Pequenos reposicionamentos serão necessários de acordo com as famílias que as peças pertencem. Veja o exemplo da Figura 4.1.
Um reposicionamento é feito para que o lugar laranja, pertencente à mesma família do centro branco na lateral, fique na mesma posição relativa (clique em avançar (⧐) na Figura 4.1). Além de preparar para a troca isso facilita a verificação de que tanto o lugar desejado quanto a peça da lateral pertencem à mesma família.
Agora fazemos outro reposicionamento (clique em avançar (⧐) na Figura 4.1), “tirando o centro branco do caminho”, para depois fazermos o movimento de “vai, troca e volta” (clique em play (▷) na Figura 4.1).
Basta repetir esse procedimento para todas as faces laterais até que os centros da face superior fiquem quase ou totalmente resolvidos. Às vezes é possível resolver 2 ou mais peças simultaneamente, caso estejam agrupadas numa das faces. A prática fará com que você veja essas possibilidades com mais facilidade.
Se no final restarem centros na face oposta àquela que está sendo resolvida, isto é, na camada D do nosso exemplo, basta fazer um movimento de “vai, troca e volta” para colocar esses centros nas faces laterais e resolver como antes. Veja o exemplo da Figura 4.2, clicando em play (▷), que tira um centro branco da camada D (embaixo do cubo) e o coloca na lateral para depois ser resolvido.
Perceba que o movimento de troca não pode ser feito girando uma camada interna, pois isso desarrumaria as peças brancas que se encontram na face lateral oposta. Sempre faça a troca girando a camada externa.
Uma vez que o centro se encontra na face lateral é só resolver como antes, com reposicionamentos simples e com o movimento de “vai, troca e volta”, como no exemplo da Figura 4.1.
Fonte do aplicativo: animcubejs.cubing.net/animcubejs.html