Entendendo a Origem dos Erros de Paridade e Resolvendo sem Decorar
4. Caso 4: Erro de paridade OLL (desorientação de dois edges)
Como resolver esse erro de paridade?
Agora que você sabe como produzi-lo fica fácil desfazê-lo. A dica desse guia é que você comece com a comutação de 3 edges deixando o erro de paridade numa mesma camada interna (erro PLL do caso 3).
A título de exemplo, e para ficar diferente do que já foi feito, vamos pegar o resultado anterior e fazer a comutação indicada pelas setas verdes na Figura 4.10. A Figura 4.11 mostra essa comutação com detalhes, clique em em play (▷).
Figura 4.10
A partir daí, de maneira similar ao caso 2, comute 3 edges da camada contendo o erro de tal maneira a deixar as faces dos edges problemáticos com a mesma cor numa mesma face. Nesse nosso exemplo podemos optar por edges com a cor vermelha na face azul ou com a cor laranja na face azul, tanto faz. Para continuar o exercício vamos escolher ambos os edges laranjas sobre a face azul. Retirando a camada R para ver melhor, na Figura 4.12, a comutação a ser feita está indicada pelas setas verdes. Depois de feita essa comutação basta girar a camada Rm para colocar as cores dos edges nos lugares corretos. A Figura 4.13 mostra a comutação dos edges e seu alinhamento final em detalhes , clique em play (▷).
Figura 4.12
No final restam somente os centros das quatro faces para serem comutados. Isso pode ser feito da mesma maneira apresentada anteriormente, face a face, ou usando comutadores e conjugados um pouco mais elaborados. Para variar um pouco, no lugar de fazermos face a face com 3 comutadores, usaremos 2 comutadores acertando 2 faces de cada vez. Veja os detalhes na Figura 4.14, basta clicar em play (▷).
Convém observar que, assim como no caso 1, esse erro de paridade OLL (ou o PLL do caso 3) só ocorre para edges que têm seu respectivo par eqüidistante do centro na aresta. Ou seja, esse erro nunca ocorre com o edge central em uma aresta de um cubo ímpar, 3x3x3, 5x5x5, 7x7x7, etc. Veja a seguir algumas possibilidades de erro de paridade OLL em cubos maiores que o 4x4x4 na Figura 4.15.
Figura 4.15
É importante perceber também que os erros OLL em cubos grandes, como o 6x6x6 ou o 7x7x7 da Figura 4.15, não precisam estar, necessariamente alinhados numa mesma aresta. Veja exemplos dessas variações do OLL no 6x6x6 na Figura 4.16 clicando em play (▷).
Da mesma maneira, o erro de paridade "irmão" desse erro OLL, ou seja, o PLL do caso 3, não precisa, necessariamente, ter os edges trocados na mesma camada, permutações podem fazer com que ocorra em camadas, ou arestas, separadas. Veja exemplos dessas variações na Figura 4.17 clicando em play (▷).
Concluímos, portanto, que, tanto o erro PLL do caso 3 quanto o OLL do caso 4 são, na verdade, o mesmo erro; somente com diferentes permutações de edges no final. Quando essa permutação final ocorre entre edges com as mesmas cores o erro acontece na mesma aresta; assim, é chamado de OLL porque nos dá a ilusão de ter ocorrido apenas uma desorientação (flip) das peças.
Fonte do aplicativo: animcubejs.cubing.net/animcubejs.html