Entendendo e Resolvendo o Cubo de Rubik sem Decorar
6. O método de Frey e Singmaster
Agora que você já é capaz de montar uma camada do cubo com facilidade está na hora de começar a aprender um método, ou estratégia, para a solução completa do cubo. Existem vários deles, certamente o mais antigo é o método das camadas, onde você monta o cubo em 3 camadas consecutivas, geralmente começando pela inferior, passando pela do meio e terminando com a superior.
O método que vamos usar aqui é uma modificação do método das camadas, ele foi originalmente publicado por Frey e Singmaster (Alexander H. Frey, Jr. e David Singmaster, Handbook of Cubik Math, Hillside, New Jersey: Enslow Publishers, 1982. 193 p.) e depois colocado na internet por Mark Jeays (http://jeays.net/rubiks.htm) e por isso alguns se referem a ele como método Jeays.
A opção por esse método é porque ele permite a montagem de 21 das 26 peças do cubo (~ 81%) apenas usando o movimento de “vai, troca e volta” que você já conhece bem, e, além disso, a estratégia geral é fácil de entender e lembrar.
A idéia do método é montar o cubo em camadas, mas sempre deixando um “espaço livre” para o movimento de “vai, troca e volta”. Porém, à medida que o cubo vai sendo resolvido as possibilidades de movimento tornam-se cada vez mais reduzidas. No final seremos obrigados a usar outras técnicas, mas, que no fundo derivam do velho e conhecido movimento do “vai, troca e volta”.
Vamos ver isso em detalhes, a seguir.