Entendendo e Resolvendo o Cubo de Rubik sem Decorar
8. Resolvendo os lados da última camada
Nessa fase resolveremos todos os lados (edges) restantes usando o mesmo princípio visto no capítulo 5. A diferença é que agora a camada do meio deve ser preservada e, portanto, não sofrerá qualquer rotação. Apenas faremos o movimento de “vai e volta” da coluna auxiliar (R e R’ ou F’ e F) para trocar o seu lado (edge) com a camada superior. O objetivo é resolver todos os lados (edges) da camada superior, quando isso for feito o lado (edge) que faltava na camada do meio estará automaticamente resolvido. (obs.: o cubo não pode ter todos os edges resolvidos e só um deles com a orientação errada das cores, é matematicamente impossível.)
Dois cuidados devem ser tomados nessa fase:
Sempre que se faz o movimento de “vai” da coluna vertical é obrigatório fazer o movimento de “volta”.
Como o movimento de “volta” é obrigatório deve-se evitar a troca, na camada superior, com uma peça que já estava resolvida.
Vamos a um exemplo prático na Figura 8.1.
Como nenhum edge da camada superior está no lugar podemos começar com qualquer um deles. Nesse caso temos um deles na coluna vertical usada para o “vai e volta”. A única opção que temos é fazer R, “trocar” e “voltar”.
Por exemplo: R ("vai") U' ("troca") R' ("volta")
Clique em play (▷) na Figura 8.1 e veja.
Note que a troca foi feita com qualquer outro edge com a cor amarela, a dica é justamente trocar com um edge com a cor amarela, apenas um deles não tem a face amarela, se você trocar com ele terá que trocar novamente para poder deixar um edge amarelo na coluna de “vai e volta”.
Agora é só girar a camada superior para que fique na posição correta e facilite a decidir a próxima troca. Neste caso, U2.
Clique em pla (▷) na Figura 8.2 e veja.
Dessa maneira é possível decidir o posicionamento da camada superior para o próximo movimento de “vai, troca e volta”. No nosso exemplo, como o edge na coluna de “vai e volta” tem uma face laranja significa que ele é oposto ao edge que já foi resolvido (no cubo a face laranja é oposta à vermelha). Assim fazemos U2 antes do próximo “vai, troca e volta”.
Clique em avançar (⧐) na Figura 8.3 e veja.
Agora basta fazer o “vai, troca e volta”, escolhendo outro edge com a face amarela para trocar, nesse caso escolhemos o edge amarelo/azul. Fazemos F' ("vai) U' ("troca") F ("volta").
Clique 3 vezes em avançar (⧐) na Figura 8.3 e veja.
De novo colocamos a camada superior na posição correta para decidir a próxima troca. Neste caso aplicamos U'.
Clique novamente em avançar (⧐) na Figura 8.3 e veja.
O processo se repete até restar apenas um edge de face amarela para resolver. Lembre-se sempre de não usar os edges já resolvidos para a fazer a troca.
No final teremos 3 possibilidades:
a. você teve sorte e a última troca já deixa tudo certo (caso raro)
b. você termina com 2 edges amarelos corretos e um deles com a face amarela para cima, mas em lugar errado, e o último deles na coluna de “vai e volta”
c. você termina com 3 edges amarelos nos lugares corretos e nas orientações corretas e só o último deles na coluna de “vai e volta”
Veja abaixo, as possibilidades b e c:
Para o caso b basta proceder como antes, reposicionar a camada superior e fazer o “vai, troca e volta”. A única opção de troca será o edge sem a face amarela porque os outros já foram resolvidos antes. Assim, neste caso, faremos:
U' ("reposicionamento")
R ("vai")
U ("troca")
R' ("volta")
Clique em play (▷) na Figura 8.4 e veja.
Terminado o movimento de “vai, troca e volta” todos os edges amarelos estarão corretos, juntamente com o edge da coluna de “vai e volta”. Talvez seja necessário, apenas, girar a camada superior para a posição correta.
Para o caso c fica uma dúvida, assim que você fizer o movimento de “vai” todos os edges amarelos estarão corretos mas você é obrigado a fazer a troca e voltar, então o que fazer?
Vamos aplicar o conhecimento do capítulo 7, sobre ciclos. Sabemos que fazendo repetidamente um movimento tudo voltará à condição original. Nesse caso, como temos 4 lados, o ciclo deve envolver os quatro edges superiores. Podemos fazer a troca inicial com U ou U’ e depois da “volta” terminar com um giro da camada superior na mesma direção usada na troca. Basta depois ficar repetindo o mesmo procedimento de “vai, troca e volta” com um giro no final. Antes que tudo volte à condição original haverá um momento em que teremos todos edges amarelos resolvidos, basta parar nesse ponto e girar a camada superior para a posição correta, se for necessário.
Para o nosso exemplo, do caso c, basta aplicar R U' R' U' por 3 vezes ou então R U R' U, também por três vezes. Você verá que no final, quando fizer a terceira repetição, não será necessário terminá-la pois o movimento R U' R' ou R U R' irá resolver tudo.
Clique em play (▷) na Figura 8.5 e veja.
Nesse ponto você já resolveu 80% do cubo! O mais interessante: apenas conhecendo algumas “leis” do cubo e usando raciocínio lógico com movimentos simples, sem ter que decorar qualquer seqüência complexa de movimentos.
Restam agora os 5 últimos cantos. Como os movimentos ficam muito restritos é preciso conhecer dois conceitos importantes para resolvê-los, que são os conceitos de movimentos comutadores e de movimentos conjugados.
Fonte do aplicativo: animcubejs.cubing.net/animcubejs.html