Entendendo e Resolvendo o Cubo de Rubik sem Decorar
É possível não só fazer a troca, mas também colocar a peça desejada com suas cores na orientação correta. Observe na Figura 5.7. Agora temos exatamente o canto com as cores certas para entrar no lugar da peça verde.
Como antes, precisamos colocar o canto que está na camada D no lugar do canto verde. Note que, outra vez, precisaremos fazer um reposicionamento. A dúvida é: qual a melhor opção de reposicionamento? D ou D' ?
Vamos testar os dois casos para ver o que acontece.
Primeiro vamos fazer o reposicionamento usando o movimento D. Clique em avançar (⧐) na Figura 5.7.
Perceba que a única opção que temos agora para o “vai, troca e volta” é usar a camada F para o movimento de “vai e volta”:
F ("vai")
D' ("troca")
F' ("volta")
Clique em play (▷) na Figura 5.7 e veja.
Note que o canto desejado foi para o lugar correto, mas numa orientação errada, as cores não estão nas faces corretas. Isso significa que a opção de usar D para o reposicionamento não foi boa.
Vamos então voltar ao início e tentar o reposicionamento D'. Clique em avançar (⧐) na Figura 5.8.
Novamente, perceba que resta agora apenas uma opção para o movimento de “vai e volta”, usar a camada R:
R' ("vai")
D ("troca")
R' ("volta")
Clique em play (▷) na Figura 5.8 e veja.
Dessa vez não só colocamos o canto no lugar correto, mas também na orientação correta em relação às cores.
Voltando à condição inicial, antes do reposicionamento, notamos que havia duas opções para a camada do “vai e volta”, camada F ou R. Se quisermos usar a camada F então tiramos a peça desejada dessa camada durante o reposicionamento. Por outro lado, se quisermos usar a camada R então tiramos a peça desejada dessa camada durante o reposicionamento:
Camada F (com o centro rosa) como opção para o movimento de “vai e volta”. Clique em play (▷) na Figura 5.9 e veja.
Camada R (com o centro rosa) como opção para o movimento de “vai e volta”. Clique em play (▷) na Figura 5.10 e veja.
Perceba que, com a peça desejada bem embaixo do lugar onde queremos levá-la podemos decidir qual reposicionamento é o melhor.
O “vai e volta” com a camada F irá deixar a face amarela para cima enquanto que o “vai e volta” com a camada R irá deixar a face azul para cima. Nesse caso a melhor opção então é usar a camada R para o “vai e volta”. Portanto o melhor reposicionamento inicial é D'. Basta observar o que o movimento de “volta” irá produzir.
Dica para usar antes do “vai, troca e volta”:
coloque a peça desejada bem embaixo do local para onde ela deve ir
isso obrigará você a tomar uma decisão sobre o melhor reposicionamento
conseqüentemente o resultado final será uma peça no lugar e na orientação correta
Agora é sua vez de treinar, faça movimentos de “vai, troca e volta” observando como as cores da peça trocada mudam de orientação depois do movimento.
Com um pouco de observação e prática você será capaz não só de efetuar a troca, mas ao mesmo tempo colocar a peça trocada com suas cores na orientação correta.
Para terminar seu treinamento embaralhe o cubo e tente montar uma única camada, sem se preocupar com o restante e apenas aplicando os princípios vistos até agora.
Se preferir use o cubo virtual abaixo ou clique qui.
Fonte do aplicativo: animcubejs.cubing.net/animcubejs.html