Entendendo e Resolvendo o Cubo de Rubik sem Decorar
As rotações das camadas é que fazem as partes do cubo movimentarem-se.
A rotação padrão de uma camada externa sempre corresponde a 90° e segue a regra da mão direita. Para entender a regra da mão direita feche seu punho direito com o polegar apontando para fora, como na Figura 3.10.
Pela regra da mão direita o sentido de rotação ao redor do eixo formado pelo polegar é dado pelos 4 dedos dobrados.
Para saber a rotação padrão de qualquer camada externa basta seguir a regra da mão direita apontando o polegar para a face do cubo que pertence a essa camada e fazer um giro de 90°. Nas Figuras 3.11, 3.12, 3.13 e 3.14 são apresentadas algumas rotações padrões, basta clicar em play (▷)para observar.
Exemplos:
A princípio pode parecer confuso, mas, segurando o cubo com a mão esquerda a rotação padrão de qualquer camada externa equivale ao movimento de fechar uma torneira com a mão direta com um giro de 90°, o que facilita a anotação e reprodução dos movimentos.
Segundo a notação da WCA (World Cube Association, http://www.worldcubeassociation.org) a rotação padrão de qualquer camada externa é simplesmente representada por sua letra. Assim, a rotação padrão da camada R é simplesmente representada por R.
Quando se quer indicar a rotação de 90° no sentido contrário, ou seja, contrário à regra da mão direita, ou no sentido de abrir uma torneira com a mão direita, coloca-se um apóstrofo ( ' ) após a letra que indica a camada. Assim, R' indica a rotação de 90ᐤ da camada R no sentido contrário à regra da mão direita.
Para indicar rotações de 180° coloca-se o número 2 após a letra que representa a camada, por exemplo, U2 significa rotação de 180° da camada U. Nesse caso o sentido de rotação não importa porque o resultado final é sempre o mesmo.
Conhecimento importante: A rotação de 180° de uma camada sempre produz o mesmo resultado não importando o sentido de rotação.
Fonte do aplicativo: animcubejs.cubing.net/animcubejs.html