Uma parte do diagnóstico da rede do cliente é a verificação dos equipamentos, muitas das vezes será necessário atender clientes remotamente e a tentativa de acesso remoto é uma parte essencial do processo de verificação.
Para acessar remotamente um roteador, primeiramente será necessário saber o IP do equipamento, o mesmo pode ser encontrado na planilha de IPs do Shopping, na coluna IP Cliente LOCAL/IP PPPoE SAIDA LOCAL¹(dependendo da planilha), na plataforma 7pro/Provision dentro do contrato de internet na linha IP PUBLICO² ou na MikroTik na coluna Address³ da aba Active Connections na partição PPP ou também na coluna Target4 da aba Simple Queues da partição Queues.
Lembrando que caso o equipamento seja uma ONU roteador, como a DM986-414 ou a DM986-416 AX30, o IP usado será o que se encontra na plataforma DMView ou na planilha de IPs do Shopping coluna IP ONU Gateway/IP Telefone.
Após adquirir o endereço de IP, deverá ser feita a conexão com a OpenVPN¹ e logo após será necessário abrir um navegador e colocar o endereço de IP². Em alguns casos será necessário colocar a porta de acesso juntamente, com a mesma sendo colocada na seguinte disposição: “IP:(porta de acesso)”.
A porta de acesso padrão pode variar de acordo com o equipamento e protocolo que está sendo utilizado, como a porta 80 no protocolo HTTP, porta 443 no protocolo HTTPS e porta 888 nos roteadores Huawei. A porta de acesso também pode ser mudada pelo técnico para que haja padronização de acesso, como por exemplo a porta 8081.
Após colocar o endereço no navegador é recomendável fazer pelo menos quatro testes distintos de acesso, pois pode ser que a porta de acesso esteja modificada, se esteja usando o protocolo sem acesso remoto ou até mesmo a versão do navegador impedindo acesso a alguns aparelhos.
Para mais tentativas, pode se mudar a porta de acesso, sendo trocada da porta padrão 80 do navegador para a porta 8081, outra opção é mudar o protocolo, descrevendo o mesmo antes do acesso, normalmente é colocado por padrão o protocolo HTTPS, porém o mesmo pode ser trocado pelo protocolo HTTP sendo digitado “http://” na aba de navegação antes do IP, também pode ser mudado o navegador, utilizando uma versão que saiba que é compatível, como por exemplo a versão 90.0 do firefox (link de download: versão 90.0 firefox). Todas essas medidas são idealmente intercaladas em todas as disposições possíveis antes de serem finalizadas as tentativas.
Nos equipamentos TP-Link pode haver um erro de acesso remoto devido à uma incompatibilidade devido à ativação dos protocolos HTTP e HTTPS simultaneamente. Nesse caso, o técnico local deve fazer a mudança desativando o acesso via protocolo HTTPS na aba Ferramentas de Sistema, sub-aba Administrator e campo Configuração de Serviço e o acesso remoto será restaurado.
Realizando as tentativas, caso o acesso seja estabelecido a página de acesso do roteador aparecerá. Na página de acesso serão colocados usuário¹(caso haja o campo) e senha² de acesso. No campo usuário dos roteadores TP-Link será sempre usado o usuário “admin”, já nos roteadores Datacom será utilizado o usuário “user”. No campo senha será colocado a senha designada ao shopping, sendo variável dependendo do local, a senha padrão colocada pode ser encontrada na Central Resolutto ou em algumas planilhas de IPs dos shoppings. Logo após isso, basta clicar no botão login³.
Vale lembrar que a senha pode ter sido trocada pelo técnico ou colocada outra fora do padrão, algumas senhas de acesso comuns são admin, ponto3984, ponto4583, ponto@7020 e Cacta@5400.
Após completo o login, haverá acesso remoto ao equipamento, podendo haver diagnóstico ou alterações necessárias.