AMPEO

Planejamento de ações estratégicas

A Assessoria Ministerial de Planejamento e Estratégia Organizacional (AMPEO), em 2023, teve a missão de elaborar e conduzir o novo ciclo de Gestão Estratégica MPPE 2024-2029. Para essa nova fase, uma ação de grande importância foi oficializar a adesão do MPPE ao Mapa Estratégico do Planejamento Nacional do Ministério Público (PEN-MP), para o decênio 2020-2029, cuja assinatura se deu em 21 de setembro último, entre o Procurador-Geral de Justiça do MPPE, Marcos Carvalho, e o Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), Conselheiro Moacyr Rey Filho.

O termo de adesão prevê a prestação de assessoria técnica e logística do CPE/CNMP e o fornecimento de informações sobre o seu Planejamento Estratégico pelo MPPE, para que se alcance a finalidade de garantir a defesa da ordem jurídica, do Estado Democrático e dos direitos sociais intransponíveis. 

Na continuidade do planejamento, em outubro passado, houve a etapa de lançar duas pesquisas: uma para o público interno da instituição e outra para o público externo. Ambas coletaram informações sobre as temáticas que o MPPE deve priorizar em suas atuações em prol da sociedade. A interna ainda buscará identificar questões sobre infraestrutura apontadas pelos respondentes. 

Oficinas tiveram o objetivo de trabalhar temas para programas e ações

Já em novembro, realizaram-se três oficinas: duas no Recife e uma em Caruaru. Nelas, membros do MPPE de todo o Estado trabalharam temas que definiram programas e ações para executar os objetivos estratégicos apresentados para o ciclo. 

Na trajetória para construir a lista de temas, a AMPEO, além de apresentar os resultados das pesquisas, fez coleta de dados em reuniões com Centros de Apoio Operacional (CAOs) e Núcleos do MPPE, consultou movimentos sociais, pesquisou temas em outros Ministérios Públicos e em Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), realizou painéis de contribuição/desdobramento e reuniões de monitoramento, além de seguir o Plano de Gestão da Procuradoria-Geral de Justiça. 

Após as oficinas, a AMPEO partirá para capacitar membros visando a elaboração e execução do Plano de Atuação de Promotorias e Procuradorias de Justiça (PAPJ), uma novidade do Ciclo 2024-2029, que proporcionará que cada membro visualize como os objetivos do mapa estratégico podem se desdobrar em iniciativas concretas na sua Promotoria ou Procuradoria, de acordo com sua realidade, e o impacto que suas atividades têm no mapa estratégico. Além disso, o PAPJ ajuda o membro a organizar as atividades de sua Promotoria ou Procuradoria utilizando técnicas de gestão de forma simples. Tudo isso atendendo à Recomendação nº 01/2023 da Corregedoria Nacional.