AMPC

Segurança de pessoal e patrimônio

O ano de 2023 foi de ações de destaque para a Assistência Militar e Policial Civil (AMPC). Um grande exemplo foi a garantia de segurança institucional para membros e servidores no exercício de suas funções ministeriais e confecções de relatórios de risco das Promotorias de Justiça.  

Para tal, a AMPC identifica fatores que causem interferências na rotina diária dos representantes do Ministério Público de Pernambuco e realiza ações para neutralizar essas adversidades. Foram executadas em torno de 325 Ordens de Serviço como a Operação do Conselho Tutelar, Corridas do MPPE, visitas do CNMP e diversos júris. 

Pode-se citar também o videomonitoramento com a central funcionando 24 horas, que faz a vigilância nos prédios do MPPE através de câmeras com analíticos embarcados e uso de tecnologia de inteligência artificial. 

Com a iniciativa, o MPPE promoveu melhorias na segurança institucional dos membros e servidores, bem como a proteção do patrimônio público em seus prédios e instalações.

Houve também a capacitação em atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio para membros e servidores do MPPE e formação de brigadistas. A formação deu-se após reunião com administradores dos locais envolvidos para conscientização da importância da capacitação. A Escola Superior do Ministério Público viabilizou o Curso de Brigadistas e Corpo de Bombeiros para a disponibilização do campo de instrução para realização da parte prática.

Assim foram capacitados em atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio membros e servidores da Sede de Promotorias de Justiça de Vitória de Santo Antão, de Olinda, do NUPIA, do edifício Paulo Cavalcanti (Central de Inquéritos) e houve formação de brigadistas do Edf. Roberto Lyra, Rua do Sol (PGE), das Promotorias de Infância e Juventude da Capital e do edifício Alfred Nobel.

Cita-se ainda a manutenção e reativação de portais detectores de metais do MPPE, para as quais houve levantamento dos equipamentos danificados e fora de uso, que precisavam de manutenção preventiva e corretiva, conserto e/ou manutenção dos detectores.

Por último, a AMPC participou da elaboração do Plano de Contingência com o propósito de planejar em caráter preventivo e alternativo, com o fito de atender evento inesperado, qualquer estado de calamidade pública, bem como identificar as ações necessárias para que o evento impacte o mínimo possível a oferta dos serviços à população.