Experiências com palavras

Video Laura

O PODER DAS PALAVRAS ATRAVÉS DE IMAGENS:

As palavras materializadas na água de Masaru e na fumaça de Fujii são belezas raras

Exposição: Laura Signorelli (aluna de Língua Portuguesa 3) e Participação Estelar de Amélia.

Masaru Emoto

O pesquisador e cientista japonês Masaru Emoto provou o poder da mente humana no projeto “A mensagem da água”. Emoto submeteu moléculas de água a diferentes sentimentos humanos, pensamentos e até músicas. Através de equipamentos especiais para o efeito, ele fotografou depois os cristais de água e a verdade é que cada um apresentava formas diferentes (desde as mais cristalinas às mais turvas), conforme os pensamentos associados.


Ricardo Fujii

O trabalho do brasileiro Ricardo Fujii é um diálogo com a arte do pesquisador e cientista japonês Masaru Emoto.

Ricardo Fujii faz da fotografia uma arte sensível. No projeto "Ilumina", as imagens são obtidas através da experiência plasmática: um incenso é colocado no centro de um grupo de pessoas sentadas em círculo; o grupo escolhe uma palavra que representa o sentimento; em concentração, o grupo vivencia o sentimento; algum tempo depois a palavra é dita em voz alta; neste momento a fumaça é fotografada; na imagem obtida, aplica-se o efeito "espelho".

Livros

Masaru Emoto O Milagre da Água.pdf

Port.

Masaru Emoto Mensajes de agua.pdf

Esp.

Acessibilidade

Exposição “Arte em Palavras”

Traduzir as imagens em palavras é a proposta de exposição em Caxias do Sul Uma mostra que propõe a inclusão de pessoas com deficiência visual no mundo das artes por meio da audiodescrição. Com a missão de tornar a arte inclusiva, o projeto Arte em palavras: Exposição AMARP com acessibilidade, idealizado pela audiodescritora Milena Eich, visa difundir a audiodescrição nas artes para pessoas com deficiência visual. Cada obra tem seu roteiro de descrição em áudio, que será gravado e disponibilizado por meio de QRcodes com as obras. Terá, também, a possibilidade de exploração tátil das obras.

Veja na galeria virtual da AMARP e no canal da Imaginativa Acessibilidade e Educação no YouTube.

Arte com Palavras