Qualquer pessoa pode falar de racismo?

Quem pode falar de racismo? O racismo é assunto só de pessoas negras? O que acontece quando uma pessoa branca fala de racismo? Todo mundo pode falar de racismo? Todas as pessoas falam do mesmo lugar? → Lugar de Fala: https://www.wooclap.com/FEXFPF


Nós consideramos que, se bem todas as pessoas podem falar de racismo, é importante considerar o "lugar de fala", isto é, a posição social de onde se pronuncia esse discurso. Esse lugar de fala é constituído pelas vivências de uma pessoa ao longo de sua vida, as quais não são individuais e sim coletivas. Assim, por exemplo, não será igual o lugar de fala de uma pessoa branca ao de uma pessoa negra.

Nesta sociedade, o lugar de fala do homem branco (e, aliás, cis e heterosexual) é considerado a norma deixando todo o resto no lugar de alteridade, sendo o "outro". Neste sentido, quando uma mulher negra pronuncia seu discurso seu lugar de fala é considerado "específico".

Além do mais, Patricia Hill Collins (1986) desenvolve a noção do “outsider within” que poderia ser traduzido como “a estrangeira de dentro”. A partir dessa noção, ela explica que as mulheres negras desenvolvem uma perspectiva social diferente consolidada na experiência de habitar o mundo como estrangeira.

Consideramos que esses debates são pertinentes na hora de falar de racismo. Por isso, deixamos a seguir alguns vídeos sobre o assunto.

Djamila Ribeiro em “Curta! Livros | O que é lugar de fala?”


Helena Vieira em “Sobre Lugar de fala”


Rita Von Hunty em “Racismo, coisa de branco”


Ativismo Negro e luta Antirracista

História

Ativistas / Influenciadorxs

Podcast História Preta

Série: O Plano Ep. 5 Territórios Livres

Um punhado de jangadeiros decide fazer uma greve no porto de Fortaleza para impedir o tráfico de escravizados, o que eles não sabiam é que esse ato desencadearia uma série de acontecimentos que mudariam o país para sempre.

Francisco José do Nascimento

(Dragão do Mar ou Chico da Matilde)

Pensadora: Lélia Gonzales