Impactos da I A no ensino-aprendizagem de PLCE

Expositoras:

A inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente em diversas áreas do mundo contemporâneo, e a educação não está isenta desse fenômeno. Enquanto alguns argumentam que a IA pode ajudar a melhorar a eficiência e personalizar o aprendizado, outros discordam. 

O DCM 11a. Edicão tem por  objetivo promover um espaço coletivo de reflexão e debate sobre a IA em geral e, particularmente, no que diz respeito à Língua Portuguesa e à Cultura Estrangeira (PLCE).  Por isso, podemos nos preguntar:  

Estas e muitas outras perguntas nos faremos na Edição 11 do Debate com Mate.

Uma das propostas para implementar comportamento ético nas máquinas é a de utilizar a proposta filosófica de São Tomás de Aquino.  A lei natural, segundo São Tomás de Aquino, é uma lei moral inata que deriva da natureza humana e é descoberta pela razão. Ela representa um conjunto de princípios éticos universais que são intrinsecamente bons e que os seres humanos devem seguir para alcançar o bem comum e o florescimento humano. Esses princípios incluem coisas como preservar a vida, buscar a verdade, ser justo e promover a paz. Para aplicar essa abordagem à ética das máquinas, os programadores poderiam desenvolver algoritmos e sistemas de IA que se baseiam em princípios éticos semelhantes à lei natural. Isso significa programar as máquinas para reconhecer e respeitar valores éticos universais, como a preservação da vida, a justiça, a verdade e a promoção do bem comum. (Texto adaptado do chat GPT)

Inteligência Artificial.pdf

Imagens geradas por IA   

Criadas com Stable Diffusion a partir da frase  "inteligencia artificial na educação".

Stable Diffusion Playground

Just enter your prompt and click the generate button.
No code required to generate your image!

IA com Pespectiva de Gênero

Imagens geradas por APP Prodia  

Artificial intelligence with a gender perspective

Inteligencia artificial com Perspectiva de Gênero

Inteligencia artificial con perspectiva de género

Blog da Parábola Editorial.pdf