A Diversidade da Língua Portuguesa

A Diversidade da Língua Portuguesa: Uma língua viva


Se há uma palavra que pode ilustrar a língua portuguesa, é esta: diversidade*. Uma diversidade que se manifesta todos os dias na dinâmica do idioma, nos livros, notícias, gírias e falares. E que também está na história, no contato, na tensão e na composição dos olhares europeus, indígena e africano. A língua portuguesa é nosso grande patrimônio, é a matéria-prima da nossa literatura e a verbalização da nossa história. Reconhecê-la é valorizar a expressão de um povo, zelar pela nossa poesia e fortalecer a nossa fala.

*di-ver-si-da-de – substantivo feminino

  1. qualidade daquilo que é diverso, variado, variedade;

  2. conjunto variado, multiplicidade

Os diferentes níveis de diversidade na Língua Portuguesa:

  • Está presente em diferentes países e continentes e é falada por mais de 270 milhões de pessoas como língua oficial, segundo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


  • É a 5° língua mais falada no mundo, a 3° mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta

  • No Brasil, a língua portuguesa é o resultado da miscigenação linguística de portugueses, indígenas e africanos. Portanto, a diversidade forma parte da origem do português.

  • A língua africana banto, por exemplo, teve grande influência no português.

  • De acordo com a professora Ana Suelly Cabral, pesquisadora das línguas indígenas, cerca de 80% das palavras que nomeiam as plantas e bichos brasileiros são oriundas do Tupinambá, o mais conhecido idioma nacional nativo.

  • Dentro de um mesmo país, existe uma grande pluralidade do idioma na diversidade vocabular regional. Assim, um mesmo significado pode ter vários significantes.

  • Existe uma ampla diversidade de sotaques.

O português no mundo

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove Estados-Membros : Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Brasil

Moçambique

Cabo Verde

Angola

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

Guiné-Bissau

Guiné Equatorial

Portugal

Goa (Índia)

Diu (Índia)

Macau (China)