2019

No ano de 2019, tivemos a grata satisfação de participar do projeto denominado “Debate com Mate”, pensado como um espaço de construção de conhecimento interdisciplinar envolvendo professorxs y alunxs do Profesorado en Portugués da Escuela Normal Superior en Lenguas Vivas Sofía Esther Broquen de Spangenberg.

O apoio dxs professorxs de Língua e Fonética, a participação de alunxs do primeiro ao último ano da carreira e, também, a presença de estudantes de outras instituições tornou o debate mais rico e possibilitou a integração de todes. Temas como poligamia e poliamor, sexualidade e religião, a natureza humana e os tipos de relacionamento. Além de veganismo, vegetarianismo, restrição a produtos de origem animal - filosofias de vida relacionada à alimentação, ideologia, vestuário, etc. Estes temas, entre outros, foram debatidos com argumentos esgrimidos com maestria. As intervenções dxs participantes no debate foram se sucedendo e fornecendo esclarecimentos a uma questão controversa em um processo de produção discursiva construída coletivamente.

Segundo Dolz & Schneuwly (1998), devemos desenvolver em nossos alunos capacidades discursivas, interacionais e cognitivas. O gênero textual debate é um excelente meio para isto, pois exige habilidades de linguagem a propósito de um tema. Mas não só isso. Debater é construir, pela linguagem, habilidades argumentativas que desenvolvem processos de construção de discursos que serão fundamentais para a evolução intelectual de nossxs alunxs, futurxs professorxs de PLE, reforçando e diversificando os conteúdos aprendidos em sala de aula.