Bem vindes ao 8o. Debate com Mate!
Damos início ao primeiro DCM deste ano em versão totalmente presencial!
Bem vindes ao 8o. Debate com Mate!
Damos início ao primeiro DCM deste ano em versão totalmente presencial!
No dia 22 de agosto de 1965, por meio do decreto 56.747, se oficializou o Dia do Folclore no Brasil. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura. O folclore brasileiro é, precisamente, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.
Neste DCM VIII, pretendemos fazer uma justa homenagem à cultura popular brasileira com o objetivo de conhecer, difundir, debater e perguntar: "O que é Folclore para você?" e “O que você sabe sobre o folclore brasileiro?"
Queremos ouvir experiências pessoais. Queremos reconhecer nessas histórias que retratam lendas e mitos os que efeitos podem causar em nós (como professores e/o futures professores de PLCE) ou no nosso alunado e refletir sobre essas histórias fazendo uma análise com perspectiva de gênero.
E é por isso que devemos pensar como incluir as várias manifestações folclóricas em nossa prática áulica. Por exemplo: na área musical, como incluir os variados ritmos e melodias (o frevo, o baião, o samba, o pagode, o funk, a música sertaneja e a música caipira)? E as danças típicas (o forró, a congada, a quadrilha, etc.)? E as festas populares? Dos desfiles de carnaval ao Festival Folclórico de Parintins. Da Festa da Lavagem da Escadaria do Bonfim às Festas Juninas?
Estes são apenas alguns exemplos - entre inúmeros outros - de temas que podemos trazer para nossa prática em sala de aula. Depende de nós como vamos transmitir esses conhecimentos. Acreditamos que um olhar crítico é sempre bem-vindo.
Sabemos que a influência do folclore na sociedade brasileira se reflete no ensino da língua e da cultura. Por isso, é tão importante incluí-lo na sala de aula e conectá-lo com o ensino da língua já que conhecer a cultura ajuda no aprendizado dela. Por exemplo, os vários nomes do bumba-meu-boi de norte a sul do Brasil nos mostram que também a diversidade linguística é um patrimônio cultural brasileiro:
No Amazonas e no Pará, chama-se boi bumbá; no Maranhão e na Bahia, chama-se bumba meu boi; no Rio de Janeiro é boi calemba; no Rio Grande do Norte é cavalo-marinho, na Paraíba chama-se bumba de reis ou reis de boi, no Espírito Santo é boi pintadinho; em Santa Catarina, boi de mamão.
Queremos agradecer a importante participação da Prof. Maria Fernanda de Sousa Tomé que nos contará sobre Mário de Andrade, o folclore brasileiro e o modernismo. Nas nossas páginas, também lembramos autores como Monteiro Lobato, Sílvio Romero e Luís da Câmara Cascudo, grandes figuras da cultura que estudaram e difundiram o folclore brasileiro.
Esperamos que vocês gostem desta nova edição do Debate com Mate; aproveitem todo o material reunido nestas páginas e aguardamos a participação de todes.
Equipe DCM
Belen, Mariana e Rosanne.
1 Mate DEBATE COM MATE
Livros:
- Raízes do Brasil de Sergio Buarque de Hollanda
- Vidrieras astilladas de Flora Sussekind
- Cultura Brasileira de Alfredo Bosi
- Nacional Estrangero de Sergio MIceli