Bem vindes ao 8o. Debate com Mate!

Damos início ao primeiro DCM deste ano em versão totalmente presencial!

22 de agosto: Dia Mundial do Folclore Nacional

Folclore

No dia 22 de agosto de 1965, por meio do decreto 56.747, se oficializou o Dia do Folclore no Brasil. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura. O folclore brasileiro é, precisamente, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

Neste DCM VIII, pretendemos fazer uma justa homenagem à cultura popular brasileira com o objetivo de conhecer, difundir, debater e perguntar: "O que é Folclore para você?" e “O que você sabe sobre o folclore brasileiro?"

Queremos ouvir experiências pessoais. Queremos reconhecer nessas histórias que retratam lendas e mitos os que efeitos podem causar em nós (como professores e/o futures professores de PLCE) ou no nosso alunado e refletir sobre essas histórias fazendo uma análise com perspectiva de gênero.

E é por isso que devemos pensar como incluir as várias manifestações folclóricas em nossa prática áulica. Por exemplo: na área musical, como incluir os variados ritmos e melodias (o frevo, o baião, o samba, o pagode, o funk, a música sertaneja e a música caipira)? E as danças típicas (o forró, a congada, a quadrilha, etc.)? E as festas populares? Dos desfiles de carnaval ao Festival Folclórico de Parintins. Da Festa da Lavagem da Escadaria do Bonfim às Festas Juninas?

Estes são apenas alguns exemplos - entre inúmeros outros - de temas que podemos trazer para nossa prática em sala de aula. Depende de nós como vamos transmitir esses conhecimentos. Acreditamos que um olhar crítico é sempre bem-vindo.

Sabemos que a influência do folclore na sociedade brasileira se reflete no ensino da língua e da cultura. Por isso, é tão importante incluí-lo na sala de aula e conectá-lo com o ensino da língua já que conhecer a cultura ajuda no aprendizado dela. Por exemplo, os vários nomes do bumba-meu-boi de norte a sul do Brasil nos mostram que também a diversidade linguística é um patrimônio cultural brasileiro:

No Amazonas e no Pará, chama-se boi bumbá; no Maranhão e na Bahia, chama-se bumba meu boi; no Rio de Janeiro é boi calemba; no Rio Grande do Norte é cavalo-marinho, na Paraíba chama-se bumba de reis ou reis de boi, no Espírito Santo é boi pintadinho; em Santa Catarina, boi de mamão.


Queremos agradecer a importante participação da Prof. Maria Fernanda de Sousa Tomé que nos contará sobre Mário de Andrade, o folclore brasileiro e o modernismo. Nas nossas páginas, também lembramos autores como Monteiro Lobato, Sílvio Romero e Luís da Câmara Cascudo, grandes figuras da cultura que estudaram e difundiram o folclore brasileiro.


Esperamos que vocês gostem desta nova edição do Debate com Mate; aproveitem todo o material reunido nestas páginas e aguardamos a participação de todes.

Equipe DCM

Belen, Mariana e Rosanne.

1 Mate DEBATE COM MATE

Livros:

- Raízes do Brasil de Sergio Buarque de Hollanda

- Vidrieras astilladas de Flora Sussekind

- Cultura Brasileira de Alfredo Bosi

- Nacional Estrangero de Sergio MIceli