Muitas pessoas já ouviram falar sobre ômega 3 mas poucas sabem do que se trata. O ômega 3 se trata de um tipo de gordura poli-insaturada que faz bem para o nosso organismo, mas ele é incapaz de produzi-la, sendo assim precisamos obtê-la através de suplementos ou alimentação. Gorduras são fontes de energia importantes, elas oferecem mais sabor aos alimentos e são ajudam nosso intestino a absorver as vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina K) que não podem ser excluídas da alimentação.
O ômega 3 oferece diversos benefícios, entre eles:
Consumir o ômega 3 ainda faz com que o organismo faça a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosaexaenoico) que possuem estruturas semelhantes porem tem funções diferentes no organismo.
Por se tratar de um anti-inflamatório, ele auxilia na perda de peso. Porém, quando consumido em forma de suplemento, não deve exceder a recomendação diária, pois pode causar sangramentos e até ganho de peso devido ser uma gordura.
As principais fontes desse tipo de gordura são peixes de águas geladas e profundas como sardinha, arenque, salmão e atum. Algumas algas marinhas, sementes como chia e linhaça, e nozes.
A ingestão dessa substância deve ser receitada por um médico. Consulte um nutricionista.