Fumar tem inúmeros efeitos imediatos para a saúde, no cérebro e no sistema respiratório, cardiovascular, gastrointestinal, imunológico e metabólico. Mesmo que os efeitos imediatos não produzam sintomas perceptíveis, a maioria começa a danificar o corpo a partir do primeiro cigarro.
CLIQUE AQUI E FAÇA A SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE.
O cigarro além de ser prejudicial à saúde, ele pode causar outras evidências de problemas comportamentais.
Estresse duplicado – É um mito que fumar alivia o estresse, ele é o causador real do estresse em fumantes. Estudos mostram que fumantes têm níveis mais elevados do que os que não fumam.
Alteração química do cérebro - Fumantes têm menos receptores de dopamina e ela é liberada naturalmente durante certos comportamentos como comer, beber e sexo. o mecanismo do vício especula que a exposição à nicotina inicialmente aumenta a transmissão de dopamina, mas diminui lentamente a função, e o número, do receptor da dopamina. Estudos demonstraram que estas alterações na química do cérebro ocorrem rapidamente após o começo do processo de fumar.
Para tudo o que se faz com o cigarro há riscos e é preciso de muito cuidado:
Câncer - Fumar é responsável por 87% de mortes por câncer de pulmão (90% em homens e 80% em mulheres). O tabagismo é uma causa conhecida de câncer de pulmão, laringe, cavidade oral, bexiga, pâncreas, colo do útero, rim, estômago, sangue, fígado, cólon, reto e esôfago.
Doenças respiratórias - O tabagismo é uma causa conhecida da maioria dos casos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tais como o enfisema pulmonar e bronquite crônica. 23% de mortes atribuíveis ao tabagismo (mais de 110,000 mortes por anos) envolvem doenças respiratórias.
Doenças cardíacas e ataques cardíacos - Fumar aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, que inclui doença arterial coronária e acidente vascular cerebral (AVC).
Portanto, fumar traz muitas complicações a saúde. Pessoas que fumam são propícias a terem doenças terminais e ter sequelas fortes da época que estava fumando.
Saiba mais sobre como identificar o câncer de mama, próstata e intestino.