A anemia é um problema muito comum que todos podem ter, ou já teve em alguma parte da vida. Esse problema atinge cerca de 2 milhões de brasileiros por ano. Sendo tratado com medicamentos e sempre com o auxílio médico. Para saber se a pessoa tem mesmo anemia, é requerido um diagnóstico completo e exames laboratoriais ou imagens.
Essa doença é causada pela falta de glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos, causando os sintomas, como a fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado.
Quando o aparecimento dos sintomas é lento, os sintomas muitas vezes podem ser mais vagos e pode haver o cansaço, perda de consciência ou, até mesmo, a diminuição de exercícios. Se os sintomas aparecem rápido demais, o paciente pode entrar em estado de confusão, sensação de desfalecimento, também a perda de consciência e o aumento da sede. Quando a doença se agrava mais ainda, a palidez se torna muito evidente, precisando da ajuda de um especialista.
CLIQUE AQUI E FAÇA UMA SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE.
Anemia ferropriva: é um dos tipos mais comuns de anemia, que é causado pelo baixo consumo de alimentos com ferro, como carne vermelha, ovo ou espinafre.
Anemia megaloblástica: frequentemente devido à deficiência de vitamina B12 e/ou deficiência de ácido fólico.
Anemia perniciosa: é um sub-tipo, é a anemia caracterizada pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.
O tratamento da anemia é feito minuciosamente, pois depende do diagnóstico. Como a anemia é causada pela falta de ferro no sangue, o médico irá passar remédios, suplementos (para suprir a falta desses minerais) e uma dieta para melhorar o organismo do paciente. Pode ser prescrito suplementos de vitamina B. Perda de sangue pode ocorrer nesse processo de cura, mas o estágio da doença precisa ser bem grave, então o paciente receberá uma transfusão de sangue e o uso de medicamentos para a produção de células sanguíneas.
Não existe uma idade específica para se pegar anemia e não há uma quantidade maior ou menor de pessoas que estão com essa doença. Mas há índices que pacientes com mais de 50 anos tem maiores chances de pegar anemia, então é recomendado que vá sempre ao médico fazer exames para receber o diagnóstico.
Portanto, a anemia é algo comum que atinge muitas pessoas no mundo, mas é bom tratar para que não haja complicações maiores e a dor de cabeça se agrave mais ainda. Pois é necessário cuidar da saúde.