De acordo com o cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), somente no primeiro semestre de 2017, as doenças do coração causaram a morte de mais de cem mil pessoas somente no Brasil.
Em 2016, o total de mortes por doenças cardiovasculares foi de 349.938, segundo a SBC essa foi a maior causa de mortes do país.
Somente o infarto do miocárdio, angina e outras doenças isquêmicas do coração, foram responsáveis por 1.069.653 óbitos entre 2004 e 2014.
Mesmo sendo mais comuns em idosos ou pessoas com histórico familiar, as doenças do coração, os jovens e pessoas sem histórico familiar também podem ser acometidas por esse tipo de problema.
O colesterol e as placas de tecido fibroso são formadas e acumuladas na parede dos vasos e impedem a passagem da corrente sanguínea. Quando uma artéria entope, acaba impedindo que o sangue chegue até ele e há risco do tecido morrer, o que acabará acarretando infarto.
Ocorre quando o pericárdio sofre uma repentina inflamação, isso normalmente acontece devido algum vírus. O pericárdio é uma espécie de bolsa formada por duas camadas finas e uma pequena quantidade de líquido, mantendo ele sempre em seu lugar e impedindo que receba mais sangue do que suporta.
A pericardite faz justamente o contrário, é quando a quantidade de líquido aumenta. Caso o líquido não seja retirada rapidamente, a pressão que ele exerce no coração irá impedir que suas câmeras se encham e isso passará menos sangue pro resto do organismo.
A alteração do ritmo do coração, é causada por distúrbios elétricos que podem aumentar a quantidade de batimentos cardíacos (taquicardia) ou causar sua redução (bradicardia), pode também levar batimentos em excesso (extrassístoles).
Qualquer alteração que afete os vasos linfáticos e sanguíneos pode ser considerada doença vascular, desde aneurismas até varizes.
A melhor forma de prevenir as doenças do coração, é mudando seus hábitos, com uma dieta balanceada, com a prática de exercícios físicos e acima de tudo, com visitas regulares ao médico. Homens e mulheres devem realizar check-up anualmente, pois é indispensável para manter a saúde em dia.