O tabagismo é uma dependência psicológica e física causada pelo tabaco. Além do cigarro, o tabaco está contido dentro de narguilés e charutos. Se o paciente usa o tabaco regularmente durante anos de sua vida, pode estar sujeito a 12 tipos de câncer e a 50 doenças.
É dependente quem fuma periodicamente, não podendo ficar um dia sem estar ingerindo ssa substância. O não consumo do tabaco, ou nicotina, pode causar crise de abstinência, entre outros sintomas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que há 1 bilhão de fumantes no mundo inteiro, mas esse número pode ser reduzido se as pessoas quiserem parar de fumar. Mas a nicotina causa o vício nas pessoas e é uma substância que mata mais de 6 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo.
CLIQUE AQUI E SIMULE O SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE.
Fumantes passivos – São as pessoas que não tem contato direto com o cigarro. Acabam tragando a fumaça sem querer, por conta de alguém da família ou amigos. Bebês são mais expostos a isso, pois se a mãe ou pai tem esse costume de fumar dentro de casa, automaticamente ingerem essa fumaça.
Fumantes passivos estão tão sujeitos às consequências do uso regular de cigarros quanto quem os fuma.
Fumantes ativos – Eles fumam diariamente, e já podem ser considerados dependentes do tabaco, por causa desse hábito. Se pararem um dia, pode causar a abstinência. Há outras categorias de fumantes ativos:
Portanto, o tabaco é uma substância que causa dependência e é possível tratar, porém é necessário ter força de vontade. Por conta da nicotina, o vicio se torna iminente, uma vez que os cigarros contêm todas essas substâncias.