A cirurgia refrativa, popularmente conhecida como cirurgia no olho, é um procedimento cirúrgico para corrigir o grau dos olhos (astigmatismo, miopia e hipermetropia), a cirurgia é realizada com o auxílio de um equipamento chamado Excimer Laser.
Existem dois métodos que podem ser utilizados o modo LASIK e o modo PRK, que podem variar conforme a indicação do médico especialista. Por ser feita com laser, a cirurgia é rápida e com alto grau de precisão, assim, em poucos dias já é possível retornar as atividades diárias normalmente.
Os equipamentos utilizados para efetuar a cirurgia são de tecnologia de ponta, o que a torna segura e eficiente juntamente com a experiência do seu oftalmologista.
Durante o procedimento cirúrgico, a movimentação do olho é monitorada por um sistema de rastreamento chamado Eye Traker, que faz com que o laser seja aplicado no local exato, mesmo que haja pequenos movimentos oculares involuntários.
Existe um estudo completo do olho a ser realizado antes da cirurgia, como por exemplo: refração adequada, avaliação do cristalino, topografia e estudo da paquimetria da córnea, mapas paquimétricos e de superficial posterior e anterior da córnea, pressão intra-ocular, estado da retina, entre outros.
O LASIK se trata de uma modalidade de cirurgia refrativa e seu nome é uma abreviação do termo inglês laser-assisted in situ keratomileusis. Começou a ser usado na década de 90 e se tornou uma das cirurgias mais usadas no mundo. A diferença da técnica usada é a correção da visão agindo em uma camada interna, e não apenas na superfície da córnea. Sendo assim, cerca de 24 horas após a cirurgia é possível observar uma melhora da visão.
O PRK é uma modalidade de cirurgia refrativa onde o laser é aplicado diretamente sobre o tecido corneano superficial, e acaba levando a uma recuperação um pouco desconfortável e com um período de cicatrização maior se compararmos com o LASIK.
Durante o PRK o excimer vaporiza o tecido da córnea e assim ele esculpe a córnea e modela sua curvatura, eliminando o astigmatismo, miopia e a hipermetropia.
É uma nova tecnologia, desenvolvida para cirurgias refrativas tanto com LASIK ou PRK. Diferente das outras, ela varre pequenas imperfeições da superfície ocular, chamadas aberrações.
A cobertura da cirurgia de miopia e hipermetropia é obrigatória em casos onde o paciente é maior de 21 anos e tenha grau estabilizado por pelo menos um ano. Além disso, o paciente deve ter miopia moderada e grave entre 5,0 e 10,0 graus com ou sem astigmatismo associado até 4,00 graus ou hipermetropia de até 6,0 graus com ou sem astigmatismo associado até 4,00 graus .
Se preferir, você pode fazer a simulação do seu plano através do nosso WhatsApp (11) 9 4579-5402