Descubra e ouça Podcasts voltados para a temática étnico-racial
Afro Pai
"AfroPai, um podcast sobre paternidade negra! AfroPai, sim!! Porque queremos romper com as estruturas. Porque queremos fazer nossas vozes pretas ecoarem pela podosfera brasileira. Queremos falar das nossas crias, das nossas experiências, das nossas angústias e medos e, principalmente, da nossa negritude." Criado por Leandro Ferreira
Amarelo Prisma
AmarElo Prisma - Em uma série de vídeos e podcasts, Emicida propõe estratégias para cuidar de de nós mesmos. E isso envolve também a maneira como o ser humano se relaciona com a terra, com o consumo, com o corpo e com a alimentação. Então Emicida reuniu não apenas as experiências e referências que ele carrega, mas também convidou outros olhares. São pessoas que trazem repertórios diferentes, seja pelo meio de atuação, pela vivência ou, até mesmo, por sua localização geográfica dentro do Brasil.
Audio Wayuri
A Rede Wayuri é formada por 20 comunicadores indígenas de 10 diferentes etnias do Rio Negro, Amazonas. Comunicadores Baré, Baniwa, Desano, Tariano, Tuyuka, Tukano, Wanano, Yanomami, Piratapuia e Hup'dah produzem mensalmente o podcast Wayuri com notícias importantes para os povos indígenas do Rio Negro voltadas para a cultura, economia, meio ambiente, política, mulheres, juventude e esporte. O podcast da Rede Wayuri é produzido desde novembro de 2017 e é o primeiro boletim de áudio produzido por comunicadores indígenas periodicamente.
Balanço e Fúria - Episódio: "Do Atlântico ao Spiritual Jazz"
Ao cruzar o atlântico rumo às Américas, a diáspora africana levou consigo tantas coisas quanto deixou. A espiritualidade, as formas de sociabilidade e a linguagem desaguavam em suas expressões sagradas e musicais. Do blues ao free jazz, de Amiri Baraka à Kamasi Washington, da relação de John Coltrane com o islã à formação musical dentro da igreja católica de Billie Holiday, a espiritualidade rebelde estava lá.
*Postagem sugerida pelo professor Gabriel Dantas
Bora Escurecer?
Bora escurecer: um podcast com educadoras pretas, refletindo a infância e descolonizando a educação. #boraescurecer?
Copiô, Parente?
Podcast apresentado por Ester Cezar e Cristian Wariu que toda semana apresenta os destaques de Brasília na vida dos povos indígenas e povos tradicionais da floresta.
Deixa que eu conto
Samara Rosa e Mafuane Oliveira fazem parte do grupo de seis contadores e contadoras de histórias negros(as) que dão vida aos programas de áudio Afro da iniciativa Deixa que eu Conto, criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Ecoa Maloca
Diálogos indígenas sobre diversidade, ciência e sustentabilidade produzido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) .
Educação e Relações Étnico-Raciais
A Fundação Santillana realiza e apoia iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da Educação e da cultura. Atuamos para superar as desigualdades educacionais, baseada na certeza de que a Educação é o motor do desenvolvimento de um Brasil mais justo, democrático e sustentável.
*Postagem sugerida pela professora Rosa Margarida Carvalho
Faxina Podcast
Faxina é um podcast das histórias ignoradas de imigrantes de língua Portuguesa que vivem nos EUA e no mundo.
História Preta
Criado por Tiago André, o Podcast por objetivo trazer para superfície a memória histórica da população negra no Brasil e no Mundo.
Mekukradjá
O Podcast Mekukradjá – Círculo de Saberes enfoca as vivências e as preocupações sociais, culturais, políticas e artísticas dos vários povos indígenas do Brasil.
Negra Voz
O jornalista Tiago Rogero criou esta série especial para o jornal O Globo, que foi lançada em setembro de 2019,. São cinco episódios estruturados em formato narrativo/documentário — sobre nossa herança africana e os grandes feitos de negras e negros, do passado e do presente.
Negro da Semana
O escritor Alê Garcia criou este pod cast com o objetivo de responder a pergunta: Quem são as grandes personalidades negras da História?
Nós: Uma Antologia de Histórias Indígenas
A produção reúne, de forma criativa, histórias e mitos dos povos originários do Brasil. “Nós” é uma série Idealizada para o público infanto-juvenil, que foi inspirada no livro de Maurício Negro ‘Nós - Uma Antologia de Literatura Indígena’.
Originárias
Lançado pela Rádio Yandê, é o primeiro podcast voltado exclusivamente para artistas indígenas e apresenta grupos, bandas e cantores, através de entrevistas e da veiculação de sua música.
Pretaria Blacbooks
Podcast sobre o negro na literatura brasileira, com foco na autoria negra, preta, afro e da diáspora africana, que tem como objetivos apresentar, visibilizar e dar destaque aos escritores/ escritoras negras e antirracista.
Projeto Querino
Em oito episódios, a série mostra como a História explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto. Idealizado e apresentado pelo jornalista Tiago Rogero, o podcast é uma produção da Rádio Novelo.
UFOPCast - Série "Culturas Indígenas no Brasil"
O programa tem o intuito de promover conhecimento, valorização e reflexões sobre os contextos sociais e culturais dos povos indígenas brasileiros em suas três temporadas. Conta-se com a participação de indígenas nos episódios, onde discorrem sobre a sua situação hoje no país, como os povos originários vem resistindo desde a colonização europeia, além de levantar as questões políticas, sociais, culturais e educacionais que os perpassam.
O projeto é uma iniciativa da Universidade Federal de Ouro Preto e da Rádio UFOP 106.3 FM.
Vidas Negras
O jornalista Tiago Rogero analisa e entrelaça a trajetória e a obra de personalidades negras da história e da atualidade.
Voz Indígena
O Voz Indígena é resultado de um projeto extensão da UnB, produzido integralmente por estudantes indígenas, cujo objetivo é conversar com indígenas, mostrar seus trabalhos, sejam artísticos ou sociais.
Vozes Decoloniais
No Podcast Vozes Decoloniais, as organizadoras realizam entrevistas com ativistas, artistas, e especialistas, onde analisam "os fenômenos de aculturação derivados dos deslocamentos atuais que vem detonando tópicos urgentes a serem analisados, no Brasil e no mundo."