O Grupo de estudos Afro-pedagógicos Sankofa (GEAPS) é um coletivo autônomo de pesquisadores, estudiosos e profissionais da Educação Básica do Brasil e de Angola, que tem como propósito o estudo sistemático sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, ampliando assim, conhecimentos por meio do estudo, estabelecimento de diálogos e compartilhamentos de produções nesta área.
Curso on line, realizado em maio de 2025, pela coordenação do Grupo de Estudos Afropedagógicos Sankofa com o intuito de fazer conhecer a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, alterada em seu Artigo 26- A e 79-B pela Lei Federal 10.639/03, quanto à obrigatoriedade de incluir no currículo a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, como também preprar profissionais da educação quanto aos propósitos da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).(Portaria 470/24).
Sankolive realizada no dia 14/04/2025, com a mediação da profª. Juliana Gualberto e a presença das professoras Amanda Vitorino, Conceição Santos e Regina Silva, que refletiram sobre os desafios e avanços no ensino de Histórias e Culturas Indígenas na Educação Básica.
Sankolive realizada no dia 28/04/2025, com a mediação da profª. Juliana Gualberto e a presença das professoras Rita Potygruara, Maria da Penha Silva e do prof. Cristiano Truká, que refletiram sobre os desafios e avanços no ensino de Histórias e Culturas Indígenas na Educação Básica.
Sankolive realizada em 25/02/2025 para o Lançamento dos Livros "Contos Míticos Afrobrasileiros", de Vanda Machado e "Encontro do Menino Jesus com a tradição dos Orixás" de Erisvaldo Pereira, com a presença dos autores. Com a Mediação de Janaína Dias Felipe e Rosa Margarida de Carvalho Rocha.