INTERVENÇÕES MUSICAIS NO AUTISMO

Com o passar dos anos temos visto aumento na procura aos cursos oferecidos pela Secretaria da Cultura por Pessoas com Necessidades Especiais entre eles, muitos com TEA (transtorno do Espectro Autista). 

Procurando melhor atender este público, vemos a necessidade de formação para os técnicos e instrutores da Secretaria pois os mesmos trabalham diretamente com atendimento ao público. Dessa forma, o curso objetiva:

- Conhecer o que é o Espectro Autista (TEA): uma breve revisão 

-Compreender o processamento auditivo musical no TEA

- Compreender a utilização da música no processo de estimulação e seus benefícios ao aluno com TEA.

- Conhecer intervenções musicais aplicadas a: Comunicação e interação social, Auto organização e estabelecimento de limites; Motricidade ampla e fina

PÚBLICO-ALVO:

Destinado aos servidores técnico e instrutores de artes da Secretaria da Cultura, além de poder ser estendido aos professores de Educação Física, Educação artística e psicomotricidade.

CARGA HORÁRIA:

32horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1: Transtorno do Espectro autista (TEA). Abordará de forma inicial o que é o TEA, quais fatores genéticos que acarretam e forma de identificação tanto pelo conhecimento comum como pelo conhecimento cientifico. 

Módulo 2: Processamento auditivo musical no TEA:  Muitos casos de TEA também são diagnosticados com DPA (Distúrbio do Processamento Auditivo) que pode ser definido como um processo que envolve diversas áreas do cérebro que têm a função de perceber, organizar e de integrar estímulos auditivos exclusivos ou concorrentes que permitem a identificação e a permissão dos mesmos. Sabendo disso, é preciso organizar a Música de forma eficaz para adquirir um resultado que irá além de conseguir ou não tocar um instrumento corretamente. 

Módulo 3: Música no Processo de estimulação: Abordará conceitos básicos de identificação de quando e quanto de estimulação musical é necessária e também possível a aos alunos com TEA. 

Módulo 4: Intervenções musicais aplicadas: Comunicação e interação social, Auto organização e estabelecimento de limites; Motricidade ampla e fina.