As mudanças na reorganização da Atenção Básica e dos atendimentos nos Serviços de Saúde Mental durante a pandemia fragilizaram as ações articuladas entre estes pontos da RAPS. Desse modo, buscou-se organizar uma sensibilização das equipes e capacitação sobre a co-participação no plano de cuidados do paciente em saúde mental através do Matriciamento em Saúde Mental e utilização do novo Instrumento da SESA/PR de Estratificação de Risco em Saúde Mental, o qual foi atualizado em 2021.
Ponderando o aumento de encaminhamentos de usuários, para os Serviços de Saúde Mental, se faz necessário qualificar a efetivação do apoio matricial em saúde mental com a Atenção Básica, para o correto diagnóstico, encaminhamento e atendimento, no intuito de prevenir e tratar com eficiência as pessoas com transtorno mental aumentando o bem estar destes cidadãos.
Assim, visa capacitar os Profissionais de nível superior e nível técnico do Departamento de Atenção Básica e do Departamento de Saúde Mental, buscando a autonomia para promover e participar de intervenções entre os dois departamentos promovendo um atendimento de qualidade e efetividade no manejo ao paciente com demandas de acompanhamento em saúde mental.
Destinado para profissionais do Departamento de Atenção Básica e do Departamento de Saúde Mental que executam matriciamento e utilizam o instrumento de Estratificação de Risco em Saúde Mental.
16 horas.
Módulo 1: Matriciamento em Saúde Mental: abordará a importância e relevância do matriciamento entre a Atenção Básica e a Saúde Mental e como efetivar este trabalho.
Módulo 2: A aplicação do novo instrumento de Estratificação de Risco em Saúde Mental: abordará os sinais e sintomas dos 06 grupos da ficha de Estratificação de Risco em Saúde Mental.