OFICINÃO DE SABERES

O curso visa capacitar e treinar os servidores para melhor qualificar tecnicamente suas capacidades de montagem de espetáculos e demais necessidades da vivência artística. Assim:

- Aprofundar os conhecimentos acerca da produção de espetáculos/eventos.

-Compreender as metodologias envolvidas em cada aspecto do espetáculo/evento.

- Adquirir noções básicas práticas sobre a concepção de um espetáculo/evento.

Dessa maneira, o curos tem por objetivo possibilitar o aumento dos conhecimentos dos servidores para que isso se reflita no trabalho ofertado aos estudantes da Secretaria da Cultura bem como na otimização de recursos para a secretaria.

PÚBLICO-ALVO:

Destinado aos servidores técnico e instrutores de artes da Secretaria da Cultura, além de poder ser estendido aos profissionais da área da economia criativa residentes no município.

CARGA HORÁRIA:

42 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Palestra/Oficina da Lei Trabalhista e a Importância do Registro Profissional (DRT) 

Esta palestra/oficina visa estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre a importância da regulamentação profissional da lei trabalhista no contexto histórico brasileiro. O objetivo é fazer com que todos os participantes possam ter uma introdução histórica do período em que foi feita a regulamentação da profissão de ARTISTA e TÉCNICO. 


OFICINA DE FIGURINO/ADEREÇOS 

Oficina para aprimoramento técnico em Figurino e Adereços - Figurinista e Aderecista A oficina propõe uma vivência técnica e artística para o desenvolvimento da criação de trajes cênicos e complementos de adereços usados por atores e atrizes a partir da indicação de materiais e orientação do projeto artístico.

Conteúdo - Processos de criação e Funções do Figurino Cênico; - Formação e prática de um(a) figurinista; - Corpo, Roupa, Moda e Figurino / aspectos históricos; - Materiais e Técnicas de Adereços de cena; - Prática de Customização e Composição. 


OFICINA DE CENOGRAFIA/CENOTECNIA 

Oficina de qualificação profissional em Cenografia e Cenotécnica - Cenógrafo(a) e Cenotécnico(a) 

A oficina propõe uma vivência técnica e artística para o desenvolvimento cenográfico a partir da orientação do projeto artístico a ser desenvolvido, além da orientação para materiais e montagem, desmontagem, planejamento, detalhamento das unidades do trabalho cenotécnico.

Conteúdo - Conceitos, definições e funções da cenografia; - O Espaço Cênico e o Edifício Teatral no processo histórico; - Formação e Prática de um(a) cenógrafo(a); - Projetos cenográficos; - Design Cênico; - Gramática visual, materiais e técnicas de montagem. 


OFICINA DE MAQUIAGEM 

Oficina de qualificação em Maquiagem - Maquiador(a) 

A oficina propõe uma vivência técnica e artística para o desenvolvimento da maquiagem segundo a necessidade do artista e da obra, utilizando produtos adequados e empregando técnicas, analisando o tipo da personagem, analisando o roteiro e características a serem aplicadas. 

Conteúdo - Diferença entre maquiagem, maquiagem artística e caracterização; - Maquiagem no teatro, cinema, publicidade e suas hierarquias específicas; - Como criar e executar maquiagem para um espetáculo teatral; - Como criar croquis para maquiagem teatral; - Materiais para execução de maquiagens e suas finalidades; - Importância da limpeza, hidratação e utilização de Primer na pele; - Técnicas práticas de preparação da pele e contornos; - Técnicas para esfumar, aumentar e diminuir olhos; - Utilização e confecção de cola verniz para postiços; - Como esconder sobrancelhas para uma caracterização específica; - Prática em como cortar, colocar e colar cílios postiços; 2/3 - Execução de maquiagem artística com referências propostas; - Utilização de apliques e perucas na composição de um personagem e colas específicas no mercado para colar perucas; - Confecção de sangue cênico e utilização em cortes; - Limpeza e higienização de pincéis e materiais de maquiagem. 


OFICINA SONOPLASTIA/OPERAÇÃO DE SOM 

Oficina de qualificação profissional em Sonorização - Técnico(a) de som e Operador(a) de som 

A oficina permite o desenvolvimento técnico do(a) operador(a) de som visando o conhecimento para a operação dos controles básicos da mesa de som, execução do roteiro da trilha sonora e sonoplastia e montagem da aparelhagem de som. 

Conteúdo - O que é sonoplastia? O que é preciso para ser sonoplasta?; - Conhecimentos gerais em técnica de som; - Softwares gratuitos de edição de áudio e efeitos; - Como criar uma sonoplastia/trilha sonora; - Noções básicas de montagem e rider técnico; - Operando o som. 


OFICINA DE ILUMINAÇÃO/OPERAÇÃO DE SOM 

Oficina de qualificação profissional em Iluminação - Eletricista de espetáculo e Operador(a) de luz 

A oficina permite o desenvolvimento técnico do(a) operador(a) de luz visando o conhecimento para a operação dos controles básicos da mesa de luz, execução do roteiro de iluminação e montagem e verificação das unidades móveis e/ou fixas do equipamento elétrico. 

Conteúdo - O quê é iluminação?; - Apresentação de referências de luz; - Conhecimentos gerais em iluminação; - Introdução aos equipamentos de luz; - Confecção de mapa de luz (da ideia ao mapa); - Prática.