vértebras cervicais

Definição

Conjunto de sete vértebras, denominadas C1-C7, que compõem a região cervical da coluna vertebral.

Estruturas

Vértebras cervicais típicas consistem em:

Um corpo vertebral;

Um arco vertebral;

Sete processos (dois processos transversos, um processo espinhoso e quatro processos articulares). (1)

As vértebras cervicais típicas têm várias características distintas daquelas típicas das vértebras torácicas ou lombares. A distinção mais notável é a presença de um forame, em cada processo transverso. Esses forames transversos circundam as artérias e veias vertebrais. Isso é verdade para todas as vértebras cervicais, exceto C7, cujos forames transversos contêm apenas veias acessórias. Outra característica exclusiva das vértebras cervicais é o processo espinhoso bífido, que pode servir para aumentar a área de superfície para inserção muscular.


Existem três vértebras atípicas encontradas na região cervical:


C1, também conhecido como “atlas”, é o único entre todas as vértebras por não ter corpo vertebral e processo espinhoso. O osso relativamente circular contém duas massas bilaterais que ocupam o lugar de um corpo em sua capacidade de carga. As facetas articulares superiores dessas massas contatam os côndilos occipitais do crânio e as facetas inferiores se articulam com as facetas superiores de C2.


C2, também conhecido como "axis", é distinto por conter massas bilaterais para articular com C1, um corpo, através do qual o peso é transmitido através de C3 e abaixo, e um processo odontóide no aspecto superior do corpo, que se articula com a superfície posterior do arco anterior de C1.


C7 pode ser considerado típico ou atípico, mas tem duas características distintas. A primeira é que, ao contrário do resto das vértebras cervicais, a artéria vertebral não atravessa o forame transverso. A segunda é que contém um longo processo espinhoso, também conhecido como “vértebra proeminente”.

Dados importantes

As vértebras cervicais, como um grupo, produzem uma curva lordótica; (1,2)

São as menores da coluna vertebral;

São conhecidas por terem a maior altura do disco intervertebral, o que aumenta a amplitude de movimento.

O menor tamanho das vértebras cervicais em relação às outras regiões é um reflexo de suas menores necessidades de suporte de carga. Seu tamanho reduzido permite a maior amplitude de movimento de todos os segmentos vertebrais. Os processos transversos e espinhoso servem como pontos de fixação e alavanca para a musculatura cervical e torácica superior. Devido ao tamanho dos discos intervertebrais e à orientação das articulações facetárias, a região cervical tem a maior capacidade de flexão da coluna vertebral.

Ver também: vértebras lombares

REFERÊNCIAS

1 Waxenbaum JA, Reddy V, Williams C, et al. Anatomia, Costas, Vértebras Cervicais. [Atualizado em 10 de agosto de 2020]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; Janeiro de 2020 Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459278/
2 Vigué J (2007). Grande atlas do corpo humano: anatomia, histologia, patologias. São Paulo: Manole.