espondilólise lombar

Definição

Espondilólise lombar se refere ao deslocamento de uma vértebra sobre a outra, que é mais comumente observada nas vértebras lombares inferiores.

Dados importantes

A espondilólise lombar é frequentemente identificada durante a avaliação clínica de pacientes com dor lombar (DL), e estima-se que 25% dos indivíduos com espondilólise experimentam pelo menos um episódio de dor nas costas significativa em algum momento da vida. A hipótese seria que se a vértebra não está em seu lugar, provavelmente estará gerando tensões e compensações que gerem dor. Embora a espondilólise tenha sido bem estudada em populações selecionadas de pacientes sintomáticos, ou seja, pacientes que se apresentam a uma clínica para o tratamento de dor lombar, poucos estudos demonstraram sua importância em adultos. A espondilolistese é considerada a causa de 2% das dores lombares (quando se estuda apenas a população sintomática).

Diagnóstico

A relação entre espondilólise e dor lombar tem sido um assunto de controvérsia. A prevalência de um defeito no espaço intervertebral é de aproximadamente 5% na população geral nos EUA, mas isso varia de estudo para estudo. Um exame recente usando radiografias simples laterais sugere que a espondilólise lombar pode se desenvolver na idade adulta. No entanto, o uso de radiografias simples nesses estudos é menos sensível para detectar defeitos unilaterais ou precoces. A tomografia computadorizada (TC) é atualmente considerada a modalidade de imagem mais precisa para identificar espondilólise e frequentemente revela a presença de espondilólise não deslocada. Estudos com TC em populações específicas assintomáticas (sem dor lombar) apontam para uma prevalência baixa, em torno de 10%.

Intervenção

Inicialmente, a via cirúrgica foi amplamente utilizada para correção de anormalidades anatômicas com base na teoria que essa causaria disfunção.

A existência de pessoas assintomáticas que apresentam espondilólise sinaliza para uma ausência de associação direta seu surgimento e dor lombar. Essa análise deve ser posta quando se propõe correção cirúrgica ou realização de tratamento conservador direcionado ao quadro de espondilólise.

REFERÊNCIAS PRINCIPAIS

Sang-Bong Ko, MD, Sang-Wook Lee, MD Prevalence of Spondylolysis and Its Relationship with Low Back Pain in Selected Population. Clinics in Orthopedic Surgery 2011;3:34-38