DOR radicular lombar

Definição

A dor radicular lombar é um sintoma que sugere o envolvimento de raiz nervosa. Em alguns casos também pode-se defini-la como uma dor lancinante na perna causada por um nervo espinhal ou suas raízes.

Dados importantes

A dor radicular é uma apresentação clínica que pode acontecer por problemas específicos e inespecíficos. Quando se trata de um problema específico, a dor radicular está normalmente associada à radiculopatia devido à hérnia de disco que possa estar exercendo pressão sobre a raiz nervosa e gerando dor através do mecanismo nociceptivo/ neuropático. Já quando se trata de um problema inespecífico, a dor radicular não vem acompanhada da radiculopatia.

A dor radicular mais conhecida é a “ciática”, porém este termo está em desuso, pois ele vem sendo usado de forma inconsistente para denominar diversos tipos de dor. É importante salientar que não são somente as hérnias ou problemas específicos que causam a dor radicular, sendo o exame clínico neurológico o diagnóstico diferencial para esta identificação.

Pessoas com dor lombar e dor radicular ou radiculopatia são relatadas como sendo mais gravemente afetadas e têm resultados piores em comparação com aquelas com dor lombar apenas.

Duagnóstico

O diagnóstico de dor radicular se baseia em achados clínicos, incluindo uma história de dor dermatomal nas pernas, dor nas pernas pior do que nas costas, piora de dor nas pernas durante tosse, espirro ou esforço e teste de elevação da perna reta.

REFERÊNCIAS

Hartvigsen J, et al. What low back pain is and why we need to pay attention. Lancet. Séries. 2018.