DOR LOMBAR subaguda

Definição

A dor lombar subaguda é a dor nas costas que dura entre 7 e 12 semanas.

Dados importantes

Acredita-se que adultos em idade produtiva com dor lombar subaguda correm o risco de desenvolver dor lombar crônica (persistente). No entanto, a história natural da dor lombar subaguda não é bem conhecida, e o que faz uma dor lombar progredir de uma fase aguda para a fase persistente continua sendo uma área de pesquisa e diversos debates.

Cronificação da dor lombar

Os achados do exame físico, o tipo de lesão e os resultados das imagens não se correlacionam com a gravidade ou cronicidade dos sintomas. De acordo com o modelo biopsicossocial, fatores psicológicos desempenham um papel nesse processo, bem como variabilidade nos limiares e tolerância à dor.

Fatores de risco considerados significativos para a cronicidade da dor lombar são ter um histórico prévio de dor lombar e uma maior duração do episódio presente. Outras características que são consideradas típicas da cronificação é a multidimensionalidade da dor, envolvendo dificuldades em se movimentar, restrição de função, padrões cognitivos desfavoráveis, humor e percepção anormal, comportamento relacionado à dor além de distúrbios da interação social e dificuldades ocupacionais.

Intervenção na dor lombar subaguda

Dadas as graves consequências da dor lombar persistente, é importante buscar intervenções que evitem que o problema agudo se torne crônico.

A intervenção precoce durante a fase aguda ou subaguda pode ser mais econômica do que a reabilitação da cronicidade, além de mais fácil de realizar. Sugere-se o tratamento fisioterápico na atenção primária, como uma forma eficaz na identificação de pacientes com risco de desenvolver dor lombar persistente.

REFERÊNCIAS

Karjalainen K, Malmivaara A, van Tulder M et al. Multidisciplinary biopsychosocial rehabilitation for subacute low-back pain among working age adults. Cochrane Database of Systematic Reviews 2001, Issue 3, CD002193.