Na contabilidade, o plano de contas é uma relação de códigos e classificações usadas para o registro das entradas e saídas financeiras de uma empresa. Essa criação de categorias serve de base para estruturar os relatórios contábeis da organização.
Simplificando, quanto mais estruturado e especificado o plano de contas, sua prestação de contas ficará mais clara e fácil de entender.
Para gerenciar os planos de contas, acesse GERENCIAL > PLANO DE CONTAS.
O sistema já traz um plano de contas de exemplo. Ele é pautado no que é normalmente utilizado em condomínios e pode ser editado da forma que se encaixar melhor nas necessidades do seu condomínio ou pode ser excluído e criado do zero. Conforme imagem 1 e 2.
Você pode também adicionar nova categoria e subcategoria, conforme imagem 1 e 3 e também editar as já existentes clicando sobre elas
Importante: Faça as alterações e exclusões antes de começar os lançamentos no sistema. Para que não sejam alterados planos e categorias que já estão em uso, pois, essas exclusões influenciam diretamente na estrutura do seu balancete.
#Ficaadica: Podem ser incluídos novos planos e categorias ao longo da utilização e quando for necessário.
Os planos de contas, são selecionados quando é feito um lançamento no sistema, seja no contas a pagar ou receber.
O plano de contas deve ser selecionado de acordo com a classificação da sua despesa ou receita. Conforme exemplo ao lado, para uma receita de “Taxa de Condomínio” deve-se selecionar, o plano de contas “Taxa Condominial” e a subcategoria “Quotas Condominiais do mês”.
Conforme o que for configurado na hora dos lançamentos, será mostrado na sua prestação de contas (balancete e demais relatórios):