Juros, Multas e Descontos

Para acessar essa aba. Vá em CONFIGURAÇÕES > CONFIG. COBRANÇAS > Multas, juros e descontos

Nessa tela você poderá configurar algumas informações, que serão aplicadas em todos os lançamentos e boletos gerados em seu sistema. Como a porcentagem de juros e multa, tipos de desconto no pagamento e o formato de relatórios para o boleto.

Configurar Boletos e Remessa

Legenda da Imagem:

  1. Banco: logo do banco homologado que aparecerá no boleto;

  2. Configurar desconto p/ remessa: utilize para configurar descontos automáticos no pagamento do bolet;

  1. Valor percentual da multa pelo atraso: informe o percentual de multa que deverá ser cobrado sobre os boletos em atraso;

  2. Valor percentual de juros por mês: insira o percentual mensal de juros. Ele é cobrado, mediante o valor do título com acréscimo da multa, e proporcional ao tempo de atraso.

  3. Juros fixo: se utilizar essa opção, os juros cobrados será um valor fixo ao dia, independente do valor do boleto.

7. Texto de Instrução: aqui você poderá colocar um aviso ao pagador. Informações como multa, juros e desconto não são necessárias, pois o sistema já inclui no boleto, se assim for configurado.

8. Liberar/bloquear segunda via ao morador: deixe a chave como "Sim", caso permita que o próprio morador atualize o boleto e gere a segunda via.

  • No campo "Nº de dias após venc." você irá determinar até quantos dias após o vencimento, o condômino poderá reimprimir e atualizar o boleto.

  • O segundo campo "Novo prazo de vencimento em dias." define o limite em dias para nova data de vencimento. O usuário atualiza a data de vencimento e também já verifica quanto de multa e juros irá pagar.

  • É importante que o prazo total configurado nesses dois campos, converse com seus prazos de protesto e baixa/devolução no banco. Não deixe como zero para que o limite não fique indefinido;

#ficaadica: com as novas regras bancárias não há necessidade de geração da segunda via. O condômino poderá pagar o boleto mesmo vencido e o próprio banco irá calcular multa e juros conforme o que foi enviado em remessa.

Configurar Relatório no Boleto

No lado direito da tela, é possível fazer configurações voltadas às informações de relatórios que devem acompanhar o boleto.

Legenda da imagem:

  1. Mostrar origem dos acordos no boleto: se escolhida, essa opção vai trazer em boletos de acordo a descrição das parcelas, mostrando quais já foram pagas e quais ainda estão aguardando pagamento;

  2. Mostrar o total da inadimplência da unidade: acrescentará no boleto o valor total que o sacado tem em aberto, trazendo apenas valor original sem correção de multa e juros;

  3. Mostrar o total da inadimplência do condomínio: essa opção mostra o valor total que condomínio possui de inadimplência. Também só mostra o valor, não especifica quem esta devendo ou corrige multa e juros.

Para boletos mensais, você também pode escolher entre sete opções de modelos de relatórios para incluir nos boletos. O que for selecionado, ficará como seu modelo fixo, então sempre que visualizar um boleto ou enviar por e-mail ele irá com este relatório.

#ficaadica: os relatórios que possuem balancete, só poderão ser visualizados se o mês da prestação de contas estiver fechado. Na hora em que estiver visualizando os boletos no sistema, você pode escolher qual mês deseja enviar. Porém, se enviar diretamente por e-mail na tela de contas a receber, o sistema enviará automaticamente o mês anterior ao da competência e, se esse mês não estiver fechado, ele avisará e não enviará o boleto.

clique em "ver exemplo" para entender como ficará no boleto

Exemplo de boleto com o relatório 2: Balancete + Extrato de Contas + Composição.

Aqui você vai escolher se os relatórios d boleto vão ser visualizados na metade superior da folha junto com o boleto ou se estará em uma folha separada.

#ficaadica: utilize "folha inteira" se seu balancete for muito extenso.

Você também consegue configurar os tamanhos das fontes do relatório no boleto para ajustar no tamanho de folha desejado.

E não se esqueça! As alterações feita nessa aba devem ser salvas ao final da página.