A experiência no jogo é muito importante, somente assim você aprende a jogar direito, não é possível aprender da noite para o dia.
Fazem 5 anos que jogo Yu-Gi-Oh!. Nos primeiros torneios que joguei, ficava sempre em ultimo... Penúltimo... Sempre ali atrás. Então comecei a gostar mesmo do jogo: ia treinar todo dia, não faltava em um torneio, jogava com todos os tipos de decks possíveis. Logo, depois de 1 ano, consegui minha vaga pro nacional de 2005. Infelizmente não foi possível ir por forças maiores. Em 2006, consegui a vaga novamente, e fui para o nacional. Acabei ficando em 56º - mas tudo bem! - continuei em frente, sem desistir. Em 2007, peguei a vaga pela terceira vez, e repetindo-se a história, não foi possível comparecer. Em 2008, consegui ir ao nacional, fiquei em 32. Já em 2009, consegui ficar em 7º! Foi quase... Se não fosse um pouco de azar no top... Mas é ai que eu quero chegar: experiência de jogo é uma coisa, experiência de torneios e de montar decks são outras, mas uma complementa a outra, e, claro, um pouco de sorte sempre ajuda.
Vou falar agora sobre os tipos de Experiência.
Experiência de Jogo:
Ela ajuda você a não fazer "burradas", e sim a fazer a coisa certa.
É àquela que você adquire jogando, olhando, entendendo as regras. Só depois de batalhar muito você consegue obtê-la. É sempre útil saber o bom momento pra ativar suas cartas, e aprender a usar as regras a seu favor.
Experiência em Montar Decks:
Esta já é diferente. É àquela que ajuda você a montar seu deck bem, e fazê-lo o mais competitivo possível. Você a obtém depois da experiência de jogo, quando você entende como o jogo funciona perfeitamente. É necessário ser esperto e ter criatividade para tornar o seu baralho o melhor possível. Uma dica: sempre tente fazer o deck depender o mínimo possível da sorte, pois a sorte pode vir e ir embora. A experiência nunca vai. Outra coisa que ajuda bastante a entender o deck, passar muito tempo jogando com ele.
Experiência de Torneios:
É àquela que te faz saber o que fazer com o deck, para competir e aumentar as chances de vitória sobre a maioria dos decks que aparecem nos torneios. Como o próprio nome diz, você consegue essa experiência participando de torneios. Com ela você consegue entender melhor as regras de torneios, as probabilidades de pegar certo tipo de deck e a estar sempre com um side sempre bem preparado (não se esquecendo de montar o side sempre dependendo do minímo de sorte possível também). Entender como tocar no psicológico do oponente é outra coisa que ajuda muito.
Jogando os torneios acaba-se conhecendo novos tipos de decks, como enfrentá-los e por conseqüência aprende-se a se preparar contra eles. Afinal, jogar contra um deck Gladiators ou de Blackwings exige uma estratégia diferente da habitual. Você também acaba conhecendo regras estranhas de algumas cartas especificas, que é outra coisa que todo bom jogador precisa saber, é necessário apenas ter paciência para decorá-las e entende-las.
Com esses três tipos de Experiências juntos, é possível tornar-se um ótimo jogador. A conclusão disso tudo é: se os dois jogadores sabem as regras, sabem jogar bem, sabem quase tudo, o que muda é a experiência de cada um, quem souber montar o baralho melhor, quem souber mexer melhor no psicológico, quem soube montar o melhor side deck etc.
Algumas dicas:
1- Você não precisa copiar os decks dos caras que jogam os torneios fora do país sempre. Se eles conseguem montar um bom deck, por que você, com um pouco de treino, não pode conseguir também?
2- Nunca seja muito apressado, calcule bem a situação, veja bem o que seu oponente pode fazer, e assim garantir sua vitória. Mas também não fique com muito medo, pois às vezes o oponente pode não ter/fazer o que você está pensando.
3- Novamente: monte seu baralho dependendo o mínimo possível da sorte. A sorte é importante, sim, mas eu diria que só quando os dois jogadores estão 100% igualados no nível de experiência.
4- Procure participar o máximo de torneios possíveis, pois assim você joga, vê baralhos diferentes, perde... E é bom perder, pois assim você aprende para não errar de novo. Jogando torneios, você consegue adquirir experiência mais rápido.
5- Tenha paciência, nem tudo é da noite pro dia.
Samir Boabaid
Quer trocar idéias sobre esse artigo? Dúvidas? Sugestões? Visite nosso forum parceiro: Shadow Realms