Começamos a nossa semana de discussão da Banlist, olhando para trásm pra ver quão eficiente foi a Banlist passada.
Recapturando
Primeiramente uma rápida recapitulação do meta no formato passado (ou retrasado se você estiver lendo isso uma semana depois da publicação) .
O deck top era o deck de Tele-DAD. Que se aproveitava dos suportes de warrior e d-hero pra jogar rapidamente o Malicious no cemitério, e do Emergency Teleport pra fazer synchros LV 8, apenas com Special Summons, invocando facilmente 2 synchros e 1 monstro de efeito por turno. E claro facilmente juntando os 3 darks pro DAD. Ganhando o jogo em um turno, ou em 2 mesmo, já que era difícil tirar tantos bixos do campo de uma vez, especialmente com um Stardust por lá.
Logo atrás tínhamos o deck de GB. Na época movido a Elemental Hero Prisma (mas ainda portando a mesma mecânica que temos hoje em dia: confira aqui). E o de Lightsworm exatamente igual ao de agora (confira aqui).
E em um longínquo quarto lugar o deck de Zombie. Porém um detalhe extremamente importante aqui é: no Japão o deck top indiscutível era o de Zombies. Principalmente pela facilidade de invocar o Braionac, synchro exclusivo japonês capaz de e livrar facilmente dos synchros lv 8. Sem mencionar a ausência de Charge of Light Brigade no Oriente.
Enfim, vejamos como a Konami tentou deixar o jogo mais equilibrado.
Mudanças que não mudaram em nada o jogo:
RestritosChaos SorcererSemi-Restritos Raiza the Storm MonarchGreen Baboon, Defender of the Forest Ultimate Offering Mind Crush Sairam da ListaManticore of Darkness Twin-Headed Behemoth Phantom of Chaos Nobleman of Crossout Meio inútil argumentar aqui não é? A maioria dessas caiu de restrição na lista seguinte e aposto que as que ainda não estão fora da lista vão estar em breve. E dificilmente vão afetar o jogo. FAIL,por não estarem todas fora da lista.
Cartas que afetaram Minimamente o jogo:
Restritos Goyo Guardian
Semi-Restritos
Gold Sarcophagus
Sairam da Lista
Book of Moon
Também não a muito que discutir aqui. Mudar em apenas um a quantidade de uma carta no deck não faz uma diferença enorme. Ainda mais quando essas cartas não podem ser buscadas.
Por um synchro a um não torna mais difícil fazê-lo.
Book of Moon a 3 permitiu melhor a resposta contra os synchros. Mas claramente não foi o suficiente pra dete-los.
Gold Sarcophagus deu um bônus a Lightsworn. Nada pra nivelar o jogo como deixar um deck bom melhor ainda não é? E o engraçado? Mesmo assim, as cartas que sairam depois aumentaram o nível do jogo e o Lightsworn não foi o melhor deck do formato. FAIL
Cartas que afetaram o jogo:
Zombies: Restritos Plaguespreader Zombie
Mezuki
Card of Safe Return
Semi-Restritos
Goblin Zombie
Difícil não notar: o deck foi completamente mutilado e se tornou inutilizável no formato seguinte! Talvez um simples banimento do Card of Safe Return tivesse ocupado menos espaço e fosse mais equilibrado não? TOTAL FAIL!!!
Gladiator Beast:
Restritos
Gladiator Beast Bestiari
Bom essa única restrição impede um abuso total da carta e torna o deck vuneravel a Bottomless Trap Hole. Já que o Bestiari removido também significa Gyzaros fora do jogo. Infelizmente o que parecia uma boa alteração se tornou inutil assim que saiu uma nova carta: o Gladiator Beast Samnite. Que permitiu que o deck tivesse um novo combo com a mesma finalidade. Sai Prisma/Bestiari/Test Tiger entra Rescue Cat/Samnite/Test Tiger. FAIL!
Tele-DAD:
Restritos
Dark Armed Dragon
Emergency Telepot
Reinforcements of the Army
Semi – Restritos Destiny Draw Allure of Darkness Destiny Hero - Malicious Esse é o caso mais difícil de analisar. Porque aqui não temos um deck intencionalmente criado pela Konami. E sim um conjunto de engines de 3 decks diferentes que funcionam perfeitamente juntas (Destiny Hero, Dark e Psychics). Acho que se eles quisessem, não teriam pensado em algo tão bom. O deck em si foi bem enfraquecido, principalmente pelo Malicious. Mas mesmo assim alguns jogadores ainda conseguiram certo sucesso usando o que restou da formula. Outros desenvolveram novos decks usando partes dela: Dark Skill Drain e Black Salvo Synchro. Caso a caso a temos: Destiny Draw e Allure of Darkness – Não mudou nada, ao invez de usar 3, usaram 2 e os decks ficaram minimamente mais devagar. A própria Konami reconheceu isso e tirando a Destiny Draw da lista 6 meses depois. FAIL Dark Armed Dragon – A probabilidade de peder um jogo unica e exclusivamente por causa dessa carta foi reduzida, mas ela ainda esta ai. E ainda é desagradável e ridiculamente apelativa. FAIL
Emergency Telepot – Estranho, se eles acharam que fazer special summon de um tuner era um problema, porque fizeram mais tuners que podem ser Special (ou coisas do gênero). Temos: Blizzard, Gale, Airbellum e Black Salvo? (olha citei todos os synchros do formato seguinte! Que conhecidência não?) FAIL!
Destiny Hero – Malicious – Bom pelo menos aqui eles acertaram!
Reinforcements of the Army – Ficou mais dificil pegar o Stratos. A mecânica ficou mais devagar. Foi bom, mas não seria melhor banir o Stratos e dar um suporte pro deck Warrior?
Concluindo:
-Lightsworn ficou mais forte.
-Gladiator foi enfraquecido pela lista. E fortificado pela coleção.
-Zombie morreu (trocadilho infame)
-Tele-Dad teve sua mecanica espalhada por diversos deck suportados por cartas novas.
-Ainda tivemos um tipo novo surgindo, com suportes altamente apelativos: os Blackwings.
-E outra combinação de mecânicas surgiu: Gravekeeper + Earth + Dark = Synchro Cat.
Podemos dizer que os decks do formato estavam ligeiramente a baixo do Tele-DAD. E acima de todos os outros do formato anterior! Ou seja? o jogo foi nivelado por cima (com as cartas recém lançadas) e não pela banlist dando chance a outros temas.
Cada vez parece mais que o objetivo da lista é reduzir a força dos decks existente forçando os jogadores a montar um deck com as cartas novas, que por conhecidencia são mais apelativas que as que sobreviveram a banlist.
By Benetti